O SBT News nem estreou oficialmente, mas já enfrenta sua primeira campanha de cancelamento iniciada a partir do evento de inauguração do canal jornalístico. Na última sexta-feira (12/12), a família Abravanel e diretores da emissora receberam políticos, empresários e publicitários para o lançamento do novo investimento do grupo. Entre as autoridades, o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes, os dois alinhados com os eleitores de direita. Também o ministro Alexandre de Moraes, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente Lula, os dois do atual governo eleito pela esquerda. Foi justamente esta combinação de representantes da política que incendiou as redes sociais nos últimos dias.
Basta entrar no X ou Instagram para assistir a muitos condenando a recepção da família Abravanel ao presidente da República e ao ministro do STF. Entretanto, é comum a presença das autoridades federais, estaduais e municipais no lançamento de emissoras de TV. Seja no sistema aberto ou por distribuição através de assinatura. Em novembro de 2024, ocorreu a festa de inauguração da Times Brasil, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, do governador Tarcísio de Freitas, do prefeito Ricardo Nunes e do presidente do STF, Luiz Roberto Barroso. Além disso, o evento recebeu outros seis ministros e a embaixadora dos Estados Unidos. Outro exemplo vem de setembro de 2007, quando entrou no ar a Record News com o presidente Lula em lugar de destaque, inclusive com um discurso a favor da liberdade de imprensa.
Recepção X independência
O que mais se ouviu nesse fim de semana é que Dona Íris e suas filhas receberam os políticos com fortes abraços como retribuição à concessão da TV. Mas, não foi bem isso o que aconteceu. A mulher de Silvio Santos conversou com Lula por alguns minutos e agradeceu por toda a ajuda dada pelo governo durante a crise do Banco Panamericano, que quase acabou com tudo o que foi construído pelo empresário. Além disso, por ser um canal por assinatura, o SBT News não precisa necessariamente de uma concessão, como acontece na TV aberta. Assim como a Jovem Pan e Times Brasil, independe de um espaço do dial. A Jovem Pan tem uma concessão para as emissoras de rádio, não para a TV fechada. E, segundo fontes no SBT, todas as concessões do grupo estão renovadas e não expiram nos próximos anos. Mesmo levando em consideração uma possível reeleição do presidente.
Talvez já imaginando toda a repercussão e esse possível movimento de cancelamento, o comando do SBT News fez questão de deixar claro que o canal não terá viés político, seja para a esquerda ou direita. Fábio Farias, marido de Patrícia Abravanel e ex-ministro de Bolsonaro, comandou a implementação do novo canal. E, por sua atuação política, naturalmente recebeu todas as autoridades. Um ex executivo do SBT lembrou a Coluna do Vannucci que a família Abravanel simplesmente seguiu uma orientação que Silvio Santos sempre fazia a seus diretores. “Recebam todos de braços abertos”, dizia ele. O maior apresentador de todos os tempos sempre fez isso no vídeo e, principalmente, nos bastidores. Mais do que educação, era uma forma de deixar a pessoa à vontade em sua televisão. Além disso, afirmava que seu patrão era o Presidente da República, independente de que lado do espectro político ele estava.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
