InícioColunasColuna do VannucciSBT News enfrenta sua primeira campanha indevida de cancelamento

SBT News enfrenta sua primeira campanha indevida de cancelamento

Influencer ligados à direita reclamam de tratamento dado a políticos durante festa de lançamento

O SBT News nem estreou oficialmente, mas já enfrenta sua primeira campanha de cancelamento iniciada a partir do evento de inauguração do canal jornalístico. Na última sexta-feira (12/12), a família Abravanel e diretores da emissora receberam políticos, empresários e publicitários para o lançamento do novo investimento do grupo. Entre as autoridades, o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes, os dois alinhados com os eleitores de direita. Também o ministro Alexandre de Moraes, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente Lula, os dois do atual governo eleito pela esquerda. Foi justamente esta combinação de representantes da política que incendiou as redes sociais nos últimos dias.

Basta entrar no X ou Instagram para assistir a muitos condenando a recepção da família Abravanel ao presidente da República e ao ministro do STF. Entretanto, é comum a presença das autoridades federais, estaduais e municipais no lançamento de emissoras de TV. Seja no sistema aberto ou por distribuição através de assinatura. Em novembro de 2024, ocorreu a festa de inauguração da Times Brasil, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, do governador Tarcísio de Freitas, do prefeito Ricardo Nunes e do presidente do STF, Luiz Roberto Barroso. Além disso, o evento recebeu outros seis ministros e a embaixadora dos Estados Unidos. Outro exemplo vem de setembro de 2007, quando entrou no ar a Record News com o presidente Lula em lugar de destaque, inclusive com um discurso a favor da liberdade de imprensa.

Recepção X independência

O que mais se ouviu nesse fim de semana é que Dona Íris e suas filhas receberam os políticos com fortes abraços como retribuição à concessão da TV. Mas, não foi bem isso o que aconteceu. A mulher de Silvio Santos conversou com Lula por alguns minutos e agradeceu por toda a ajuda dada pelo governo durante a crise do Banco Panamericano, que quase acabou com tudo o que foi construído pelo empresário. Além disso, por ser um canal por assinatura, o SBT News não precisa necessariamente de uma concessão, como acontece na TV aberta. Assim como a Jovem Pan e Times Brasil, independe de um espaço do dial. A Jovem Pan tem uma concessão para as emissoras de rádio, não para a TV fechada. E, segundo fontes no SBT, todas as concessões do grupo estão renovadas e não expiram nos próximos anos. Mesmo levando em consideração uma possível reeleição do presidente.

Talvez já imaginando toda a repercussão e esse possível movimento de cancelamento, o comando do SBT News fez questão de deixar claro que o canal não terá viés político, seja para a esquerda ou direita. Fábio Farias, marido de Patrícia Abravanel e ex-ministro de Bolsonaro, comandou a implementação do novo canal. E, por sua atuação política, naturalmente recebeu todas as autoridades. Um ex executivo do SBT lembrou a Coluna do Vannucci que a família Abravanel simplesmente seguiu uma orientação que Silvio Santos sempre fazia a seus diretores. “Recebam todos de braços abertos”, dizia ele. O maior apresentador de todos os tempos sempre fez isso no vídeo e, principalmente, nos bastidores. Mais do que educação, era uma forma de deixar a pessoa à vontade em sua televisão. Além disso, afirmava que seu patrão era o Presidente da República, independente de que lado do espectro político ele estava.

Últimas

SBT quer mudar velhas práticas

Alto comando da emissora já deixou bem claro que não trabalhará sob pressão na mídia

Êta Mundo Melhor continua arrastada

Novela entra em sua reta final com muitas reclamações sobre enrolação na história

Andréia Horta ganhará mais espaço em Três Graças

Atriz surpreendeu a todos com a vidara de Zenilda e promete entregar muito mais na nova fase da personagem

Veja também

TV tem quarta-feira do desespero!

A quarta-feira foi de desespero na televisão, principalmente na...

Mariangela Zan recebe grandes intérpretes da música no Aparecida Sertaneja

Na segunda-feira (1), às 19h30, Mariangela Zan comanda mais...

Ordem na Record: não perder Evaristo Costa no Casa do Patrão

Executivos da Record e da produtora de Boninho levarão ao apresentador nova proposta com garantias comerciais

Gilmelândia leva seu projeto de forró para o Aqui Tem Nordeste

Nesta terça-feira (15), às 19h30, Frank Aguiar recebe no...

Louco por Novelas vai eleger o melhor dos folhetins

Novo programa do Globoplay terá como base votação com fãs de novelas

Aparecida Debate recebe o fundador do Quilombolas do Tamandaré

O Aparecida Debate, que será exibido nesta terça-feira (21),...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.