Será que jogaram a toalha para o Chega Mais?

Programa de Michelle Barros, Regina Volpato e Paulo Mathias registrou nessa semana as audiências mais baixas

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
6 Min Read
Regina Volpato, Michele Barros e Paulo Mathias no cenário do Chega Mais

O Chega Mais vive um dos momentos mais difíceis desde a sua estreia e não apenas com a audiência, que nesta semana, regressou para a abaixo de dois pontos. As médias da terça e da quarta preocuparam muitas pessoas no SBT e várias explicações surgiram, entre elas o efeito cascata da mudança nas madrugadas. Mas, será que o péssimo desempenho do Notícias Impressionantes pode aparecer como o único culpado para isso? Não!

- Continua após a publicidade -

A queda repentina da audiência do Chega Mais é a consequência de muitas decisões e apostas equivocadas do SBT. Tudo começa na concepção do programa, desenhado para um público que não está à frente da televisão. Antes mesmo de seu lançamento, sinais bem claros que os olhares estavam para o artístico e não para o conteúdo. Aliás, esse é o grande problema do SBT. Não havia um comando do conteúdo porque o artístico sobrepunha a tudo. Mas, como uma revista eletrônica pode ser desenvolvida no entretenimento que cria programas de auditório?

Agora, o SBT parece corrigir o erro ao criar uma diretoria de conteúdo no guarda-chuva de Leon Abravanel, com o mesmo peso da programação e artístico. O resultado só virá com a real mudança de olhar e compreensão de que uma TV não se faz só de programas de auditório e artistas. Mas, essa é uma conversa para depois, afinal as duas últimas manhãs assustaram a muitos.

- Continua após a publicidade -

Piores resultados desde a estreia

O Chega Mais até que começou bem a semana, pelo menos dentro do que ultimamente tem registrado, um pouco abaixo do crescimento que ocorreu entre agosto e setembro. Na segunda-feira (18/11), o programa fechou com 2,3 de média, o equivalente a 9,0%. Na sequência, o Chega Mais Notícias registrou 2,4 de média com a estreia de Márcia Dantas.

Mas, na terça-feira (19/11) o tombo assustou a equipe e muitos executivos do SBT. O Chega Mais despencou para 1,4 de média, com 6% de share. Uma queda de 35% na audiência e na participação do público. A explicação pode estar na quantidade menor de televisores ligados, mas, neste caso, o share permaneceria igual ao da manhã anterior. Ou seja, de um dia para o outro o telespectador mudou de canal. Na quarta-feira (19/11), a revista eletrônica comandada por Michelle Barros, Regina Volpato e Paulo Mathias permaneceu em voo baixo. O Chega Mais fechou com 1,5 de média e 5% de share.

- Continua após a publicidade -

Lá no SBT, muitos culpam as mudanças na madrugada para a queda de audiência do Chega Mais. O Notícias Impressionantes, que permanece nas reprises, não passou de 1,3 pontos, praticamente o mesmo da Sessão Madrugada. O SBT News na TV não ficava muito longe, uma vez que oscilava em 1,6 pontos. Logo, não dá para culpar a mudança na madrugada pelo tombo do Chega Mais.

Será que jogaram a toalha?

Uma importante fonte do Canal do Vannucci no SBT acredita que a emissora está passando a imagem errada para o público. Em seu raciocínio, o Chega Mais entrou num processo de desgaste público desde o vazamento da notícia da saída de Regina Volpato. Em nenhum momento o comando do SBT deu sinais claros ao telespectador que confia no matinal e que permanecerá com ele na grade. E o pior: deixa circular tranquilamente a versão de que Boninho assumirá o horário através da sua produtora com o Vem Pra Cá sob comando de Ana Furtado e Carlos Tramontina.

- Continua após a publicidade -

Se é verdade ou não essa informação que circula e a cada hora ganha um ponto a mais, para o telespectador fica a impressão de que Michelle Barros e Paulo Mathias entraram em contagem regressiva para o fim do Chega Mais. Para pior esse cenário, o programa voltou a ficar arrastado, ampliando ainda mais essa sensação em quem assiste de casa.

Essa mesma fonte do Canal do Vannucci diz que até o momento Daniela Beyruti e Fernando Justus Fischer não conseguiram reunir ao redor pessoas que possam resolver muitos dos problemas que surgiram. Na última segunda-feira, Flávio Ricco publicou em sua coluna no Portal Leo Dias a nova contratação do SBT. Rinaldo Helder Faria é o novo conselheiro do SBT. Dono da marca Patati Patata, comandou programas de entretenimento na Rede Vida e TV Gazeta. Entretanto, atualmente, coordena a Rede Mais Família, onde é dono e apresentador do diário Entre Nós.

- Continua após a publicidade -

O SBT tem muitas questões a resolver com sua nova estrutura. E, em relação ao Chega Mais, nenhum programa ou profissional merecem agonizar desta forma. E de nada adiantará lançar o Vem Pra Cá se os mesmos vícios continuarem.

LEIA MAIS

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta