Série sobre Chitãozinho e Xororó impressiona pelos detalhes

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
4 Min Read
Nova série do Globoplay sobre Chitãozinho e Xororó
Pedro Tirolli e Pedro Lucas como Chitãozinho e Xororó

O Globoplay estreia nesta sexta-feira, 18 de agosto, a série As Aventuras de José & Durval, que conta a história da dupla Chitãozinho e Xororó, uma das maiores referências da música sertaneja. A produção faz parte das comemorações dos 50 anos de carreira da dupla e traz detalhes da vida dos irmãos desde a infância até o reconhecimento profissional, com sucesso em todo o país. Felipe e Rodrigo Simas interpretam os músicos na fase adulta. Na infância, os artistas serão vividos pelos atores mirins Pedro Tirolli e Pedro Lucas. Na estreia serão disponibilizados três episódios. Depois, será um por semana, sempre às sextas.

- Continua após a publicidade -

Os próprios Chitãozinho e Xororó afirmaram que, ao acompanhar as gravações e edição do material, se emocionaram com a própria história, que começa numa humilde infância, passa pela influência do rádio, por apresentações em quermesses e por muita batalha até o sucesso chegar e a música da dupla entrar na programação das principais rádios do Brasil, inclusive as emissoras em FM que possuíam certo preconceito com a música sertaneja. Aliás, os grandes clássicos de Chitãozinho e Xororó ajudam a criar a narrativa dessa série. Portanto, prepare-se para cantar e ter a certeza de que a dupla faz parte do nosso dia-a-dia. “Uma música específica daquele ano, daquele momento, daquela fase da vida deles. O lema era costurar as canções no enredo sem que elas interrompessem a narrativa como um intervalo musical, mas levassem sempre a história para frente”, explica o diretor Hugo Prata. “Lutamos para ser leal à história, aos valores e às qualidades deles. Foi o que nos esforçamos para entregar ao Brasil com o maior respeito e admiração que temos pelo trabalho de Chitãozinho & Xororó”, completa.

Quem acompanhou de perto todo o trabalho para As Aventuras de José & Durval garante que os detalhes da produção chamam muita atenção, como a reconstituição de época através dos cenários, figurinos e as locações em Amparo, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, São Bento do Sapucaí e Campinas. As fases, divididas entre infância e vida adulta da dupla, também proporcionam um clima saudosista. Para diferenciá-las visualmente, o diretor de fotografia Rodrigo Carvalho e o diretor de arte Frederico Pinto estabeleceram que o período deles como crianças seria apresentado em um tom mais terroso. A passagem de tempo também pode ser observada no vestuário e, para a figurinista Verônica Julian, esse foi o maior desafio da produção. “A série começa em 1968 e vai até 1990. Tivemos o cuidado de reproduzir o figurino pelo olhar do mundo que eles viviam, que era um mundo do interior”. Para além das roupas, os cabelos também são cruciais para definir uma época, principalmente falando de dois artistas que também são icônicos pela cabeleira bem característica. Fotos de referência de Chitãozinho & Xororó foram inspiração para a maquiadora Mary Paiva reproduzir estilos de corte de forma verossímil e que combinassem com os atores Rodrigo e Felipe Simas.

- Continua após a publicidade -

Será importante observar todos os detalhes só para reforçar que as produções brasileiras em séries não deixam nada a desejar aos trabalhos dos Estados e Europa. Aliás, em muitos produtos somos bem superiores ao que chega por aqui nas plataformas digitais.

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta