Já foi a época em que somente as tardes do domingo mostravam a força do streaming em audiência diante da TV aberta. Os números desse final de semana revelam uma nova realidade. Digital na liderança da audiência na Grande São Paulo nas médias tarde e noite aponta que o telespectador mudou completamente seu comportamento de conteúdo nesse dia semana. E mais: os dados consolidados do Kantar Ibope mostram que o CSR rouba público, principalmente, da TV Globo.
Neste domingo (24/11), na média/tarde (12h às 18h), o streaming fechou com 12,1 de média, o que corresponde a 26,3% do público. A TV Globo ficou bem próxima, com 12 pontos e 26,1% de share. Nessa faixa, em terceiro lugar aparece o SBT com 6,1 pontos, o equivalente a 13,2% dos telespectadores. Logo depois, tem a Record com 4,1 de média (8,9%), PayTV com 3,5 pontos (7,6%), Band com 1,0 de média (2,3% de share) e a RedeTV com 0,1 ponto.
Mas, o streaming também superou a TV Globo na média/noite (18h às 24h). No horário considerado nobre, o digital conquistou 13,4 pontos (25% de share) e a Globo 13,1 pontos (24,4%). Logo depois, aparece o SBT com 7,2 de média (13,4%), Record 6,3 pontos (11,7%), PayTV com 4,4 (8,2%), Band com 1,7 pontos (3,3%) e RedeTV com 0,6 pontos (1,1%).
Fuga do público
Os dados do Kantar Ibope obtidos juntos a fontes do mercado apontam que o streaming conquista o público, principalmente, da TV Globo. Essa fuga pode ser constatada através da audiência do Domingão com Huck, que permanece bem abaixo do que Faustão costumava registrar. Mas, esse problema não deve ser creditado a Luciano Huck. A cada semana aumenta a quantidade de pessoas que buscam nas plataformas digitais o conteúdo para os domingos. Por isso, a aposta na Globo em mais formatos com cara de TV aberta, homenagens e histórias.
Os mesmos números revelam que o SBT é o que menos perde público para o streaming por oferecer treze horas de programas de auditório. Esse é um formato de TV aberta e, portanto, quem gosta não o encontrará nos serviços de streaming. Da mesma forma, a Record consegue reter seu telespectador com entretenimento à tarde e jornalismo à noite.
Não é de hoje que os diretores da Globo olham atentamente para os números do domingo e buscam alternativas para frear essa fuga. A solução passa por produzir e exibir programas de TV aberta para quem gosta de TV aberta.
LEIA MAIS
- Record X SBT: diferença entre as duas aumenta a cada dia
- Os motivos para o sucesso de Garota do Momento