As declarações de Tais Araújo sobre a queda de Raquel em Vale Tudo contribuíram para ampliar uma grande discussão nas redes sociais. Boa parte do público não gostou da mudança realizada Manuela Dias no destino da protagonista. A atriz disse em entrevista à revista Quem que estava “triste e frustrada” com a volta de sua personagem para o comércio na praia. Segundo ela, o que mais chamou atenção ao ler a sinopse foi a trajetória de uma mulher preta “que vai ter uma ascensão social a partir do trabalho. Ascender e permanecer”. Para Tais, uma narrativa muito nova do que se vê de uma mulher preta na teledramaturgia. Diante desta explicação fica fácil entender esse sentimento de frustração.
O que mais chama atenção nessa entrevista não é o tom de questionamento das opções de Manuela Dias, mas a surpresa de Tais Araújo com essa virada. “Quando li, pensei: ai meu Deus, não vai ter? Não, não vai ter. Tenho que lidar com a realidade que me cabe”. Ou seja, uma virada na história de Raquel pensada pela autora para instigar o telespectador. Manuela Dias usou a regra básica da “jornada do herói”, uma linha de altos e baixos que determina a narrativa de filmes e séries. Antes do final vitorioso, mas já com muitas conquistas e em lugar de destaque, a queda para surpreender novamente o telespectador.
Manuela Dias já não segue mais fielmente o original de Vale Tudo. Portanto, público e elenco podem esperar outros desfechos para muitos personagens. Entretanto, será loucura da autora não dar um final de vitória para a Raquel, uma mulher preta, batalhadora, ética e empática e que representa muitas mulheres. E mais do que isso: serve de exemplo para todos os telespectadores por mostrar que é possível vencer com trabalho e dignidade.
Reta final com surpresas
O elenco ainda não recebeu os dois blocos de capítulos de Vale Tudo. Nesses 12 episódios estão o destino de todos, a revelação de identidade do assassino e o final feliz de Raquel. Nessa reta final, muitos roteiros chegaram com cenas em branco para evitar que desfechos e sequências importantes vazem. E a direção já avisou que o elenco será chamado na última semana para gravar as cenas secretas.
Nos bastidores dos Estúdios Globo, muitos lembram que Manuela Dias gosta de surpreender o público com finais pouco previsíveis. Vamos torcer para Taís Araújo não terminar essa novela frustrada.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Vannucci, o que a Globo colocará na grade para bater de frente com a Fazenda 17?
Vannucci, A Globo dará uma pausa em remakes, mas caso Quatro por quatro ganhasse uma nova versão quem você acha que seriam os protagonistas? Eu apostaria em Monique Alfradique como Babalu e Pedro Novaes para Raí. E você?