Telespectador é bem diferente aos domingos

Audiência da tarde aos domingos é maior do que na semana; número de ligados surpreende

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
4 Min Read
Luciano Huck à frente do logotipo do Domingão, da TV Globo
Domingão é um dos programas que atraem telespectadores para a GloboMarcos Rosa/Globo

O comportamento do telespectador aos domingos é bem diferente do registrado durante a semana. No período da manhã, o índice de televisores ligados é de 25,1%. Durante a semana, fica um pouco abaixo disso. É à tarde que há um crescimento interessante. Aos domingos, entre 12h e 18h, o índice de televisores ligados fica em torno de 45%. Durante a semana, oscila na faixa dos 38%. Mas, à noite, o brasileiro assiste mais televisão durante a semana. De segunda à sexta, o índice de ligados chega próximo a 60%, isso quando não ultrapassa esta marca. Aos domingos, oscila entre 50% e 55%.

- Continua após a publicidade -

Primeiras horas do dia

Aos domingos, na faixa da manhã, Globo e plataformas digitais seguem à frente, mas relativamente estabilizados, sem grandes oscilações. A primeira entrada de telespectador acontece às 7h da manhã, quando a Globo está por volta dos 5,5 pontos, streaming 2,7 pontos e SBT e Canais Pagos com algo entre 1,5 e 2,1 de média. A Record e a Band seguem num patamar inferior.

Ainda na faixa da manhã, a partir das 10h30 há um avanço importante das plataformas digitais, que costumam manter a liderança até às 13h. Os serviços de streaming voltam a ultrapassar a Globo e a atrair mais público entre 14h e 16h, momento no qual a Globo registra um forte crescimento e abre sua primeira grande vantagem dos canais abertos, fechados e digital. Entre 18h e 19h, na primeira hora após o futebol, Globo e streaming ficam próximos, mas a TV aberta leva vantagem.

- Continua após a publicidade -

Comportamento do SBT

O SBT começa a crescer por volta das 11h da manhã, quando entra no ar o Domingo Legal. O primeiro pico significativo da emissora vai acontecer entre 14h e 15h, quando gruda ou até mesmo passa a Globo. Nesta faixa, o streaming ainda está na liderança. O SBT vai manter os índices num bom patamar até às 18h, quando a inicia seu segundo crescimento e alcança por um período a vice-liderança. O Programa Silvio Santos registrará seus melhores picos entre às 22h e 23h, quando ultrapassa novamente a Record.

Já a Record, que tem uma manhã de domingo discreta, cresce sua audiência por volta das 14h, mas fica atrás do SBT. As duas emissoras ficarão mais próximas no intervalo entre 17h e 18h, disputando o telespectador. No período da noite, os picos da Record serão registrados às 21h e, a partir, começa a perder público.

- Continua após a publicidade -

Os dados que a Coluna do Vannucci teve acesso apontam que a Band tem um desempenho linear durante a manhã e tarde e seu melhor resultado entre 19h e 22h, mesmo assim atrás dos Canais Pagos.

Hora de dormir

Esses números também deixam claro que é a partir das 22h que os telespectadores começam a sair definitivamente da frente da televisão, uma vez que não há trocas entre as emissoras, mas uma redução generalizada na TV aberta, fechada e streaming.

- Continua após a publicidade -
Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta