InícioDestaquesTrês Graças vai mostrar a realidade das mulheres brasileiras

Três Graças vai mostrar a realidade das mulheres brasileiras

Avó, mãe e neta engravidaram na adolescência e lutam para transformar a dura vida de mães solos e mulheres batalhadoras

A novela Três Graças promete mexer com o público através de várias tramas e personagens. Mas, o cotidiano de Lígia, Gerluce e Joélly causará uma identificação quase que imediata em boa parte das telespectadoras. As personagens de Dira Paes, Sophie Charlotte e Alana Cabral mostram uma realidade de boa parte do país: três gerações próximas de mulheres que engravidaram muito cedo.

Lígia (Dira Paes) e mãe de Gerluce (Sophie Charlotte) e avó de Joélly (Alana Cabral). As três engravidaram na adolescência e, por isso, na tela teremos uma avó jovem, uma mãe também jovem e uma adolescente que espera o filho de seu primeiro namorado. “A Lígia traz reflexões sobre a mãe pioneira, essa mulher que inicia a família. A relação com a filha foi construída quase como uma amizade, mas a Joélly já vem amparada pela avó e mãe”, explica Dira Paes. Entretanto, apesar dessa mudança geracional e de comportamento, afinal nos dias atuais a gravidez na adolescência gera menos preconceitos, elas vão mostrar o quanto é fundamental a união familiar. “É uma relação brasileira que acontece em muitas casas periféricas do país”, reforça Alana Cabral, jovem atriz que não esconde a emoção em participar de um núcleo com duas atrizes consagradas e que são referências em sua carreira.

Sororidade e suporte emocional

Em Três Graças, neta, mãe e avó estarão de dilemas muito parecidos e, apesar disso, também diferentes. Joélly descobre a gravidez precoce, assim como aconteceu com sua mãe e avó. Além disso, outra semelhança na trajetória dessas mulheres de gerações tão distintas: os relacionamentos não são tão saudáveis, como podem parecer. A garota tem sua primeira grande paixão e nem percebe alguns sinais. “O abandono paterno a faz encontrar no Raul um amor Romeu e Julieta. A falta da figura paterna faz ela ficar presa a essa relação. Ela nem enxerga que tudo aquilo é tóxico”, conta Alana Cabral.

Raul, o namorado da adolescente, é interpretado por Paulo Mendes, que já desenvolveu outros personagens complicados. Entretanto, Aguinaldo Silva, Virgílio Silva e Zé Dassilva criaram camadas mais complexas para o garoto de Três Graças. “Ele nunca é notado pela mãe e avó e, por isso, ele busca refúgio em outros lugares, como no amor e drogas”, explica o ator. Raul é um jovem rico, mas que acaba na comunidade atrás de drogas. E o pior: ficará devendo aos traficantes. E essa será uma discussão interessante por se tratar também de uma realidade em muitas famílias brasileiras. Mas, Três Graças reforçará mais uma vez que “o amor consegue libertar e colocar você em outro lugar”, entrega Paulo Mendes.

Por isso, Dira Paes fez questão de destacar durante a coletiva de imprensa de Três Graças que a novela deixará bem claro que “só é possível sobreviver num ambiente com sororidade, troca, cumplicidade e suporte emocional e psicológico”.

Identificação feminina

Lígia é o alicerce dessa família. Trabalhou desde cedo para criar a filha e, depois, ajudar com a neta. Mas, vai se ver diante de uma barreira quase intransponível. Com saúde fragilizada, terá que aceitar passar esse papel para Gerluce. “A Lígia está no limite emocional com o fato de deixar o lugar de quem estava na liderança e precisa abdicar de tudo por causa da saúde. Esse é um grande dilema de muitas mulheres brasileiras”, lembra Dira Paes.

Gerluce não economiza energia para tentar realizar o sonho da filha em cursar medicina para que ela tenha uma vida melhor do que a sua e da avó. Mas, ela descobre que a patroa Arminda e seu amante, Santiago Ferette, participam de um esquema criminoso de falsificação de medicamentos distribuídos para a população carente pela Fundação Ferette. Os remédios levam farinha na composição e, por isso, não fazem efeito. E, assim, com a ajuda de uma amiga, tentará de tudo para salvar a mãe. Ações típicas das heroínas dos folhetins, mas com a energia das mulheres da vida real.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Dona de Mim lançará primeiro microdrama da Globo

Globo lançará esse ano as duas primeiras produções da dramaturgia em vídeos curtos verticais

Os motivos dos suspeitos do fim trágico de Odete Roitman

Vários personagens possuem motivos para assassinar a vilã de Vale Tudo.

Três Graças vai botar o dedo na ferida ao falar da violência e criminalidade

Xamã será um traficante sem piedade no controle da Chacrinha

Vale Tudo abre a semana com crescimento de audiência

Confira a audiência consolidada da segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Publicações relacionadas

O SBT está correndo risco ao viver apenas do passado

O SBT insiste em viver de passado. A emissora...

Autora de Dona de Mim vai para as redes defender sua protagonista

Rosane Svartman rebateu nas redes sociais críticas à novela, principalmente por comportamento inadequado de Leona

Renascer impressiona nos detalhes da primeira fase

A novela Renascer já é realidade nos Estúdios Globo....

Ministro Flávio Dino abre série de entrevistas do Aparecida Debate

Nesta terça-feira (9), às 22h, o Aparecida Debate inicia...

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading