InícioColunasColuna do VannucciYoutube se estabelece como a segunda audiência no Brasil

Youtube se estabelece como a segunda audiência no Brasil

A disputa pela atenção do consumidor de audiovisual é cada vez mais intensa no Brasil e envolve os canais da TV aberta, fechada, streaming, Youtube e redes sociais. Vários veículos e produtores dispostos a conquistar você, seja através de programas de variedade, jornais, dramaturgia, esportes e conteúdo variado. E nessa guerra algumas curiosidades aparecem.

Eu tive acesso aos números de abril do Focal Meter, pesquisa da Kantar Ibope que identifica o consumo de vídeos a partir do roteador. É a audiência dos conectados que aponta, no mês passado, 70,6% da plateia para a TV linear e 29,4% para o digital. Se comparar com março, houve um avanço da TV aberta e paga e um recuo do digital. Uma movimentação de 0,5 ponto percentual.

Segundo este recorte, no Mercado Nacional, a TV Globo fechou o mês de abril na liderança com 28,4% do público conectado. Em segundo lugar aparece o Youtube, com 13,8% do share. A terceira colocada é a Record, com 8,8% do público. São cinco pontos percentuais que separam a emissora da Barra Funda e o Youtube. Ou seja, o digital está numa confortável posição. O ranking continua com PayTV em quarto (6,6%), seguido pelo SBT com 6%.

É somente a partir da sexta posição que aparecem os serviços de streaming. Netflix tem 3,3% de share, TikTok 3%, Globoplay 1,1% e Prime Vídeo tem 0,78% do público. A Record News fecha esse ranking com 0,3%

Escolher o que assistir faz a diferença

A segunda colocação do Youtube neste ranking deixa muito claro que, para uma parcela importante do público, o que vale é o conteúdo nichado e a possibilidade de definir o consumo. Além disso, poder escolher horário, parar e voltar nos formatos e interagir com comentários faz essa experiência ser diferenciada. Os estrategistas acreditam que a participação do Youtube deve aumentar nos próximos anos.

O resultado do Focal Meter de abril também aponta para um cenário difícil e estacionado nas plataformas de streaming. Netflix tem 3,3% de share, praticamente metade do SBT, o que aponta para uma presença importante no mercado brasileiro. Globoplay, que investe muito em conteúdo e tem o acervo das novelas da TV Globo como trunfo, tem 1,1% de share. Ou seja, praticamente metade da Netflix. Mas a plataforma que vem na sequência, Prime Vídeo ficou com 0,7% de share ou 70% da penetração do Globoplay.

Entretanto, plataformas importantes como Disney+, Max e Paramount+, todas com investimentos e produtos internacionais não pontuam o suficiente para entrarem no ranking. Isso leva a uma importante discussão sobre se ainda há espaço no mercado brasileiro. E os números apontam que talvez os streamings tenham conquistado seu platô de audiência.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Dona de Mim lançará primeiro microdrama da Globo

Globo lançará esse ano as duas primeiras produções da dramaturgia em vídeos curtos verticais

Os motivos dos suspeitos do fim trágico de Odete Roitman

Vários personagens possuem motivos para assassinar a vilã de Vale Tudo.

Três Graças vai botar o dedo na ferida ao falar da violência e criminalidade

Xamã será um traficante sem piedade no controle da Chacrinha

Vale Tudo abre a semana com crescimento de audiência

Confira a audiência consolidada da segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Publicações relacionadas

Domingo Legal cresce mesmo com sessão dupla de filmes na Globo

Passa ou Repassa continua como o quadro que impulsiona os índices do Domingo Legal e seguram o SBT em segundo lugar

Vale Tudo: Heleninha amanhece na praça em Vila Isabel

Confira o resumo dos capítulos de Vale Tudo exibidos entre 14 e 19 de julho

Convidados de Amanda Françozo compartilham histórias inspiradoras

O sofá do programa De Papo com Amanda Françozo...

Luar do Sertão apresenta o talento de Fran Nóbrega

No Luar do Sertão desta terça-feira (12), às 20h,...

Amaury Jr. é o novo contratado da TV Cultura

O apresentador Amaury Jr. é o novo contratado da...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading