InícioColunasColuna do VannucciOdete Roitman é amada pelo público. Isso é ruim?

Odete Roitman é amada pelo público. Isso é ruim?

Débora Bloch construiu uma vilã que nos esconde algo no olhar, até mesmo um pouco de amor aos filhos

Odete Roitman está entre as personagens mais amadas de Vale Tudo. Isso se não for a líder da lista. O fato é que a vilã conquistou o telespectador, principalmente por suas falas ácidas e diretas. Já ouvi de muita gente que assiste a novela que ela diz para Heleninha o que todo mundo gostaria de falar. Além disso, reconhece que, em algum momento do dia, também julgamos os outros a partir dos nossos olhares.

Boa parte do amor a Odete Roitman vem da interpretação de Débora Bloch. A atriz conseguiu fugir da construção clássica das vilãs e montou uma mulher arrogante, elegante e que olha o mundo de cima para baixo. Mas, Débora traz uma camada suave e bem interessante que humaniza essa empresária. Ela olha para Heleninha bêbada com todo o desprezo, mas, ao mesmo tempo, é possível enxergar ali um amor ou pelo menos um olhar de dor ao ver a filha numa situação daquelas. Mas, como arrogante que é, dispara as mais secas e dolorosas palavras.

Mas, convenhamos, ela tem razão quando diz que Heleninha é uma mulher de 40 anos que insiste em não ter responsabilidade. E não erra quando a acusa de ser mimada. E sei que muitas pessoas concordaram quando ela disse que Afonso não vai se transformar num presidente da empresa ao passar o dia todo na praia. Preconceitos? Frases com tom xde arrogância, mas que as pessoas aplaudiram.

Possível amar uma vilã?

Vilã que é vilã precisa mexer com os sentimentos do público. Pro bem ou pro mal. E Débora Bloch consegue colocar todos nós no meio de tudo isso, longe dos extremos do ódio ou do amor. Você não odeia completamente a Odete, mas também tem vergonha de falar que a ama. Entretanto, reconhece que ela não passa despercebida. Isso acontece muito pelo texto de Manuela Dias, mas principalmente pela belíssima interpretação de Débora Bloch.

Mas não é ruim uma vilã ser amada. Se ela entregar todas as maldades e ainda conquistar quem está em casa é sinal bem claro de que a personagem funcionou. A gente vai se envolver com ela, temer em alguns momentos, concordar em outros e torcer para ela se dar mal. Claro que todos sabemos que ela será assassinada. Mas, aposto como muitos torcem para a autora não seguir o original ou deixá-la mais tempo no ar.

Últimas

Superlive: Virginia Fonseca, erros do BBB 26 e Três Graças

A contratação de Cariúcha pela RedeTV e Coração Acelerado também estão na pauta do conteúdo do Canal do Vannucci no Youtube

Saiba porque a Globo já anuncia A Nobreza do Amor

Vannucci Responde é um conteúdo do Canal do Vannucci feito com perguntas dos internautas e inscritos

Veja também

Aparecida Debate abre discussão sobre o tráfico de pessoas

O Aparecida Debate traz mais uma discussão de grande...

Mogiano e Mogianinho homenageiam Tonico e Tinoco no Terra da Padroeira

No domingo (13), às 9h, Kleber Oliveira, Tonho Prado...

Coração Acelerado abre terceira semana em alta

Em comparação com a segunda-feira anterior, Coração Acelerado aumentou em 5% sua audiência

Clarice enfrenta família e não tomará mais remédios

SEGUNDA-FEIRA, 27 DE JANEIRO Maristela, Zélia e Juliano tentam convencer...

SBT colhe os frutos do investimento em futebol

Os excelentes resultados da final da UEFA Champions League...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.