A audiência de Vale Tudo não caiu apenas em São Paulo, praça em que na semana passada a novela ficou atrás de Dona de Mim todas as noites. Nos últimos capítulos houve também uma diminuição da média no Rio de Janeiro e no PNT. Entretanto, a capital fluminense continua com um desempenho muito melhor. Por isso, os estrategistas da Globo olham atentamente ao comportamento do telespectador para tentar identificar o que fazer para a novela não terminar como mais um fracasso da faixa das 21h30.
Os números do Kantar Ibope apontam quedas nas três medições. No dia 10 de abril, quinta-feira, o décimo capítulo de Vale Tudo fechou com 29,7 pontos no Rio de Janeiro, com 23,5 de média no PNT e com 22,7 pontos em São Paulo. No dia 15 de maio, quinta-feira, o quadragésimo capítulo fechou com 24,9 pontos no Rio, 21,5 no PNT e com 20,7 em São Paulo. Ao comparar as duas quintas-feiras, houve uma redução de 16% na audiência no Rio de Janeiro, 9% em São Paulo e 8% no PNT.
Essa queda na audiência disparou o sinal amarelo na produção de Vale Tudo e aponta para a necessidade de ajustes no remake. Além disso, levou a TV Globo a encomendar um grupo de discussão para entender a visão do telespectador sobre a novela. Vale Tudo não pode terminar como fracasso, afinal comemora os 60 anos da emissora.
De olho nas redes sociais
Além do grupo de discussão, a Globo anda muito atenta às manifestações nas redes sociais. As reclamações do público vão da qualidade da interpretação à pouca profundidade no texto, que deixa de lado questões do dia a dia do país. Além disso, alguns diálogos sobre temas pouco populares, como a compensação de carbono, se transformaram em chacota na internet. E mais: o telespectador quer Odete Roitman mais vilã, politicamente incorreta e capaz de falar barbaridades. Para muitos noveleiros, Manuela Dias suavizou demais a empresária. Mas, não para por ai. Marco Aurélio também é apontado nas redes como um vilão carismático, muito diferente da versão original.

O fato é que a TV Globo terá que trabalhar intensamente para reverter esse olhar ruim sobre Vale Tudo. Os ajustes são necessários e urgentes não somente no texto, mas na direção das personagens. A novela é muito bonita artisticamente, com uma boa fotografia e cenografia moderna. Entretanto, os noveleiros não perdoam erros de continuidade. É preciso um olhar mais atento.
Discussão necessária
A queda de audiência de Vale Tudo nos leva a algumas conclusões e questionamentos. A Globo realmente atravessa um período de crise no principal horário de sua dramaturgia, com três remakes nos últimos anos e uma novela que registrou a pior audiência de todos os tempos. O departamento precisa rever sua forma de produzir, de acompanhar os trabalhos dos autores e aprovar as sinopses. Se houve uma avaliação anterior e o sinal verde para a produção, a culpa não é somente do autor. Além disso, não há ninguém para ler os capítulos antes de enviá-los para as gravações e questionar ou sugerir ajustes para os roteiristas?
A Globo atravessa um momento de troca geracional de autores. Os grandes escritores de sucessos já não estão mais na emissora. Walcyr Carrasco é atualmente o mais experiente com contrato fixo e Aguinaldo Silva voltou, mas no regime de obra. É natural que um novo olhar surja com essa turma que agora é titular, afinal são gerações bem distintas. Mas, talvez, ainda precisem de uma boa supervisão. E, nesse sentido, a Globo tem Ricardo Linhares, alguém que conhece muito bem o mecanismo do bom folhetim.
E para encerrar, o questionamento mais polêmico. A direção de núcleo de dramaturgia precisa estar na mão de um autor, afinal novela é história. Se o texto não está legal, não há fotografia ou olhar artístico que transforme uma novela em sucesso.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
