Por que Amauri Soares terá que deixar a Direção Geral da TV Globo e se dedicar exclusivamente ao comando dos Estúdios Globo? Essa pergunta surgiu depois da repercussão de uma declaração do executivo sobre o processo de sucessão no alto escalão da empresa. Assunto tratado durante encontro de Amauri Soares com os funcionários dos Estúdios Globo, evento que ocorre periodicamente na emissora. Essa é uma oportunidade para profissionais de todos os setores terem acesso a informações sobre o que está em planejamento. Além disso, é a forma encontrada pela Globo para diminuir a distância entre as pessoas que atuam na TV. A conversa foi mediada por Serginho Groisman e transmitida via internet para quem não estava no local.
O assunto sobre a sucessão no comando da TV Globo surgiu após uma pergunta sobre quando Amauri Soares ficaria voltado 100% aos Estúdios Globo. Foi nesse instante que, de uma fora direta e aberta, ele explicou que esse processo de saída está sendo construído há alguns meses, afinal trata-se de uma política que a emissora adota. Líder deve preparar sua sucessão e não ter medo de perder espaço para outros profissionais.
Por que não pode cumular os cargos?
A atual estrutura da TV Globo é muito diferente daquela das primeiras décadas da emissora, quando gestão, criação e execução estavam concentradas num comando só. A empresa dividiu os comandos da TV Aberta (operação/exibição) e Estúdios Globo (criação/produção). De um lado tudo que é administrativo, operacional, tecnologia, distribuição, pesquisa e estratégia. Do outro, a criação, gravação e finalização de dramaturgia, entretenimento, shows, realities e desenvolvimento artístico. Necessidades, soluções e realidades totalmente diferentes. E, por isso mesmo, diretores executivos distintos.
Em 2013, Carlos Schroder assumiu a Direção Geral da TV Globo substituindo Otávio Florisbal. Nessa época, todas as áreas estavam sob sua responsabilidade. Entretanto, algum tempo depois, foi para a direção executiva de Criação e Produção de Conteúdo da Globo. Ou seja, mais do lado dos Estúdios Globo. Amauri Soares ficou do outro lado, no comando da programação. Em 2020, Ricardo Waddington assumiu o entretenimento. Mas, em 2023, com a saída e Waddington, Amauri Soares acumulou as funções. Agora, prepara-se para ficar somente com o entretenimento e deixar Leonora Bardini na direção executiva da TV Globo.
A intenção é que Amauri Soares fique com o foco total no entretenimento e, desta forma, responda a todas as necessidades que surgiram nos últimos anos. A dramaturgia perdeu parte de sua relevância e o horário das 21h30 enfrenta uma fuga de público. Além disso, Domingão e Caldeirão podem melhorar suas audiências. A sucessão na Direção Executiva da TV Globo acontece há alguns meses e não deve demorar muito para ser concluída. No final desse processo outras notícias podem aparecer.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Vannucci, pq a Globo joga o Profissão repórter para um horário tão tarde? Pq n depois da novela das 21 horas? E vc não acha que o programa Avisa lá que eu vou com o Paulo Vieira não poderia ser após o fantástico?