Três Graças voltou a dar um susto na Globo ao registrar novamente audiência inferior a Dona de Mim. Aliás, nesta quinta-feira (04/12), a novela das 19h30 registrou o maior índice da emissora, superando inclusive o Jornal Nacional. E é justamente esse pico de audiência antecipado que faz os estrategistas mergulharem em estudos para entender o comportamento do telespectador.
Segundo os dados consolidados do Kantar Ibope, nesta quinta-feira Dona de Mim marcou 23,9 de média, o equivalente a 39,8% do público do horário. Logo depois, o Jornal Nacional fechou com 23,2 pontos e 38% de share. Na sequência, Três Graças garantiu 21,7 pontos e 37,8% de share. O que intriga muitas pessoas é o fato da novela das 21h30 também registrar audiência inferior ao SPTV 2ª Edição, que fechou com 22,4 pontos e 39,4% do público.
Inversão de desempenho
O que se viu na noite desta quinta-feira foi uma situação muito diferente da desejada pela Globo. Durante décadas, a emissora conseguiu fazer de forma muito eficiente a escada de audiência, que vai crescendo no decorrer do dia até chegar ao ápice em seu principal produto: a novela das 21h30. Entretanto, há algum tempo a Globo vê essa escala se inverter a partir da novela das 19h30. É cada vez mais comum ver Dona de Mim ter mais audiência do que o Jornal Nacional e Três Graças, numa descida de degrau da novela para o JN e do telejornal para a novela.
A Globo tem intensificado os estudos para entender o comportamento do público de sua grade noturna. Por que as novelas das 21h30 começaram a perder para as tramas das 19h30? Mas, será que as histórias não despertam mais a atenção do público? O fato é que esses números só retratam uma nova realidade da televisão brasileira e despertam para a necessidade urgente da revisão de horários e padrões.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
