O crescimento da audiência do streaming em várias faixas e dias da semana tem preocupado muitos executivos da TV aberta. Se até pouco tempo o digital mostrava sua força nas tardes do sábado e domingo, agora a fuga de público acontece também no meio da semana e à tarde, horário muito complicado e de grande disputa pela atenção do telespectador. Os dados da última quarta-feira (14/01) exemplificam muito bem essa mudança de comportamento do público.
De acordo com números do Kantar Ibope obtidos pelo Canal do Vannucci, o CSR teve a maior audiência no intervalo entre 12h e 18h da quarta-feira. O grupo do digital atingiu na média/tarde 12,6 pontos, o equivalente a 30% do público na Grande São Paulo. A Globo conquistou 10,8 pontos, o que representou 25,6% dos telespectadores. Essa diferença de 1,8 pontos a favor do streaming deixa muito claro que para uma parcela importante do público a TV aberta já não é tão atraente numa das faixas mais competitivas.
Descoladas dessa disputa entre o Streaming e a Globo, Record mantem uma posição um pouco mais confortável com 5,6 pontos na média/tarde. Isso representa 13,2% do público à frente da TV entre 12h e 18h. Em outro patamar, embolados Band, SBT e TV Paga. Os dados do Kantar Ibope apontam 2,5 pontos para a Band, 2,4 para o SBT e 2,3 para a TV por assinatura.
Público atrás de novidades
Os executivos das emissoras tentam entender o que provoca essa mudança de comportamento do telespectador. O que já cansou na TV aberta no período da tarde? O que pode trazer esse público de volta para a telinha? Ninguém tem essas respostas, muito pelo contrário. Muitas dúvidas e ações que não surtem tantos resultados. Mas, basta assistir aos canais para constatar que falta opções na TV, uma vez que as apostas são muito parecidas. Record, Band e SBT investem em jornalismo popular. O SBT vai um pouco além e, nessa faixa, também exibe o Casos de Família e novelas, mas sem grandes impactos na audiência.
Logo, executivos e estrategistas das mais diferentes emissoras possuem uma conclusão comum. Diante dessa mesmice da TV aberta, o público busca no streaming variadas opções de informação e entretenimento. E encontra dramaturgia, reality, filmes, documentários e informação diversificada. Além disso, tem o poder de escolher o que assistir. Por isso, para muitos profissionais o trabalho está cada vez mais difícil, exigindo criatividade, inovação e uma sensação constante de surpresa.
