MELHORES DO ANO DO CANAL DO VANNUCCI

Ajude a escolher os melhores de 2025 na TV, Streaming e Redes Sociais.

InícioUncategorizedAmérica: uma novela que soube se transformar em sucesso

América: uma novela que soube se transformar em sucesso

A Globo estava em um excelente momento em seu horário mais nobre. Desde que Esperança, uma novela problemática e que deu muita dor de cabeça a emissora e acabou no início de 2003, a emissora vinha colecionando êxitos. Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos, elevou os números de audiência e entregou para Celebridade, de Gilberto Braga. Num horário com grandes perspectivas de manter, a trama do escritor fez até que mais sucesso que a saga das mulheres.

Gilberto Braga estava inspirado e suas protagonistas conquistaram o país inteiro. Mas, o famoso clichê “Quem matou?” foi um acerto e fez a novela bater 61 pontos em seu capítulo final. O que estava bom, ficou melhor!

Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva, estreou em meados de 2004 e logo se sagrou sucesso de público. A vilã Nazaré, de Renata Sorrah, fez um tremendo sucesso, terminou até então como a maior audiência da década. Os anos seguintes passaram e ela se manteve no topo, imbatível.

Em fevereiro de 2005, pós carnaval estreava América, de Glória Perez. Dois motes principais definiam os enredos centrais e coadjuvantes. A trama se dividia entre o universo dos rodeios e os Estados Unidos. Assim, erros identificados logo no início.

Contrastes no ar

Era nítida a divergência entre as ideias da escritora e do diretor, Jayme Monjardim. América estreava sob forte pressão para, no mínimo, segurar a audiência de sua antecessora, mas não aconteceu. No ar, uma uma novela em tons escuros e com teor dramático fora do tom. Mas, nem mesmo a paixão repentina entre Sol e Tião foi capaz de amenizar o aspecto de drama que fez o público mudar de canal. A audiência se esvaiu e era necessário fazer ajustes para reaver números considerados importantes para o horário. O início da divergência entre ambos foi ainda na escolha da protagonista. Ela queria Deborah Secco, ele Camila Morgado. Prevaleceu a ideia da escritora, que defendia que Deborah carregava atributos mais específicos de Sol. 

Mudanças que resultaram

Como de praxe, a Globo quando se depara com novelas que tiveram um início tumultuado, faz seu relançamento: algo próximo a uma estreia dentro da novela, uma novidade. América teve todo um trabalho para que esse novo lançamento revertesse a situação e mudanças foram feitas. Com uma agressiva divulgação em toda programação, era a anunciada uma grande virada na trama. Sol, agora nos EUA, trabalha em uma divertida boate, cenário propício para a autora inserir personagens mais animados e uma atmosfera mais festiva. Mas, com a entrada na América, Sol se apaixona por Ed, namorado de Miss May. Uma nova novela foi criada a partir da entrada da protagonista em solo americano.

Em 12 de abril a novela ganhava outro fôlego, agora sob comando de Marcos Scheshtman. Uma nova abertura também foi criada.

Soy Loco por Ti América

A música Órfãos do Paraíso, de Milton Nascimento e Sagrado Coração da Terra, foi trocada pela animada versão de Soy Loco por Ti América, na voz da também animada Ivete Sangalo. A abertura ganhou contornos mais coloridos e o logotipo também, embalados por imagens que norteiam os personagens. Tudo isso, logo no capítulo de marcaria a virada.

Não só a história central foi alterada. Raíssa e Lurdinha ganhavam mais destaque. A primeira pela imersão em festas regada a muito funk, hits que explodiam no país, e a segunda elo interesse no pai da amiga, dois grandes acertos de Glória que ganharam mais espaço ao longo da novela. Creuza, de Juliana Paes, dava o tom de comédia necessária. Criada para ser a antagonista de Sol no Brasil, Simone, de Gabriela Duarte, conquistava espaço na vida de Tião. 

Encontros e Desencontros nas pontes aéreas 

Forte característica da escritora, dividir suas criações em diferentes países, em América não foi diferente. A ponte aérea definia a história. Os diversos encontros e reencontros entre Sol e Tião permearam por alguns capítulos, mas o público já dava indícios do interesse maior em que ela ficasse com Ed e Tião com Simone.

Com esse interesse do público foi criada outra espinhosa atmosfera para o Sol: as maldades de May, que fez da vida da latina um verdadeiro inferno. Assim, em dado momento, a trama já se consolidava e mostrava sinais que as mudanças haviam surtido um efeito positivo. Personagens como Neuta, Junior, Creuza, Dinho, Carreirinha, Glauco, Raíssa, entre outros, caíram nas graças do público e fizeram sucesso. Entre idas e vindas de Sol e Ed e de Tião e Simone, a novela se consolidava como um sucesso. Seu último capítulo ultrapassou os 60 pontos de audiência.

Dentre muitos aspectos positivos, América é uma boa pedida e está no Globoplay pronta para ser maratonada. Mas, a trama teve estreia ontem no canal Viva para a alegria dos fãs, que não são poucos.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Funcionários não se intimidaram em comemorar saída de Rinaldi Faria

Danilo Gentili e sobrinha de Silvio Santos estão entre os que comemoraram em suas redes sociais demissão do superintendente

Programa de Amanda Françozo ensina ter cabelos mais saudáveis

No sábado (22), às 19h30, Amanda Françozo e convidados...

Demissão de Rinaldi Faria é só o começo de uma reforma no SBT

Saída do empresário foi oficializada pelo SBT através de comunicado na noite desta terça-feira

Aguinaldo Silva já tem as viradas de Três Graças

Novela das 21h30 tem oscilado em audiência

Publicações relacionadas

Casamento e exame de Leonardo não convencem telespectador

Odete Roitman não usaria no laboratório nome de filho morto

TV Aparecida estreia a 3ª temporada de Expedições ao Sagrado

Na terça-feira (7), às 21h, a TV Aparecida lança...

Público reclama das novelas cada vez mais escuras

A Globo insiste numa fotografia mais escura para suas...

TV Globo cresce em audiência com Olimpíada de Paris

A TV Globo acertou ao apostar numa longa transmissão...

Marina Elali é destaque do Aparecida Sertaneja

Cantora e compositora brasileira nascida em Natal (RN), Marina...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading