InícioColunasHistórias da TVA televisão que ensinou o que era sucesso para a TV Globo

A televisão que ensinou o que era sucesso para a TV Globo

“Agora você já pode assistir televisão”. Foi com este slogan que entrou no ar, no dia 17 de julho de 1955, a TV Rio. A emissora se consagrou através da produção de muitos programas de humor, musicais, novelas de Nelson Rodrigues e a versão brasileira de “Direito de Nascer”. Ali surgiu o primeiro conceito de grade vertical e como as emissoras deveriam se relacionar com os patrocinadores.  “Naquela época, a venda não tinha padrão, um pagava mais caro que o outro”, lembrou Gabriel Priolli. Ele é biógrafo de Walter Clark e especialista em comunicação de massa, no livro Biografia da Televisão Brasileira.

No início, os contatos das emissoras vendiam tudo o que podiam diretamente aos clientes e não se preocupavam muito com a entrega das ações comerciais. Entretanto, no final do ano, para prestar contas aos anunciantes, se descobria que havia mais inserções do que espaço na grade. A ordem era enxugar os programas para aumentar os intervalos comerciais. Na década de 50 e início dos anos 60, era comum que as atrações mais populares nos meses finais do ano apresentassem longas janelas comerciais, ultrapassando em muito o tempo destinado ao conteúdo. Ou seja, o telespectador precisava ter paciência para assistir uma sequência quase interminável de propagandas.

O começo

O Canal 13 montou seus estúdios nas instalações onde havia funcionado o Cassino Atlântico, na Avenida Atlântica 4.264, no posto 6 de Copacabana. Iniciou suas transmissões com um texto de Moacyr Arêas interpretado por Luiz Mendes, um dos locutores mais importantes do Rio de Janeiro, sobre o início do Congresso Eucarístico Internacional, que acontecia no Aterro do Flamengo. Na sequência, entrou no ar um espetáculo que reuniu importantes artistas e comunicadores da época, entre eles Anilza Leoni, Sargentelli, Murilo Mello Filho e Léo Batista.

Nos primeiros meses de atividades, no casting estavam os principais artistas da Rádio Mayrink Veiga, alguns nomes tirados da concorrente TV Tupi e muita gente jovem e talentosa disposta a fazer uma nova programação. A TV Rio exibia humorísticos, musicais, partidas de futebol, telejornais e alguns teleteatros.

O sucesso chamado TV Rio Ring

“A Carioquinha”, como era chamada a emissora pelo público e colunas especializadas, não precisou de muito tempo para se firmar no mercado. Conquistou rapidamente a liderança de audiência. Já em 1956, praticamente um ano após sua inauguração, a TV Rio aparecia nas pesquisas em primeiro lugar na preferência do telespectador.

O carro chefe era o “TV Rio Ring”, uma faixa dominical dedicada às lutas de boxe, esporte muito popular na época. Mas, os teleteatros, principalmente o “Teatro Moinho de Ouro”, também eram muito apreciados pelo público. Imediatamente, a dramaturgia mostrou sua força e as pessoas simplesmente paravam para assistir aos teleteatros e, quem não tinha o aparelho televisor ia na casa de vizinhos ou parentes para acompanhar as mais diferentes peças montadas por artistas que moravam na cidade ou por quem atuava em São Paulo e Curitiba, mas estavam de passagem pela capital fluminense. O cachê oferecido pela TV Rio ajudava muitos atores a complementar o caixa, já que naquela época as companhias de teatro sobreviviam da venda da bilheteria e não de patrocínios de empresas e instituições.

Estas e outras histórias estão no livro Biografia da Televisão Brasileira, que escrevi com Flávio Ricco.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Dona de Mim lançará primeiro microdrama da Globo

Globo lançará esse ano as duas primeiras produções da dramaturgia em vídeos curtos verticais

Os motivos dos suspeitos do fim trágico de Odete Roitman

Vários personagens possuem motivos para assassinar a vilã de Vale Tudo.

Três Graças vai botar o dedo na ferida ao falar da violência e criminalidade

Xamã será um traficante sem piedade no controle da Chacrinha

Vale Tudo abre a semana com crescimento de audiência

Confira a audiência consolidada da segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Publicações relacionadas

Silvio Santos completa 93 anos

Silvio Santos é um dos principais nomes da história...

Mudanças e cancelamentos de programas precisam parar no SBT

SBT assumiu em comunicado que continuará com mudanças até atingir seu objetivo: voltar a ser a TV mais querida do Brasil

Sem futebol, novelas aumentam audiência!

Nesta quarta-feira, em comparação com a semana passada, as...

Mudança na linha editorial é o desafio do jornalismo do SBT

Intenção do alto comando do SBT é deixar a programação mais leve e evitar a repetição interminável de violência

Pablo & Luizão chega hoje com as confusões de Paulo Vieira

Globoplay vai disponibilizar os 16 episódios da série baseada nas confusões da família de Paulo Vieira

Record TV acerta com o novo “Troca de Esposas”

Com novo dia e horário, o “Troca de Esposas”...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading