Nos bastidores da TV Globo, a conquista da medalha de bronze por equipe na ginástica feminina aparece como exemplo da importância dos grandes eventos. Nesta terça-feira (30/7), a emissora dedicou três grandes blocos para a transmissão dos Jogos Olímpicos de Paris. Na primeira faixa (06h às 7h47), que contou com tênis de mesa e boxe, a Globo conquistou 5,5 pontos de média. Isso equivale a 36,6% de share. Ficou um pouco abaixo do que costuma registrar, mas bem à frente da Record e SBT.
Mais tarde, logo depois das edições reduzidas de Bom Dia Brasil e Encontro, o bloco durou 1h40 (10h30 às 12h10) e marcou 9,9 pontos, o equivalente. 26,1% de share. Aqui ficou um pouco acima do que Ana Maria Braga costuma registrar.
Às 13h05, a TV Globo iniciou um longo bloco dedicado à Olimpíada de Paris, que só terminou às 18h31. Nessa faixa, a TV Globo garantiu 15,5 pontos de média, o equivalente a 30% de share. Ficou na liderança, mas em alguns momentos o esporte registrou menos do que o Vale a pena Ver de Novo. Entretanto, a transmissão da Ginástica feminina garantiu uma vitória com o dobro da emissora que estava em segundo lugar.
Entretanto, Segundo dados consolidados do Kantar Ibope obtidos pelo Canal do Vannucci, entre 13h23 e 15h22 a TV Globo marcou 15,4 pontos. Isso corresponde a 31,3% de share. Nessa faixa, a Record ficou com 7,4 pontos e o SBT oscilou entre 3,2 e 4,0 pontos, a média de Contigo Sim e o pico da grade vespertina da emissora de Silvio Santos.
Torcida atenta
É justamente esse interesse pelo que acontece no momento que impulsiona a audiência. Tudo ganha uma dimensão maior quando há a incerteza do resultado e a emoção de quem conquista uma medalha. Mas, nesse momento o que chamou também a atenção de quem acompanhava em casa foi a quebra de protocolo de Luis Roberto, Daniane dos Santos e Diego Hypólito. Os três não esconderam a emoção e deixaram extravasar os sentimentos.
É esse olho marejado e a comemoração da conquista que fazem a televisão moderna. Já foi a época da imparcialidade e do distanciamento do narrador. Na TV dos dias atuais o que vale é a verdade do momento e aqilo que nos impacta, seja pela emoção, surpresa ou inusitado,.