A TV Globo acertou ao apostar numa longa transmissão no domingo (28/7) com diversas modalidades dos jogos olímpicos. 12 horas da grade com direito a judô, volei, natação, skate, futebol feminino e ginástica olímpica. A transmissão começou às 6 da manhã e só terminou às 18h, quando entrou no ar o Domingão com Huck. A emissora registrou um crescimento de 15% em sua média/dia (07h às 24h). Foi a única que registrou aumento na audiência.
Segundo dados consolidados do Kantar Ibope obtidos pelo Canal do Vannucci junto a fontes do mercado, a TV Globo fechou o domingo (28/7) com 13,4 pontos.na média/dia. No domingo passado (21/7), a emissora conquistou 11,7 pontos. O streaming ficou praticamente estacionado. Na semana passada registrou 10,5 pontos e ontem 10,6 de média. Mas, o SBT caiu de 5,2 pontos para 4,9 de média e a Recrd registrou os mesmo 4,0 pontos.
Aumento nas médias da manhã e tarde
A transmissão dos jogos olímpicos provocou aumento nas médias da manhã e da tarde, mas foi justamente entre 06h e 12h o maior impacto. A TV Globo garantiu 36% a mais de audiência e fechou com 10,1 pontos nessa faixa. Na manhã do domingo passado (21/8), ficou com 7,5 de média. A Record subiu 0,3 ponto, mas o streaming e o SBT praticamente sem oscilação. O pico da audiência aconteceu durante a disputa entre Alemanha e Brasil no judô feminino.
Já no período da tarde, a TV Globo cresceu 18% comparando os jogos olímpicos com sua grade tradicional. Os picos aconteceram durante a a transmissão da Ginástica Olímpica, mas a disputa no skate não ficou longe. Entre 12h e 18h, a TV Globo marcou 14,2 pontos, o streaming 11,7 de média, SBT 5,3 pontos e a Record 3,8 de média. O digital ficou estável, a Record perdeu 0,5 e o SBT 0,4 ponto na média/tarde.
O valor do evento
Os números registrados no domingo com a transmissão dos jogos olímpicos só reforçam a importância dos eventos para as emissoras de TV. O factual, as grandes disputas e os acontecimentos ao vivo levam o telespectador para a frente da TV. Além disso, garantem credibilidade e impulsionam outros horários com as repercussões e especias. O Fantástico, por exemplo, fechou neste domingo (28/7) com 16 de média. Meio ponto a mais do que na semana anterior.
Nos bastidores da TV Globo há quem afirme que os resultados de audiência do domingo impressionaram até mesmo os mais otimistas. Entretanto, a emissora não descarta promover outras mexidas na grade para atender ao interesse do público com os jogos da Olimpíada de Paris.