O Aparecida Debate desta terça-feira (22), às 21h45, vai abordar a fome e o desperdício de alimento no país, trazendo como destaque a Campanha Nacional do Pacto Contra a Fome no Brasil. Os jornalistas Rafaela Lourenço e Renato Dias serão responsáveis por mediar a conversa com os convidados.
O programa da TV Aparecida vai trazer dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada pelo IBGE, que mostra o Brasil registrando em 2023 o número de 64 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar. Deste número, 8,7 milhões de pessoas estão passando fome.
Para entender melhor essa situação de urgência no país e como saná-la, a produção convidou Danielle Cireno Fernandes, professora e pesquisadora na área de demografia da educação e desigualdades raciais da Universidade Federal de Minas Gerais.
No segundo bloco, o programa discute um lado que também devemos contribuir diariamente: a redução do desperdício de alimentos. Para isso, os jornalistas conversam com o Ricardo Mota, gerente de inteligência estratégica da instituição Pacto Contra a Fome.
Por fim, o Aparecida Debate destaca a ação da Igreja no combate à fome. A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) trabalhou o tema da Fraternidade e Fome na campanha de 2023. O convidado será Padre Jean Poul, assessor do setor de campanhas da CNBB.
O Aparecida Debate vai ao ar nas terças-feiras, às 21h45.