Arquivo A destaca as diferentes tradições e ritos da Igreja católica

Jornalista Eduardo Gois faz a reportagem

Lúcia Corrêa
3 Min Read

O Arquivo A desta quinta-feira (18), às 21h, traz como tema os diferentes ritos e expressões do cristianismo católico no Brasil. Além de falar sobre as tradições e celebrações da Igreja Católica, o programa da TV Aparecida também vai discorrer sobre o que pede o Papa Francisco sobre a sinodalidade.

- Continua após a publicidade -

A reportagem, feita pelo jornalista Eduardo Gois, vai explicar sobre os seis diferentes ritos que fazem a Igreja no Brasil. O que se entende como Igreja Católica Apostólica Romana é apenas um dos ritos. Os restantes dos fiéis se distribuem no que chamamos de igrejas orientais. São 6 diferentes ritos: bizantino, armeno, antioqueno, caldeu, alexandrino e latino.

No Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, Eduardo Gois vai entrevistar fontes sobre o rito latino da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, que concentra mais de 90% dos católicos em todo o mundo e responde ao Papa da Igreja de Roma. É o que os brasileiros mais conhecem e está presente em quase 100% do território nacional.

- Continua após a publicidade -

Na cidade de Prudentópolis (PR), será destacado o rito bizantino, o mais seguido no local devido à imigração ucraniana. São 50 mil habitantes e acredita-se que ao menos 70% deles são descendentes do povo da Ucrânia. Sob a direção dos sacerdotes basilianos até os dias de hoje, a Igreja Matriz de São Josafat permanece como foi projetada e construída em estilo bizantino.

O programa também vai apresentar a Igreja Copta Ortodoxa, em São Paulo, a única no Brasil no rito alexandrino. E ainda a Igreja de rito caldeu, presente em países como Iraque, Turquia, Estados Unidos e Austrália.

- Continua após a publicidade -

Para explicar sobre o rito antioqueno, a equipe visitou a Igreja Maronita de Nossa Senhora do Líbano. E sobre o rito armênio, a visita foi na Igreja de São Gregório Iluminador. As duas estão localizadas na capital paulista.

E finalizando, a reportagem vai saber mais sobre a sinodalidade, termo muito usado pelo Papa Francisco na condução da Igreja. Uma ação que o Santo Padre tanto incentiva aos fiéis católicos de todo o mundo a seguir.

- Continua após a publicidade -

O Arquivo A vai ao ar nas quintas-feiras, às 21h.

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta