Audiência dos domingos preocupa muitas pessoas na TV Globo

Para onde vai o público que deixa de assistir a TV Globo?

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
4 Min Read
Luciano Huck à frente do logotipo do Domingão, da TV Globo
Luciano tem apostado em games e competições para o DomingãoDivulgação Globo

As audiência da TV Globo durante as tardes de domingo preocupam muitas pessoas na emissora. Os números dos filmes e do Domingão com Huck entram constantemente nas conversas de muitos profissionais que olham com certa preocupação o atual cenário. Quem acompanha esses dados já percebeu que a Globo perde público para as plataformas digitais e, entre às 12 e 18h do domingo, oscila muito, como numa gangorra.

- Continua após a publicidade -

Os índices do último domingo (22/9) servem como um bom exemplo. Após o futebol feminino, o Esporte Espetacular marcou 9 pontos, o equivalente a 23,3% de share. Nesta faixa, o digital oscilou em 9,6 pontos. Na sequência, o Temperatura Máxima elevou a Globo para 10,4 de média e 25,2% de share. O streaming marcava 11,8 pontos. Logo depois, a primeira parte do Domingão com Huck marcou 9,1 de média. O apresentador comandou neste bloco mais uma edição do The Wall, game de perguntas e respostas, gênero que tem garantido bons resultados para Celso Portiolli.

Logo depois, o jogo Vasco X Palmeiras alcançou 16,9 de média e 32,5% de share. Mas, a segunda parte do Domingão com Huck ficou com apenas 14,4 de média e 25,6% do público do horário. O digital ficou em segundo lugar com 12,6 pontos. Um placar bem apertado entre Globo e CSR, que se manteve também durante o Fantástico.

- Continua após a publicidade -

Preocupações nos bastidores

Nos bastidores da TV Globo muitos reconhecem que o domingo gera maior dificuldade para a emissora, uma vez que parte do público opta em escolher entretenimento nas plataformas. Segundo alguns profissionais ouvidos pelo Canal do Vannucci, cada vez mais o telespectador sai da emissora para acompanhar séries e filmes no streaming e conteúdo nichado no Youtube.

Trata-se de uma concorrência diferenciada. Além disso, esses profissionais enxergam um domingo no SBT consolidado com Celso Portiolli à tarde e um início forte do Programa Silvio Santos. Se não bastasse isso, a Record conseguiu se estabelecer com o Acerte ou Caia e, de certa forma, ajudar o Hora do Faro.

- Continua após a publicidade -

Muitos entendem que essa gangorra que a TV Globo enfrenta aos domingos aponta para a necessidade de se investir em eventos e, principalmente, formatos com cara de TV aberta. O The Wall sempre funcionou, mas nessa temporada não tem feito muita diferença. Com ou sem o game, o Domingão com Huck oscila entre 9 e 11 pontos. O resultado depende muito da entrega do filme e a espera de uma boa partida de futebol.

Outro programa de auditório ajudaria?

Nos bastidores da Globo há dois grupos bem definidos. Um acredita que um outro programa de auditório bem formatado e com Eliana poderá entregar melhor para o Domingão com Huck. Mas, há quem enxergue que o teto de audiência vem caindo a cada ano muito em função da chegada do digital e maior concorrência das emissoras.

- Continua após a publicidade -

No último domingo (22/9), das 12 às 18h (média tarde), a TV Globo marcou 12,1 (26,3%), o digital 11,3 pontos (24,6%), SBT 6,2 (13,5%) e a Record 4,4 (9,5%). Logo depois, o Pay TV com 3,5 pontos (7,6%), seguido por Band com 0,7 pontos (1,6%) e Rede TV com 0,1 de média.

LEIA MAIS

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta