InícioColunasColuna do VannucciBastidores tensos em noite de estreias e cena clássica

Bastidores tensos em noite de estreias e cena clássica

Executivos da Globo, Record e SBT avaliam os resultados de "As Filhas da Senhora Garcia", "Paulo, o Apóstolo" e virada em Vale Tudo

A noite desta segunda-feira (7/7) foi marcada por muita tensão nos bastidores das três principais redes de televisão. Record e SBT estrearam suas apostas na dramaturgia. De um lado, “As Filhas da Senhora Garcia”. Do outro, “Paulo, o Apóstolo”. E a Globo iniciou uma “semana decisiva e de grandes acontecimentos” em Vale Tudo. Os estrategistas de programação das três emissoras acompanharam atentamente a reação do telespectador diante das novidades apresentadas na faixa mais nobre da noite.

Os números registrados pelas três produções de dramaturgia apontam acertos, erros e a necessidade de insistir e aprimorar as estratégias. O SBT não economizou na promoção da estreia de “As Filhas da Senhora Garcia” com chamadas durante a programação dos últimos dias. Na Anhanguera todos sabiam que a troca de “A Caverna Encantada” por uma novela para adultos representava uma forte mudança no perfil do horário. Mas, apostavam numa reação da audiência, afinal o desgaste estava no gênero da novela. Entretanto, a média do horário caiu.

Segundo dados preliminares do Kantar Ibope, “As Filhas da Senhora Garcia” marcou 3,1 de média. Isso representa 4,7% do público da Grande São Paulo. Esses números foram obtidos pelo Canal do Vannucci junto a fontes do mercado. Na segunda-feira da semana passada (30/6) “Chaves” atingiu 4,3 de média e “A Caverna Encantada” ficou com 3,5 pontos. Ou seja, a nova novela estreou atrás das duas atrações e, na comparação com o seriado mexicano que ocupou mais tempo de tela, perdeu 25% de público. Mas, se a comparação for com a novela, mesmo com menos tempo em comum, a queda foi de 10%. Esses dados, é claro, não agradaram ao alto comando do SBT.

Turca por bíblica

A Record também veio com estreia na noite desta segunda-feira. “Paulo, o Apóstolo” entrou no lugar de “Força de Mulher”. Na Barra Funda os estrategistas ficaram atentos ao quanto a trama turca entregou de público para a produção nacional bíblica. A série permaneceu na vice-liderança, mas perdeu audiência se comparado com a última segunda-feira de “Força de Mulher”. Ontem (7/7), “Paulo, o Apóstolo” fechou com 6,7 pontos. Teve mais do que o dobro da audiência do SBT no horário, mas ficou abaixo do capítulo de “Força de Mulher” da última segunda-feira (30/6), que registrou 9,0 de média. Uma redução de 23% nos índices.

Os estrategistas da Record já aguardavam uma saída de público, uma vez que a trama turca atendia a um público maior. Entretanto, apostam no revezamento entre produções brasileiras e importadas e na permanência de uma faixa para as reprises. Em conversas informais, a avaliação é positiva diante de uma noite em que a Globo exibiu um dos momentos mais aguardados de “Vale Tudo”. E isso aconteceu após uma robusta campanha de divulgação, com chamadas a todo momento nos breaks e pauta nos programas.

Momento aguardado

O capítulo desta segunda-feira de “Vale Tudo” trouxe um dos momentos mais aguardados pelo público. Depois de uma discussão acalorada com a filha, Raquel rasga do vestido de casamento de Maria de Fátima. Tais Araújo mandou muito bem na cena e ganhou elogios nas redes sociais. Mas, teve também quem criticou a cena.

O fato é que toda a estratégia desenvolvida pela Globo funcionou muito bem. De acordo com dados preliminares do Kantar Ibope, nesta segunda-feira “Vale Tudo” marcou 24,8 de média, o equivalente a 39,1% de share. A participação de público chegou muito próxima do ideal para o horário. Na segunda-feira passada (30/6), a novela fechou com 22,0 de média, o que corresponde a 33,8% de share. Houve um crescimento de 13% na audiência.

Avaliação nos bastidores

Em conversas informais na manhã desta terça-feira (8/7) com profissionais das três emissoras, ouvi algo comum: a Globo foi a que mais acertou na estratégia. A avaliação é que a divulgação funcionou e ela conseguiu aumentar a audiência da novela e, ao mesmo tempo, minimizar as estreias da concorrência. Além disso, muitos concluem que o SBT terá mais dificuldades para aumentar o índice de “As Filhas da Senhora Garcia”. Isso porque boa parte do público cativo da emissora deixou de assistir a faixa dedicada à teledramaturgia. E tem mais: o telespectador pode ter o receio de começar a acompanhar a trama mexicana e, alguns dias depois, ser cancelada. Ou seja, esse é um cenário que exige muito sangue frio e paciência para recuperar o público.

Sobre a Record, a avaliação é que “Paulo, o Apóstolo” tem potencial para puxar quem estava em “Força de Mulher” e foi dar uma espiadinha em “Vale Tudo”. Os próximos dias prometem fortes emoções para quem trabalha na programação da Globo, Record e SBT.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Dona de Mim lançará primeiro microdrama da Globo

Globo lançará esse ano as duas primeiras produções da dramaturgia em vídeos curtos verticais

Os motivos dos suspeitos do fim trágico de Odete Roitman

Vários personagens possuem motivos para assassinar a vilã de Vale Tudo.

Três Graças vai botar o dedo na ferida ao falar da violência e criminalidade

Xamã será um traficante sem piedade no controle da Chacrinha

Vale Tudo abre a semana com crescimento de audiência

Confira a audiência consolidada da segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Publicações relacionadas

José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá,Vannucci. Como telespectador de novela, acho que o q falta nas novelas hoje em dia,é o que funcionou no passado. Se antigamente o povo odiava as vilãs, com o tempo passaram a odiar e amar. Hj em dia , falta isso. Precisa de bons vilões que façam coisas absurdas. A Globo precisa perder esse termo que tem q agradar um público X. Novela que é novela só funciona com cara de novela. A gente vive em um país que todo mundo fala o que quer pela Internet, e quando a novela mostra a realidade de uma sociedade corrupta, preconceituosa, etc tem q mostrar as cenas como são. Mas,vamos a minha pergunta. Em relação a Grazi Massafera como vilã ,foi uma aposta do Aguinaldo Silva Ou do Amauri? E mais, será que essa personagem será essa vilã que odiamos amar?

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading