InícioColunasColuna do VannucciBastidores tensos em noite de estreias e cena clássica

Bastidores tensos em noite de estreias e cena clássica

Executivos da Globo, Record e SBT avaliam os resultados de "As Filhas da Senhora Garcia", "Paulo, o Apóstolo" e virada em Vale Tudo

A noite desta segunda-feira (7/7) foi marcada por muita tensão nos bastidores das três principais redes de televisão. Record e SBT estrearam suas apostas na dramaturgia. De um lado, “As Filhas da Senhora Garcia”. Do outro, “Paulo, o Apóstolo”. E a Globo iniciou uma “semana decisiva e de grandes acontecimentos” em Vale Tudo. Os estrategistas de programação das três emissoras acompanharam atentamente a reação do telespectador diante das novidades apresentadas na faixa mais nobre da noite.

Os números registrados pelas três produções de dramaturgia apontam acertos, erros e a necessidade de insistir e aprimorar as estratégias. O SBT não economizou na promoção da estreia de “As Filhas da Senhora Garcia” com chamadas durante a programação dos últimos dias. Na Anhanguera todos sabiam que a troca de “A Caverna Encantada” por uma novela para adultos representava uma forte mudança no perfil do horário. Mas, apostavam numa reação da audiência, afinal o desgaste estava no gênero da novela. Entretanto, a média do horário caiu.

Segundo dados preliminares do Kantar Ibope, “As Filhas da Senhora Garcia” marcou 3,1 de média. Isso representa 4,7% do público da Grande São Paulo. Esses números foram obtidos pelo Canal do Vannucci junto a fontes do mercado. Na segunda-feira da semana passada (30/6) “Chaves” atingiu 4,3 de média e “A Caverna Encantada” ficou com 3,5 pontos. Ou seja, a nova novela estreou atrás das duas atrações e, na comparação com o seriado mexicano que ocupou mais tempo de tela, perdeu 25% de público. Mas, se a comparação for com a novela, mesmo com menos tempo em comum, a queda foi de 10%. Esses dados, é claro, não agradaram ao alto comando do SBT.

Turca por bíblica

A Record também veio com estreia na noite desta segunda-feira. “Paulo, o Apóstolo” entrou no lugar de “Força de Mulher”. Na Barra Funda os estrategistas ficaram atentos ao quanto a trama turca entregou de público para a produção nacional bíblica. A série permaneceu na vice-liderança, mas perdeu audiência se comparado com a última segunda-feira de “Força de Mulher”. Ontem (7/7), “Paulo, o Apóstolo” fechou com 6,7 pontos. Teve mais do que o dobro da audiência do SBT no horário, mas ficou abaixo do capítulo de “Força de Mulher” da última segunda-feira (30/6), que registrou 9,0 de média. Uma redução de 23% nos índices.

Os estrategistas da Record já aguardavam uma saída de público, uma vez que a trama turca atendia a um público maior. Entretanto, apostam no revezamento entre produções brasileiras e importadas e na permanência de uma faixa para as reprises. Em conversas informais, a avaliação é positiva diante de uma noite em que a Globo exibiu um dos momentos mais aguardados de “Vale Tudo”. E isso aconteceu após uma robusta campanha de divulgação, com chamadas a todo momento nos breaks e pauta nos programas.

Momento aguardado

O capítulo desta segunda-feira de “Vale Tudo” trouxe um dos momentos mais aguardados pelo público. Depois de uma discussão acalorada com a filha, Raquel rasga do vestido de casamento de Maria de Fátima. Tais Araújo mandou muito bem na cena e ganhou elogios nas redes sociais. Mas, teve também quem criticou a cena.

O fato é que toda a estratégia desenvolvida pela Globo funcionou muito bem. De acordo com dados preliminares do Kantar Ibope, nesta segunda-feira “Vale Tudo” marcou 24,8 de média, o equivalente a 39,1% de share. A participação de público chegou muito próxima do ideal para o horário. Na segunda-feira passada (30/6), a novela fechou com 22,0 de média, o que corresponde a 33,8% de share. Houve um crescimento de 13% na audiência.

Avaliação nos bastidores

Em conversas informais na manhã desta terça-feira (8/7) com profissionais das três emissoras, ouvi algo comum: a Globo foi a que mais acertou na estratégia. A avaliação é que a divulgação funcionou e ela conseguiu aumentar a audiência da novela e, ao mesmo tempo, minimizar as estreias da concorrência. Além disso, muitos concluem que o SBT terá mais dificuldades para aumentar o índice de “As Filhas da Senhora Garcia”. Isso porque boa parte do público cativo da emissora deixou de assistir a faixa dedicada à teledramaturgia. E tem mais: o telespectador pode ter o receio de começar a acompanhar a trama mexicana e, alguns dias depois, ser cancelada. Ou seja, esse é um cenário que exige muito sangue frio e paciência para recuperar o público.

Sobre a Record, a avaliação é que “Paulo, o Apóstolo” tem potencial para puxar quem estava em “Força de Mulher” e foi dar uma espiadinha em “Vale Tudo”. Os próximos dias prometem fortes emoções para quem trabalha na programação da Globo, Record e SBT.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

A Praça é Nossa reúne os maiores nomes do humor em especial

Golias, Nair Bello, Hebe Camargo, Ary Toledo e Jô Soares serão homenageados em edição que resgatará momentos emblemáticos

Suely Franco é a grande estrela de Dona de Mim

Veterana brilhou num elenco de grande estrelas, como Tony Ramos, Claudia Abreu e Marcello Novaes

Metas e realizações é o tema do programa de Amanda Françozo

Os especialistas convidados do De Papo com Amanda Françozo...

Veja também

Bom Dia & Cia não conversa com o público das manhãs do SBT

Bom Dia & Cia tem registrado audiências muito baixas. Na terça-feira (27/5) marcou apenas 1,7 de média.

Roda Roda sofre com Dança dos Famosos, mas garante a vice

Programa comandado por Patrícia Abravanel registrou 10% de queda na audiência

Conteúdo em vídeo é o preferido do brasileiro

O Brasil está entre os principais consumidores de conteúdo...

Wander é a nova aposta nacional da Warner Channel

Os trabalhos para a série Wander estão a todo...

Retratos Femininos destaca a jogadora de vôlei Virna Dias

Retratos Femininos deste sábado (22), às 13h, traz como...

Cruel Istambul: Cenk propõe a Ceren que fujam antes do resultado do teste

Confira o resumo dos capítulos de Cruel Istambul exibidos entre os dias 17 e 21 de novembro
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá,Vannucci. Como telespectador de novela, acho que o q falta nas novelas hoje em dia,é o que funcionou no passado. Se antigamente o povo odiava as vilãs, com o tempo passaram a odiar e amar. Hj em dia , falta isso. Precisa de bons vilões que façam coisas absurdas. A Globo precisa perder esse termo que tem q agradar um público X. Novela que é novela só funciona com cara de novela. A gente vive em um país que todo mundo fala o que quer pela Internet, e quando a novela mostra a realidade de uma sociedade corrupta, preconceituosa, etc tem q mostrar as cenas como são. Mas,vamos a minha pergunta. Em relação a Grazi Massafera como vilã ,foi uma aposta do Aguinaldo Silva Ou do Amauri? E mais, será que essa personagem será essa vilã que odiamos amar?

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading