A noite desta segunda-feira (7/7) foi marcada por muita tensão nos bastidores das três principais redes de televisão. Record e SBT estrearam suas apostas na dramaturgia. De um lado, “As Filhas da Senhora Garcia”. Do outro, “Paulo, o Apóstolo”. E a Globo iniciou uma “semana decisiva e de grandes acontecimentos” em Vale Tudo. Os estrategistas de programação das três emissoras acompanharam atentamente a reação do telespectador diante das novidades apresentadas na faixa mais nobre da noite.
Os números registrados pelas três produções de dramaturgia apontam acertos, erros e a necessidade de insistir e aprimorar as estratégias. O SBT não economizou na promoção da estreia de “As Filhas da Senhora Garcia” com chamadas durante a programação dos últimos dias. Na Anhanguera todos sabiam que a troca de “A Caverna Encantada” por uma novela para adultos representava uma forte mudança no perfil do horário. Mas, apostavam numa reação da audiência, afinal o desgaste estava no gênero da novela. Entretanto, a média do horário caiu.
Segundo dados preliminares do Kantar Ibope, “As Filhas da Senhora Garcia” marcou 3,1 de média. Isso representa 4,7% do público da Grande São Paulo. Esses números foram obtidos pelo Canal do Vannucci junto a fontes do mercado. Na segunda-feira da semana passada (30/6) “Chaves” atingiu 4,3 de média e “A Caverna Encantada” ficou com 3,5 pontos. Ou seja, a nova novela estreou atrás das duas atrações e, na comparação com o seriado mexicano que ocupou mais tempo de tela, perdeu 25% de público. Mas, se a comparação for com a novela, mesmo com menos tempo em comum, a queda foi de 10%. Esses dados, é claro, não agradaram ao alto comando do SBT.
Turca por bíblica
A Record também veio com estreia na noite desta segunda-feira. “Paulo, o Apóstolo” entrou no lugar de “Força de Mulher”. Na Barra Funda os estrategistas ficaram atentos ao quanto a trama turca entregou de público para a produção nacional bíblica. A série permaneceu na vice-liderança, mas perdeu audiência se comparado com a última segunda-feira de “Força de Mulher”. Ontem (7/7), “Paulo, o Apóstolo” fechou com 6,7 pontos. Teve mais do que o dobro da audiência do SBT no horário, mas ficou abaixo do capítulo de “Força de Mulher” da última segunda-feira (30/6), que registrou 9,0 de média. Uma redução de 23% nos índices.
Os estrategistas da Record já aguardavam uma saída de público, uma vez que a trama turca atendia a um público maior. Entretanto, apostam no revezamento entre produções brasileiras e importadas e na permanência de uma faixa para as reprises. Em conversas informais, a avaliação é positiva diante de uma noite em que a Globo exibiu um dos momentos mais aguardados de “Vale Tudo”. E isso aconteceu após uma robusta campanha de divulgação, com chamadas a todo momento nos breaks e pauta nos programas.
Momento aguardado
O capítulo desta segunda-feira de “Vale Tudo” trouxe um dos momentos mais aguardados pelo público. Depois de uma discussão acalorada com a filha, Raquel rasga do vestido de casamento de Maria de Fátima. Tais Araújo mandou muito bem na cena e ganhou elogios nas redes sociais. Mas, teve também quem criticou a cena.
O fato é que toda a estratégia desenvolvida pela Globo funcionou muito bem. De acordo com dados preliminares do Kantar Ibope, nesta segunda-feira “Vale Tudo” marcou 24,8 de média, o equivalente a 39,1% de share. A participação de público chegou muito próxima do ideal para o horário. Na segunda-feira passada (30/6), a novela fechou com 22,0 de média, o que corresponde a 33,8% de share. Houve um crescimento de 13% na audiência.
Avaliação nos bastidores
Em conversas informais na manhã desta terça-feira (8/7) com profissionais das três emissoras, ouvi algo comum: a Globo foi a que mais acertou na estratégia. A avaliação é que a divulgação funcionou e ela conseguiu aumentar a audiência da novela e, ao mesmo tempo, minimizar as estreias da concorrência. Além disso, muitos concluem que o SBT terá mais dificuldades para aumentar o índice de “As Filhas da Senhora Garcia”. Isso porque boa parte do público cativo da emissora deixou de assistir a faixa dedicada à teledramaturgia. E tem mais: o telespectador pode ter o receio de começar a acompanhar a trama mexicana e, alguns dias depois, ser cancelada. Ou seja, esse é um cenário que exige muito sangue frio e paciência para recuperar o público.
Sobre a Record, a avaliação é que “Paulo, o Apóstolo” tem potencial para puxar quem estava em “Força de Mulher” e foi dar uma espiadinha em “Vale Tudo”. Os próximos dias prometem fortes emoções para quem trabalha na programação da Globo, Record e SBT.
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Olá,Vannucci. Como telespectador de novela, acho que o q falta nas novelas hoje em dia,é o que funcionou no passado. Se antigamente o povo odiava as vilãs, com o tempo passaram a odiar e amar. Hj em dia , falta isso. Precisa de bons vilões que façam coisas absurdas. A Globo precisa perder esse termo que tem q agradar um público X. Novela que é novela só funciona com cara de novela. A gente vive em um país que todo mundo fala o que quer pela Internet, e quando a novela mostra a realidade de uma sociedade corrupta, preconceituosa, etc tem q mostrar as cenas como são. Mas,vamos a minha pergunta. Em relação a Grazi Massafera como vilã ,foi uma aposta do Aguinaldo Silva Ou do Amauri? E mais, será que essa personagem será essa vilã que odiamos amar?