InícioTodas as TelasCodex 632 segue ao estilo ‘O Código da Vinci’, mas fica devendo

Codex 632 segue ao estilo ‘O Código da Vinci’, mas fica devendo

Codex 632 é a última minissérie estilo thriller lançado pela Globoplay com co-produção da portuguesa RTP. A série é baseada no livro de mesmo título do jornalista português José Rodrigues dos Santos. Em seu romance, o autor aborda teorias sobre a real origem de Cristóvão Colombo, uma premissa bastante interessante. Gravado no Rio de Janeiro e em Lisboa, Codex 632 é o primeiro trabalho internacional de Deborah Secco que se junta ao elenco com Alexandre Borges, Betty Faria e Paulo Pires.

Semelhante com o estilo das histórias de Dan Brown, como a famoso ‘O Código da Vinci’, a série segue o mesmo tipo de protagonista, desdobramentos narrativos e apoio em teorias reais ou conspiratórias sobre fatos históricos. Em Codex 632, o protagonista, o professor universitário Tomás de Noronha, é um especialista por decodificação. Por esta razão, ele recebe uma oferta de Nelson Moliarti, membro de uma Fundação Histórica, para concluir uma pesquisa iniciada por Martinho Toscano, que foi assassinado no Rio de Janeiro de forma suspeita. Movido pelo dinheiro oferecido pela Fundação, Tomás segue os passos de seu mentor para entender quais revelações Toscano teria descoberto que mudariam as teorias históricas e a organização financeira de certas pessoas.

Vale a pena assistir?

Apesar do bom enredo, a série deixa de aproveitar a possibilidade de mais elementos de ação e dinamismo que um bom thriller pede. Além disso, a trama paralela da amiga Vitória, acaba ficando irrelevante para a história, já que não tem uma ligação direta com a sinopse principal. Ela é uma trama secundária que existe apenas como um reforço da importância da questão histórica para uma população jovem universitária.

Por fim, fica no ar a curiosidade sobre os fatos para base da construção da série. Segundo o diretor Sérgio Baptista, foram várias as listas de documentos e teorias lidos para concluir o roteiro. Após o lançamento da série em Portugal, um novo debate entre o autor do livro e o historiador Roger Lee de Jesus começou. De acordo com o historiador, novas teorias sobre a verdadeira origem de Cristóvão Colombo seriam teorias conspiratórias sem base real em fatos. Mas, assim como em ‘O Código da Vinci’, quando se fala em entretenimento, os fatos reais importam menos que um bom roteiro com ideias interligadas que deixam no ar a dúvida se pode ser real ou não.

Codex 632 tem 6 episódios e dá gancho para uma continuação, apesar de não ter confirmação sobre uma nova temporada. A série segue disponível no Globoplay.

Confira o trailer oficial


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Dona de Mim lançará primeiro microdrama da Globo

Globo lançará esse ano as duas primeiras produções da dramaturgia em vídeos curtos verticais

Os motivos dos suspeitos do fim trágico de Odete Roitman

Vários personagens possuem motivos para assassinar a vilã de Vale Tudo.

Três Graças vai botar o dedo na ferida ao falar da violência e criminalidade

Xamã será um traficante sem piedade no controle da Chacrinha

Vale Tudo abre a semana com crescimento de audiência

Confira a audiência consolidada da segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Publicações relacionadas

Chris Flores errou em entrevista com mãe de Larissa Manoela?

É um dos princípios básicos do jornalismo ouvir todos...

Com transmissão na Globo, Prêmio Multishow terá trio de apresentadores

A expectativa em torno do Prêmio Multishow 2023 é...

Bate-papo de Amanda Françozo na TV Aparecida será sobre viagens

No sábado (26), às 19h30, Amanda Françozo recebe mais...

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading