InícioColunasColuna do VannucciCompliance de Taís Araújo e Manuela Dias revela muito mais do que...

Compliance de Taís Araújo e Manuela Dias revela muito mais do que discussão entre atriz e autora

Nos bastidores da Globo, muitos afirmam que esta é a questão mais delicada do compliance da emissora, já que envolve poder e representações

O embate entre Taís Araújo e Manuela Dias no compliance da Globo se transformou no grande assunto nos corredores da emissora, principalmente nos Estúdios Globo. Segundo o jornalista Gabriel Vaquer, colunista da Folha de S.Paulo, a atriz entrou com uma queixa no compliance para questionar como os negros são retratados pela dramaturgia da empresa e relatou a discussão mais acalorada com Manuela Dias. Quase que ao mesmo tempo, a autora também recorreu ao departamento para denunciar quebra de conduta ética ao expor publicamente seu descontentamento com a condução da história de Raquel. De protagonista, ela passou a personagem quase secundária após as entrevistas polêmicas.

Em agosto, durante uma entrevista à revista Quem, Taís Araújo se mostrou decepcionada com o caminho encontrado para Raquel. Em sua opinião, a protagonista poderia servir como um bom exemplo de empoderamento das mulheres pretas, mas sua trama acabou esvaziada. A coluna da Folha de S.Paulo relata que atriz e autora tiveram uma forte discussão sobre esta questão durante uma reunião . Na ocasião, Taís Araújo revelou a Manuela Dias que vinha sendo cobrada por integrantes do movimento negro por uma presença mais marcante da protagonista. Mas, a autora não ficou confortável após o acalorada conversa.

Após as declarações de Taís Araújo à revista Quem, telespectadores de Vale Tudo associaram o esvaziamento de Raquel a uma espécie de punição da autora. A cada bloco de capítulo, a personagem aparecia cada vez menos e nas últimas semanas esteve presente mais em ações comerciais do que na narrativa da trama. Essa situação se transformou num dos assuntos mais comentados sobre a novela, perdendo, talvez somente para o “quem matou Odete Roitman”.

Questão delicada para o compliance

Nos bastidores da Globo, o embate entre Taís Araújo e Manuela Dias é considerado uma questão extremamente delicada. De um lado, uma das atrizes mais consagradas e protagonista de diversas produções. Além disso, uma importante representante do movimento negro e do projeto de diversidade da Globo. Do outro, a autora escolhida pelo alto comando da emissora para escrever a novela que comemorou os 60 anos da TV Globo. E não há como negar que, atualmente, Manuela Dias é considerada pela direção uma das principais autoras da empresa, profissional escalada para o horário mais importante de novelas.

Ainda de acordo com o jornalista Gabriel Vaquer, Taís Araújo não fez uma denúncia direcionada à autora, mas ao sistema de teledramaturgia que ainda não está pronto para retratar de uma forma mais responsável os personagens negros. Mas, segundo a coluna, Manuela Dias fez uma queixa direta a Taís por quebra de conduta ética. Ou seja, para a autora, qualquer reclamação sobre o texto ou encaminhamento da história deveria acontecer internamente.

E ai surge uma nova discussão: até que ponto opiniões pessoais dos artistas sobre trabalhos não podem ser expostas publicamente? E mais: autor pode “punir” o artista com o esvaziamento de seu personagem? Questões delicadas que esbarram nas vaidades, egos, poderes, apostas e relações pessoais. No caso de Vale Tudo, dá até para entender que Odete Roitman hipnotizou a todos, até mesmo a autora. Mas, isso não justifica tirar o brilho da protagonista. Além disso, compreensível a insatisfação de Taís Araújo, mas o tema deve, inicialmente, ganhar as esferas da empresa para, somente depois, chegar ao público.

Pelo visto, o compliance da Globo terá muito trabalho.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

A Praça é Nossa reúne os maiores nomes do humor em especial

Golias, Nair Bello, Hebe Camargo, Ary Toledo e Jô Soares serão homenageados em edição que resgatará momentos emblemáticos

Suely Franco é a grande estrela de Dona de Mim

Veterana brilhou num elenco de grande estrelas, como Tony Ramos, Claudia Abreu e Marcello Novaes

Metas e realizações é o tema do programa de Amanda Françozo

Os especialistas convidados do De Papo com Amanda Françozo...

Veja também

Histórias de superação é tema do programa de Amanda Françozo

Neste sábado (18), às 19h30, Amanda Françozo vai receber,...

Aparecida Sertaneja comemora aniversário com Sula Miranda

Com 35 anos de carreira, Sula Miranda começou na...

Futebol salvou tarde da Globo que vinha muito mal com Pipoca da Ivete

O Pipoca da Ivete continua sofrendo com a concorrência...

TV Aparecida grava documentário no Suriname

A TV Aparecida exibe na próxima quinta-feira (24/8), às 21h, mais...

Globo perde audiência na manhã. Band ultrapassa SBT à tarde!

A Globo registrou uma ligeira queda de audiência em...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading