Beleza Fatal é um dos grandes acertos desse início do ano. A novela da Max conquistou o público com uma história muito bem amarrada e belíssimas interpretações. Esse sucesso já levou muitos profissionais da Globo a defenderem a importância de uma grande discussão sobre o futuro da dramaturgia na emissora. Beleza Fatal ganhará a tela da Band. Cortes acontecerão?
Outra discussão nesse Vannucci Responde é sobre a crise nas novelas da Globo. Será que a cultura woke tirou público da emissora.
Vannucci, como será a aceitação do público à novela ‘Beleza Fatal’ na TV aberta diante das cenas de nudez e sexo? Corre o risco da Band censurar algumas cenas?
@VANESSAOVIEIRA
Vanessa, a Band terá que fazer ajustes para adequar Beleza Fatal à TV aberta, afinal existem orientações para as faixas de exibição. Assisti aos capítulos com esse olhar também para encontrar onde serão os possíveis cortes. A nudez relacionada aos procedimentos estéticos acho que está dentro do contexto e não precisa ser cortada.
Ajustes para as diversas plataformas serão realidade na produção do audiovisual, uma vez que novelas, séries, filmes, minisséries, novelas de curta duração e melodramas serão realizadas para atenderem às diversas telas de exibição. Alguns autores até indicam o que já pode ser cortado na TV aberta.
Explicação para crise nas novelas?
Vannucci, você acha que a absorção da cultura Woke pela Globo tem atrapalhado a audiência da programação, principalmente das novelas?
MARÍLIA BLINI
Marília, essa é uma longa discussão. A palavra Woke em inglês significa acordei e atualmente utilizada para identificar um movimento que buscar combater a desigualdade racial. Para um grupo, isso é muito importante. Para outro, algo que deve ser evitado. O fato é que os produtores de conteúdo (seja ele para a internet cinema, TV aberta, TV fechada, streaming) possuem uma responsabilidade muito grande com o que levam até o público. Não podemos negar que o audiovisual nos educa, transforma e aponta mudanças de comportamento. E também estabelecem preconceitos e perpetuam posturas inadequadas.
A Globo entende que tem um papel importante no combate aos preconceitos, ao racismo e às desigualdades. A dramaturgia sempre tratou desses temas, mas não de uma forma mais clara. Tudo isso passava pelos núcleos secundários e dificilmente novelas protagonizadas por artistas negros. Isso mudou e atualmente representa melhor nossa população. Além disso, a emissora tenta fugir de alguns estereótipos.
Ao adotar esta postura, a Globo atende a um público que dificilmente se via representado em sua programação. Ou, quando se enxergava, era coadjuvante ou figurante. Entretanto, também afastou um telespectador mais ligado aos movimentos políticos mais conservadores. São pessoas que entendem ocorrer um exagero na postura da Globo. Com o tempo haverá um equilíbrio.
O que os números mostram
Entretanto, as pesquisas apontam que não houve uma grande transferência desse público para a Record ou SBT, não associados a um olhar Woke. Esses telespectadores que saíram da Globo foram para os serviços de streaming e Youtube e consomem séries mais ousadas do que as novelas da Globo.
Conversei com alguns executivos de TV e plataformas digitais e todos afirmam que ainda precisamos de tempo para entender toda essa movimentação. Ao mesmo tempo, lembram que nos Estados Unidos muitos produtores de conteúdo, emissoras de TV e estúdios de cinema começaram a rever suas posturas ligadas ao movimento woke.
Mudanças e por onde andam
Vannucci, é verdade que o SBT vai mudar a canopla do seu microfone e um pouco do selo?
@DUDAPALHETA
Duda, mudará sim. O alto comando da emissora só não decidiu se altera agora em março, quando entra no ar a nova grade, ou em agosto, no mês de aniversário do SBT. Até onde sei, quem defende que aconteça agora diz que, desta forma, o SBT mostra que chegou com tudo novo. Vamos aguardar!
Vannucci, por onde o autor Antônio Calmon, o único que escreveu novela de vampiros? E o Carlos Lombardi, pode voltar a Globo com alguma sinopse?
@RUBENSLIMA
Antônio Calmon se afastou da televisão e, pelo que sei, está curtindo a vida em Copacabana, no Rio de Janeiro. Ele escreveu recentemente um livro, um romance policial. Em 2017, quase assinou contrato com a Record.
Carlos Lombardi assinou recentemente o roteiro de Mamonas Assassinas – A Série para a Record. Ele também apresentou uma sinopse para a TV Globo, mas a história não teve o sinal verde.
Este é o Vannucci Responde, versão em texto aqui para o site. Deixe seu comentário e perguntas. Se preferir, pode mandar também através das redes sociais @javannucci ou lá no Canal do Vannucci no Youtube.
Estou esperando.