Nesta quarta-feira (21/1), José Luiz Datena deu ele mesmo a notícia durante uma entrada ao vivo no programa A Tarde é Sua, da colega de emissora Sônia Abrão: vai deixar a RedeTV!. O jornalista voltou ao canal em junho de 2025 para apresentar o Brasil do Povo. Na mesma emissora, o jornalista já havia atuado por apenas dois meses em 2002.
Datena, que impactou Sônia Abrão com a notícia, disse que a decisão foi em comum acordo com o dono da RedeTV, Amílcare Dalevo. O apresentador disse ainda que o motivo de sua decisão deve-se ao fato de estar cansado da dura rotina de programas diários, com duas horas no ar. Contou também que está indo para um novo desafio, um programa de entrevistas. No ar, ele não disse para onde está indo, mas sabe-se que o jornalista foi contratado pela EBC para apresentar um programa diário na rádio Nacional.
Vale lembrar que em dezembro Datena passou por um procedimento no coração em um hospital em São Paulo. Segundo ele próprio informou na ocasião em uma rede social, a situação era “muito grave”. Mas ficou bem após a colocação de stents no coração. Provavelmente a decisão de tirar o pé do acelerador veio após o problema.
“É apenas um até logo.. Eu tô cansado de fazer um programa à tarde todos os dias… estou partindo para outra tentativa, fazer programa, mas com outra intensidade…fazer um programa de entrevistas…”, explicou Datena, que deve permnecer na RedeTV só até o final de janeiro.
Datena ainda rasgou elogios à RedeTV e se emocionou:
“Torço pela RedeTV, sou muito grato a todos aqui”, disse, completando: “estou começando a ficar emocionado e não posso, pois tenho seis stents”.
Trajetória profissional
Um dos nomes mais respeitados do jornalismo brasileiro, José Luiz Datena estreou em junho de 2025 na RedeTV!, apresentando o “Brasil do Povo”, nas tardes da emissora.
Foi a segunda passagem de José Luiz Datena pela RedeTV!. Ele também já havia atuado na emissora em 2002, durante apenas dois meses, como titular do vespertino Repórter Cidadão. Ele ainda conta com passagens marcantes pela Band, no Brasil Urgente durante praticamente 20 anos, e pela Record, em onde fez o Cidade Alerta e teve sua primeira oportunidade no entretenimento, liderando o game show No Vermelho. E, entre dezembro de 2024 e maio de 2025, apresentou o extinto jornal Tá na Hora, do SBT.
