O último Programa Raul Gil diz muito sobre o SBT em 2024. Este foi um ano de grande reestruturação na emissora, que não ficou restrita a um novo organograma, com a saída de diretores e executivos ligados a Silvio Santos. As mudanças chegaram também no vídeo, afinal, alguns artistas que estiveram ao lado do maior apresentador do país também deixaram a emissora.
Há um novo olhar artístico. O SBT antigo que você assistiu nas últimas décadas começou a dar lugar a uma nova emissora. Neste ano, apostas que não funcionaram e outras que deram certo resultado. Mas, independente do que entrou e saiu na grade, em 2024 o SBT tentou se reinventar e mostrar um lado mais moderninho com apresentadores mais jovens e dinâmicas inspiradas na internet.
Neste fim de semana, o Programa Raul Gil chegou ao final no SBT. “Estamos encerrando o programa de 2024. O último Programa Raul Gil no SBT”, disse o apresentador visivelmente emocionado. Foram 14 anos na emissora, com longos períodos na vice-liderança e bom faturamento. Entretanto, nos últimos anos, assim como várias outras atrações, perdeu força e viu os números caírem.
Horário local como consolo?
Em março de 2024, com a estreia da nova grade, o Programa Raul Gil cedeu espaço para o Circo do Tiru, uma das novidades, mas que não alterou muito a audiência desta faixa. A atração comandada por Tirulipa continuou atrás do Cidade Alerta e, em vários momentos, viu o Brasil Urgente grudar em sua audiência. Entretanto, com Silvio Santos ainda vivo e, portanto, com um acordo ainda válido, Raul Gil ganhou uma faixa local no início da tarde de sábado. Talvez o anúncio no Domingão com Huck do desejo de Raul Gil se aposentar tenha acelerado todo esse processo.
“A família Abravanel nos acolheu sempre com muito amor e carinho. Agradeço ao meu patrão, meu amigo, meu colega, uma pessoa que me ensinou muito as coisas da vida quando eu iniciei minha carreira”.
O fim do Programa Raul Gil no SBT encerra a era dos grandes apresentadores de programas de auditório. Ele era o único representante daquela turma que entrou para a televisão enquanto a TV ainda engatilhava no Brasil. Sua carreira como cantor começou em 1957 no Calouros Toddy, da TV Paulista. Dez anos depois, estreava no comando de seu programa, Raul Gil Room, na TV Excelsior. Em 1973, entrou no ar o Programa Raul Gil, que passou pela Record, Tupi, TV Rio, Band, Rede Manchete e SBT.
O SBT de 2024 é só mais um exemplo de que a televisão brasileira já não é aquela que muitos de nós assistiram. Estamos numa grande transformação: saída de alguns; chegada de outros.
LEIA MAIS