O brasileiro já passa mais tempo assistindo a vídeos em APPs e serviços de streaming do que acompanhando a programação da TV. O digital registrou em janeiro quase que o dobro do tempo médio de consumo da televisão linear (aberta e paga). É o que aponta o levantamento Cross Platform View, estudo da Kantar Ibope a partir da medição em roteadores de internet doméstica. No primeiro mês de 2026, o brasileiro gastou em média 4h47 por dia com conteúdo digital e apenas com 2h53 com os programas oferecidos pela televisão. Importante destacar que o Brasil permanece entre os países que mais assiste TV no mundo.
O mesmo levantamento aponta que o digital ampliou sua presença no Brasil e fechou janeiro com 39,4% de participação de mercado. Já a televisão linear ficou com 60,6% de share. Em dezembro de 2025, esse placar já preocupava alguns executivos da TV aberta: 37,2% para o streaming contra 62,8% para a televisão. Uma movimentação de 6% a favor do digital.
Ranking da audiência
A Globo continua líder de audiência em todo Brasil. Em janeiro, de acordo com o Cross Platform View, a emissora conquistou 23,59% do público. Em segundo lugar, o Youtube com 16,90% do mercado de audiovisual brasileiro. O ranking continua com a Record em terceiro lugar com 7,61%, seguida pela TV Paga com 5,06% e o SBT com 4,95% de share.
A Netflix ocupa a sexta posição desse ranking com 4,56% do mercado de audiovisual brasileiro. O TikTok não está muito londe na sétima posição e garante 4,01% do público. O Globoplay segura a oitava posição desse ranking com 1,53% de share. É uma participação pequena, mas o único streaming 100% brasileiro. Além disso, o Prime Video fechou janeiro com 0,96% de share e Claro TV+ fecha o Top 10 de consumo de vídeos com 0,56% do mercado brasileiro.
Cross Platform View
A Cross Platform View é um levantamento mensal da Kantar Ibope a partir dos roteadores instalados em residências. Através deste método são contabilizados o consumo de vídeo na TV Linear (aberta + paga) e em plataformas de vídeo. O +SBT, Claro TV, Disney+, Globoplay e HBO Max fazem parte dessas plataformas medidas. Assim como a Netflix, Paramount+, RecordPlus, Pluto TV, Prime Vídeo, Samsung TV Plus, Twitch, TikTok, UOL Play e Youtube.
É importante ressaltar que não é contabilizado o consumo de vídeo fora de casa através da internet no celular. Essa pesquisa foi obtida pelo Canal do Vannucci junto a fontes do mercado.
