A Globo vai estrear ainda neste ano seus primeiros microdramas, novelas curtas e verticais ideais para as redes sociais e que atendem a um público mais jovem. A ideia é integrar a TV aberta ao digital e, assim, produzir um conteúdo transmídia. ‘Tudo por uma Segunda Chance’ é a primeira aposta e vai surgir dentro do universo de Dona de Mim. História criada por Rodrigo Larrance e tem 50 episódios de 2 a 3 minutos e tará o jovem empresário Lucas Trajano como protagonista. Ele é herdeiro de uma das maiores fortunas de São Paulo e está prestes a se casar com sua namorada de infância. Entretanto, a invejosa Soraia, que nutre uma paixão secreta por Lucas, fará de tudo para conquistá-lo e ficar com sua fortuna.
‘Tudo por uma Segunda Chance’ ocupará as redes sociais da Globo e será uma febre em Dona de Mim. Sim, na novela de Rosane Svartman, os principais personagens jovens acompanharão o microdrama, que terá o capítulo publicado assim que entrar no ar na TV aberta como cena do folhetim das 19 horas. É a dramaturgia na dramaturgia, uma plataforma sustentando a outra. “Essa nova iniciativa busca expandir o universo criativo das nossas novelas no ambiente digital. Nossa estratégia une a programação linear, com seu alcance de massa, às camadas digitais, e criam uma lógica de engajamento contínuo da audiência, ampliando os pontos de conexão do público com nossas histórias e personagens”, explica Leonora Bardini, diretora da TV Globo.
Parceria com Formata
Em dezembro, o Globoplay lança ‘Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário’, produzido pela Formata e que terá Gustavo Mioto como protagonista. O microdrama também terá 50 episódios, mas com duração de até dois minutos. Os seis primeiros episódios disponibilizados gratuitamente no Globoplay e no YouTube. Entretanto, depois, somente para assinantes do serviço de streaming para consumo mobile. O microdrama conta a história da cantora Cindy, que se apaixona por Diego, um misterioso milionário que finge ser músico e pobre para conquistá-la.
A Globo mostrará durante o Upfront Globo como será o modelo de patrocínio, inserção de marca e ações em redes sociais. Aliás, a produção de vídeos curtos G1, Ge, Gshow e Receitas terá destaque especial no evento.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Verdade Zé. Li sobre isso da Globo preparar terreno para novas experiências narrativas e, dessa vez, apostará no formato de microdrama. A estreia em Dona de Mim, parece acertada, já que tem uma pegada e público jovem crescente. Interessante e corajosa a atitude da Glo, já que produção que marca a primeira iniciativa da emissora nesse modelo mais ágil e fragmentado, pensado para dialogar com a forma como o público consome ficção hoje, entre telas, no ritmo acelerado das redes e do streaming. A proposta indica não apenas um teste de linguagem, mas também um sinal de como a Globo busca diversificar seu catálogo, expandindo a dramaturgia tradicional para formatos que misturam novela, série curta e conteúdo digital. É a dona Glo incansável no mercado!