Eternamente Apaixonados teve apenas cinco capítulos exibidos pelo SBT. E vai parar por aí. O alto comando da emissora resolveu não esperar muito mais para tirar do ar a trama que derrubou a faixa das 17h45. A partir de segunda-feira o Tá na Hora ganhará mais 45 minutos e ocupará o espaço aberto pelo cancelamento da trama mexicana. As poucas pessoas que acompanhavam a novela poderão assisti-la no +SBT.
Questionado pela Coluna do Vannucci, a Comunicação do SBT informou que “planejamos o lançamento dos primeiros capítulos na TV aberta e agora o público poderá maratonar no +SBT todos os capítulos da novela”. Entretanto, esse não foi o discurso dos diretores da emissora durante a coletiva de imprensa para anunciar a grade 2025. Aliás, até o momento não existe previsão para a estreia do Aqui Agora, SBT Repórter e No Alvo.
Números muito abaixo do esperado
A aposta no dorama O Meu Amor das Estrelas e na novela mexicana Eternamente Apaixonados aconteceu após pesquisa realizada com os fãs do SBT. O alto comando da emissora entendeu que o telespectador desejava um conteúdo mais leve, dramaturgia no final da tarde e a volta de um infantil. Até agora, o Bom Dia & Cia não conseguiu trazer de volta para a TV aberta uma quantidade suficiente de crianças para garantir sua audiência. Na Anhanguera há quem afirme que a atração comandada por Patati e Patatá subiu no telhado. \
Mas, o pior cenário aparece justamente com Eternamente Apaixonados. Com a novela mexicana no ar, o SBT viu a Band passar à sua frente e, como consequência, a distância com a Record aumentar. De acordo com números consolidados do Kantar Ibope, obtidos junto a fontes do mercado, Eternamente Apaixonados estreou na segunda-feira (9/6) com 2,5 de média e 4,3% de share. Na terça-feira (10/6) caiu para 1,4 de média e 2,6% de share. Na quarta-feira (11/6), a audiência subiu para 1,6 pontos e 2,9% de share e na quinta-feira (12/6) para 2,0 de média e 3,6% de share. A audiência é muito baixa e não dá sinais de que mudará.
Repercussão dentro e fora do SBT
A situação constrangedora da audiência do SBT com as novidades repercutiu nas concorrentes e no mercado da comunicação, incluindo publicitários. Na Anhanguera ninguém fala abertamente, mas a maioria reconhece que o novo alto comando da emissora não tem acertado nas últimas decisões. Até mesmo diretores e produtores muito próximos à família Abravanel enxergam essa fragilidade na grade. “Mas não serei eu quem falará para a Daniela que não dará certo e que o entorno dela está totalmente equivocado”, disse uma fonte do Canal do Vannucci que trabalha no SBT há um bom tempo.
Nas concorrentes e no mercado publicitário são muitos os que demonstram preocupação com o atual cenário do SBT. Eles acreditam que Daniela Beyruti precisa ter ao seu lado profissionais com mais tempo, experiência e conhecimento de televisão ao invés de pessoas alinhadas com pensamentos religiosos ou apaixonadas pelo veículo.
Há também quem demonstre certa preocupação com a instabilidade da grade, que já mudou diversas vezes. Além disso, não caiu bem no mercado anunciar oficialmente as novidades e, depois, aditar, mudar ou cancelar os programas. Ou seja, o desafio do SBT vai muito além de recuperar a audiência. É necessário ter uma equipe que, mais do que sorrisos, frases motivadoras e muita fé no sucesso, consiga realmente alinhavar melhor as ideias e peneirar as sugestões dos fãs.
Desde o início de 2024, o SBT tenta diversas estratégias para conquistar público e voltar a brigar em audiência com a Record. Mas, pelo que se vê, ainda não será neste ano.