InícioColunasColuna do VannucciEternamente Apaixonados escancara dificuldade do SBT com a grade da tarde

Eternamente Apaixonados escancara dificuldade do SBT com a grade da tarde

Novela mexicana deixará a TV aberta e ficará disponível no +SBT

Eternamente Apaixonados teve apenas cinco capítulos exibidos pelo SBT. E vai parar por aí. O alto comando da emissora resolveu não esperar muito mais para tirar do ar a trama que derrubou a faixa das 17h45. A partir de segunda-feira o Tá na Hora ganhará mais 45 minutos e ocupará o espaço aberto pelo cancelamento da trama mexicana. As poucas pessoas que acompanhavam a novela poderão assisti-la no +SBT.

Questionado pela Coluna do Vannucci, a Comunicação do SBT informou que “planejamos o lançamento dos primeiros capítulos na TV aberta e agora o público poderá maratonar no +SBT todos os capítulos da novela”. Entretanto, esse não foi o discurso dos diretores da emissora durante a coletiva de imprensa para anunciar a grade 2025. Aliás, até o momento não existe previsão para a estreia do Aqui Agora, SBT Repórter e No Alvo.

Números muito abaixo do esperado

A aposta no dorama O Meu Amor das Estrelas e na novela mexicana Eternamente Apaixonados aconteceu após pesquisa realizada com os fãs do SBT. O alto comando da emissora entendeu que o telespectador desejava um conteúdo mais leve, dramaturgia no final da tarde e a volta de um infantil. Até agora, o Bom Dia & Cia não conseguiu trazer de volta para a TV aberta uma quantidade suficiente de crianças para garantir sua audiência. Na Anhanguera há quem afirme que a atração comandada por Patati e Patatá  subiu no telhado. \

Mas, o pior cenário aparece justamente com Eternamente Apaixonados. Com a novela mexicana no ar, o SBT viu a Band passar à sua frente e, como consequência, a distância com a Record aumentar. De acordo com números consolidados do Kantar Ibope, obtidos junto a fontes do mercado, Eternamente Apaixonados estreou na segunda-feira (9/6) com 2,5 de média e 4,3% de share. Na terça-feira (10/6) caiu para 1,4 de média e 2,6% de share. Na quarta-feira (11/6), a audiência subiu para 1,6 pontos e 2,9% de share e na quinta-feira (12/6) para 2,0 de média e 3,6% de share. A audiência é muito baixa e não dá sinais de que mudará.

Repercussão dentro e fora do SBT

A situação constrangedora da audiência do SBT com as novidades repercutiu nas concorrentes e no mercado da comunicação, incluindo publicitários. Na Anhanguera ninguém fala abertamente, mas a maioria reconhece que o novo alto comando da emissora não tem acertado nas últimas decisões. Até mesmo diretores e produtores muito próximos à família Abravanel enxergam essa fragilidade na grade. “Mas não serei eu quem falará para a Daniela que não dará certo e que o entorno dela está totalmente equivocado”, disse uma fonte do Canal do Vannucci que trabalha no SBT há um bom tempo.

Nas concorrentes e no mercado publicitário são muitos os que demonstram preocupação com o atual cenário do SBT. Eles acreditam que Daniela Beyruti precisa ter ao seu lado profissionais com mais tempo, experiência e conhecimento de televisão ao invés de pessoas alinhadas com pensamentos religiosos ou apaixonadas pelo veículo.

Há também quem demonstre certa preocupação com a instabilidade da grade, que já mudou diversas vezes. Além disso, não caiu bem no mercado anunciar oficialmente as novidades e, depois, aditar, mudar ou cancelar os programas. Ou seja, o desafio do SBT vai muito além de recuperar a audiência. É necessário ter uma equipe que, mais do que sorrisos, frases motivadoras e muita fé no sucesso, consiga realmente alinhavar melhor as ideias e peneirar as sugestões dos fãs.

Desde o início de 2024, o SBT tenta diversas estratégias para conquistar público e voltar a brigar em audiência com a Record. Mas, pelo que se vê, ainda não será neste ano.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Filho de Gugu terá reality no domingo da Record

João Augusto participará de quadro no Domingo Espetacular para mostrar o início de uma carreira na televisão

Audiência consolidada: domingo, 19 de outubro

Confira a média da audiência dos programas exibidos em São Paulo no domingo, 19 de outubro

Carrapicho homenageia a Amazônia no Aqui Tem Nordeste

Na terça-feira (21), às 19h30, o Aqui Tem Nordeste...

Domingo Legal conquista primeiro lugar em quatro estados

Programa comandado por Celso Portiolli chegou em primeiro lugar em São Paulo, Goiânia, Vitória e Fortaleza

Publicações relacionadas

Sabor de Vida apresenta receitas coreanas e inglesas nesta edição

Neste domingo (25), às 13h, chef Leonardo Roncon, em...

Expedições ao Sagrado enfoca a história do cristianismo em Malta

Nesta quinta-feira (29), às 22h, o Expedições ao Sagrado...

MANIA DE VOCÊ: Luma quer restaurante de Viola para mentir pra amiga

SEGUNDA-FEIRA, 7 DE OUTUBRO Mavi e Luma ficam frente a...

Vera Fischer está no radar da Globo para novas novelas

TV Globo quer artistas mais conhecidos e consagrados de volta às novelas

Final de A Fazenda quase dobra noite da Record!

O último episódio de A Fazenda 15 praticamente dobrou...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

1 COMENTÁRIO

  1. Olha, gente, eu vou falar uma coisa aqui, e pode doer, mas é a mais pura verdade! Chega, né, SBT? Pelo amor de Deus, larga de mão essa agonia, essa fixação doentia de querer passar a Record a qualquer custo! Parece briga de vizinho, uma coisa pequena, que não te leva a lugar nenhum!
    Aliás, o único lugar que essa estrada te leva é a se tornar uma sombra pálida da sua concorrente. Uma cópia mal-acabada, sem alma, sem identidade! E o público percebe, o público não é bobo!
    Vamos cair na real? Nesse cenário de hoje, com a economia como está, com o dinheiro contado, a única emissora que ainda tem bala na agulha para ser “para todo mundo”, para ser generalista, é a Globo! Ponto final! É uma realidade do mercado, não adianta dar murro em ponta de faca!
    Para as outras, o caminho da glória, o caminho do sucesso, é outro! É encontrar o seu povo, a sua turma, o seu grande nicho! É ali que mora o ouro! E o SBT, mais do que ninguém, precisa entender isso!
    Então, meu recado vai direto para a Anhanguera: parem de olhar para o quintal da Record e comecem a cuidar da própria casa! Resgatem o DNA que só vocês têm! Cadê a alegria, a irreverência, a programação para a família que sempre foi a sua marca registrada? É isso que o povo quer ver!
    Quando vocês voltarem a ser o SBT de verdade, com a sua cara, com a sua essência, o resultado virá como consequência! O povo vai se engajar, vai se apaixonar de novo. E com o povo do seu lado, o Ibope sobe, a audiência explode e os anunciantes, ah, meus queridos… eles virão correndo fazer fila na sua porta! Acorda, SBT!

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading