InícioColunasColuna do VannucciEternamente Apaixonados escancara dificuldade do SBT com a grade da tarde

Eternamente Apaixonados escancara dificuldade do SBT com a grade da tarde

Novela mexicana deixará a TV aberta e ficará disponível no +SBT

Eternamente Apaixonados teve apenas cinco capítulos exibidos pelo SBT. E vai parar por aí. O alto comando da emissora resolveu não esperar muito mais para tirar do ar a trama que derrubou a faixa das 17h45. A partir de segunda-feira o Tá na Hora ganhará mais 45 minutos e ocupará o espaço aberto pelo cancelamento da trama mexicana. As poucas pessoas que acompanhavam a novela poderão assisti-la no +SBT.

Questionado pela Coluna do Vannucci, a Comunicação do SBT informou que “planejamos o lançamento dos primeiros capítulos na TV aberta e agora o público poderá maratonar no +SBT todos os capítulos da novela”. Entretanto, esse não foi o discurso dos diretores da emissora durante a coletiva de imprensa para anunciar a grade 2025. Aliás, até o momento não existe previsão para a estreia do Aqui Agora, SBT Repórter e No Alvo.

Números muito abaixo do esperado

A aposta no dorama O Meu Amor das Estrelas e na novela mexicana Eternamente Apaixonados aconteceu após pesquisa realizada com os fãs do SBT. O alto comando da emissora entendeu que o telespectador desejava um conteúdo mais leve, dramaturgia no final da tarde e a volta de um infantil. Até agora, o Bom Dia & Cia não conseguiu trazer de volta para a TV aberta uma quantidade suficiente de crianças para garantir sua audiência. Na Anhanguera há quem afirme que a atração comandada por Patati e Patatá  subiu no telhado. \

Mas, o pior cenário aparece justamente com Eternamente Apaixonados. Com a novela mexicana no ar, o SBT viu a Band passar à sua frente e, como consequência, a distância com a Record aumentar. De acordo com números consolidados do Kantar Ibope, obtidos junto a fontes do mercado, Eternamente Apaixonados estreou na segunda-feira (9/6) com 2,5 de média e 4,3% de share. Na terça-feira (10/6) caiu para 1,4 de média e 2,6% de share. Na quarta-feira (11/6), a audiência subiu para 1,6 pontos e 2,9% de share e na quinta-feira (12/6) para 2,0 de média e 3,6% de share. A audiência é muito baixa e não dá sinais de que mudará.

Repercussão dentro e fora do SBT

A situação constrangedora da audiência do SBT com as novidades repercutiu nas concorrentes e no mercado da comunicação, incluindo publicitários. Na Anhanguera ninguém fala abertamente, mas a maioria reconhece que o novo alto comando da emissora não tem acertado nas últimas decisões. Até mesmo diretores e produtores muito próximos à família Abravanel enxergam essa fragilidade na grade. “Mas não serei eu quem falará para a Daniela que não dará certo e que o entorno dela está totalmente equivocado”, disse uma fonte do Canal do Vannucci que trabalha no SBT há um bom tempo.

Nas concorrentes e no mercado publicitário são muitos os que demonstram preocupação com o atual cenário do SBT. Eles acreditam que Daniela Beyruti precisa ter ao seu lado profissionais com mais tempo, experiência e conhecimento de televisão ao invés de pessoas alinhadas com pensamentos religiosos ou apaixonadas pelo veículo.

Há também quem demonstre certa preocupação com a instabilidade da grade, que já mudou diversas vezes. Além disso, não caiu bem no mercado anunciar oficialmente as novidades e, depois, aditar, mudar ou cancelar os programas. Ou seja, o desafio do SBT vai muito além de recuperar a audiência. É necessário ter uma equipe que, mais do que sorrisos, frases motivadoras e muita fé no sucesso, consiga realmente alinhavar melhor as ideias e peneirar as sugestões dos fãs.

Desde o início de 2024, o SBT tenta diversas estratégias para conquistar público e voltar a brigar em audiência com a Record. Mas, pelo que se vê, ainda não será neste ano.

Últimas

Três Graças: Arminda é cruel com filho e tenta eliminar Joélly

Jantar com Raul, Joélly e Jorginho quase terminará em tragédia

Conversa entre Sonia Abrão e SBT preocupa muitas pessoas na RedeTV

Notícia veiculada por Flavio Ricco aponta que apresentadora e diretores do SBT estão em conversas bem adiantadas e animadas

Mãe tem mais do que o dobro da audiência do SBT

Novela termina no dia 23 de fevereiro e será substituída por Coração de Mãe

Veja também

João Moreno e Mariano cantam no Aparecida Sertaneja

No Aparecida Sertaneja desta segunda-feira (26), às 19h30, Mariangela...

Minicurso do Santa Receita traz dicas para a ceia de Natal

Neste mês de dezembro, o Santa Receita da TV...

SBT News começa a virar realidade sob olhar atento de Daniela Beyruti

Fábio Faria será responsável pela implantação do canal, mas não fará gestão no novo investimento do SBT

Anitta é destaque em teaser de 7ª temporada de Elite

Em novo teaser da 7ª temporada de Elite, divulgado...

Três Graças grava externas no Terminal Bandeira. Veja fotos

Trabalhos neste sábado reuniram os atores Sophie Charlotte e Amauri Lourenzo num dos terminais de ônibus mais movimentados de São Paulo

Otávio Augusto e Gabriel são atrações do Aparecida Sertaneja

No Aparecida Sertaneja desta segunda-feira (20/5), às 19h30, Mariangela...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

1 COMENTÁRIO

  1. Olha, gente, eu vou falar uma coisa aqui, e pode doer, mas é a mais pura verdade! Chega, né, SBT? Pelo amor de Deus, larga de mão essa agonia, essa fixação doentia de querer passar a Record a qualquer custo! Parece briga de vizinho, uma coisa pequena, que não te leva a lugar nenhum!
    Aliás, o único lugar que essa estrada te leva é a se tornar uma sombra pálida da sua concorrente. Uma cópia mal-acabada, sem alma, sem identidade! E o público percebe, o público não é bobo!
    Vamos cair na real? Nesse cenário de hoje, com a economia como está, com o dinheiro contado, a única emissora que ainda tem bala na agulha para ser “para todo mundo”, para ser generalista, é a Globo! Ponto final! É uma realidade do mercado, não adianta dar murro em ponta de faca!
    Para as outras, o caminho da glória, o caminho do sucesso, é outro! É encontrar o seu povo, a sua turma, o seu grande nicho! É ali que mora o ouro! E o SBT, mais do que ninguém, precisa entender isso!
    Então, meu recado vai direto para a Anhanguera: parem de olhar para o quintal da Record e comecem a cuidar da própria casa! Resgatem o DNA que só vocês têm! Cadê a alegria, a irreverência, a programação para a família que sempre foi a sua marca registrada? É isso que o povo quer ver!
    Quando vocês voltarem a ser o SBT de verdade, com a sua cara, com a sua essência, o resultado virá como consequência! O povo vai se engajar, vai se apaixonar de novo. E com o povo do seu lado, o Ibope sobe, a audiência explode e os anunciantes, ah, meus queridos… eles virão correndo fazer fila na sua porta! Acorda, SBT!