InícioColunasColuna do VannucciFinal de Vale Tudo prova que Manuela Dias não ouviu Silvio de...

Final de Vale Tudo prova que Manuela Dias não ouviu Silvio de Abreu

Autora da nova versão de Vale Tudo não explicou como Odete ressuscitou e quem realmente a ajudou num plano totalmente desconhecido pelo público

Passadas a euforia para alguns e a decepção para outros, o final de Vale Tudo merece uma análise mais fria e com o distanciamento necessário do calor das revelações. Nem mesmo Manuela Dias conseguiu escapar da paixão por Odete Roitman. O brilhantismo de Débora Bloch na condução da vilã levou o telespectador e a própria autora a um final que prova que personagens possuem vida própria.

Atender ao anseio de parte do público não é um crime. Muito pelo contrário, princípio básico de uma obra aberta como já vimos em inúmeras novelas de sucesso. Mas, para manter Odete Roitman viva é fundamental ter a coerência para justificar que um tiro que atravessou o corpo da empresária e provocou um grande sangramento não foi fatal. Voltar à vida dentro de uma ambulância não pode acontecer apenas um passe de mágica. O público merece entender como ela ficou horas no quarto do hotel para a perícia levantar informações sem mostrar que respirava ou sentia dores causadas pela bala que atravessou seu corpo.

É preciso voar, mas com lógica

Novela é ficção, todos sabemos. E, como diz Glória Perez, precisamos voar. Mas, até para soltar a imaginação e embarcar nos prazeres de uma boa narrativa, fundamental ter lógica e explicar ao telespectador. Odete estava com colete a prova de balas? Depois da discussão com Heleninha chamou algum segurança ou acionou o Secretário de Segurança? Freitas já estava combinado com ela? Consuelo desviou dinheiro para a milionária viver feliz em Paris? Afinal, Odete não é aquela pessoa que abrirá mão do luxo, dinheiro e poder para viver anonimamente no exterior. Tantas perguntas sem respostas. Tantas incoerências simplesmente para uma frase lacradora no final da novela: “Odete Roitman sempre volta”.

Assim como Glória Perez nos ensina a voar e não ser tão rígidos com as novelas, Silvio de Abreu sempre nos mostrou que o final de uma história precisa ser justificado durante todo o tempo. A Próxima Vítima foi um grande sucesso em 1995. Assim como agora, o público tentava descobrir um grande mistério: quem era o serial killer que eliminava suas vítimas a partir do horóscopo chinês? Antes disso, todos tentavam antecipar quem seria a próxima vítima. No último capítulo a revelação com direito a cenas exibidas durante toda a novela para mostrar que as pistas estavam lá o tempo todo. Parece que Manuela Dias faltou a esta aula.

A sensação que dá é que Manuela Dias não tinha certeza do final da novela e se levou pelo calor da paixão por Odete
Roitman. Marco Aurélio ser o “assassino” foi a escolha certeira, principalmente porque, canalha que é, deixou sua ex-mulher levar o peso de uma nova morte que não provocou. Mas, ressuscitar a vilã virou brincadeira mau gosto. A frustração de parte do telespectador acontece porque ele ficou com a sensação de que a autora menosprezou nossa inteligência.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Vale Tudo termina com provocações e tornozeleiras eletrônicas

Novela deixou para o último capítulo diálogo sobre o que funciona no Brasil e provocações aos políticos e poderosos

As falhas e derrapadas do penúltimo capítulo de Vale Tudo

Público percebeu apostas erradas para cenas importantes do penúltimo capítulo de Vale Tudo

Você Bem Melhor relata diagnóstico que levou anos para ser revelado

Em mais um caso clínico pessoal de complicado diagnóstico,...

Publicações relacionadas

Os motivos dos suspeitos do fim trágico de Odete Roitman

Vários personagens possuem motivos para assassinar a vilã de Vale Tudo.

A Fazenda 15 mostra elenco afiado e chato

A pré-estreia de A Fazenda 15 na noite desta...

Record chega aos 70 anos! Seus melhores momentos vieram da ousadia!

Record completa nesta quarta-feira 70 anos de atividades. A...

Hoje em Dia cresce na disputa pelas manhãs

Revista eletrônica da Record ampliou vantagem em relação ao Primeiro Impacto
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading