Em 1988, Alcides Nogueira apresentou uma sinopse à Globo com o título de Amor Perfeito, e mesmo com boa aceitação interna o projeto foi declinado. 11 anos depois o projeto voltou a ser cogitado, porém a emissora escalou Gilberto Braga para escrever junto a Alcides. Nascia aí Força de um Desejo, uma novela que reuniu um elenco estelar e contou com nomes de peso da época: Malu Mader, Fábio Assunção, Claudia Abreu, Reginaldo Faria, Denise Del Vecchio, Lavínia Vlasak, Selton Mello, Paulo Betti e também, a participação mais que especial de Sônia Braga. Mesmo sendo uma das protagonistas, Claùdia Abreu foi o último nome a ser escalado e sua Olivia entrou no meio da trama.
Exibição em 99
A trama tinha como missão elevar os índices de audiência que sua antecessora, Pecado Capital, não conseguiu alcançar. Em 09/05/1999, a trama estreou às 18h com todo o requinte que os anos retratados na trama pediam. Porém, mesmo com todo luxo e requinte, os índices ficaram abaixo do esperado, mas isso não afetou a produção, história e arte da trama.
Ester e Inácio
Era a segunda vez que Malu Mader e Fábio Assunção atuavam juntos. O casal explodiu dois anos antes em Labirinto, minissérie também de Gilberto Braga. Um sucesso avassalador que se repetiu, a pedido do autor, para a trama das 18h.
Uma novela longa e a favorita de seu escritor
Prevista pra ter 170 capítulos, a trama foi tremendamente esticada cumprindo um pedido da Globo. Terminou com 226 capítulos. O curioso é que a trama não perdeu seu fio condutor, o charme e a sofisticação que são elementos naturais das histórias de Gilberto e de seu elenco estelar. A novela é a preferida do autor, como ele deixou claro no depoimento ao Memória Globo. Malu Mader, sua estrela maior, também compactua da mesma percepção. Ela tem em Ester seu melhor personagem.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.