TV Globo fecha o mês de setembro com queda de 6% em sua audiência na Grande São Paulo. O recuou na média/dia aconteceu pela junção de vários fatores, entre eles o fim de Renascer e a estreia abaixo do esperado de Mania de Você. Além disso, o desempenho fraco do Estrela da Casa contribuiu para esse balanço. Segundo dados do Kantar Ibope obtidos pelo Canal do Vannucci junto a fontes do mercado, a TV Globo fechou setembro com 12,7 pontos. Isso equivalente a 29,8% de share. Mas, em agosto, com intensa cobertura da Olimpíada de Paris, a emissora marcou 13,5 de média. Isso corresponde a 31,5% do público da Grande São Paulo.
Já a Record foi a única que conseguiu crescer na média, mesmo de uma forma discreta. Em setembro, ela marcou 5 pontos, o que corresponde a 11% de share. Em agosto, marcou 4,8 de média/dia. Mas, esse ligeiro aumento pode ser explicado pela estreia da 16ª temporada de A Fazenda e o excelente desempenho de Força de Mulher. A trama turca tem conseguido superar seus próprios recordes. SBT fechou setembro com índices estáveis em 3,7 de média e 8,8% de share.
Retomada digital
Esse levantamento que o Canal do Vannucci teve acesso aponta que em setembro a TV Aberta recuou e fechou com 25,3 pontos e 59,4% do público. Entretanto, o conteúdo de TV/Vídeo sem Referência, onde se inclui o streaming e o Youtube, subiu para 10 pontos de média e 23,4% do público da Grande São Paulo. A TV por assinatura ficou estacionada em 3 pontos, com uma participação de mercado de 6,9%.
No Painel Nacional de Televisão o cenário não é muito diferente. A TV aberta diminuiu 3% e fechouc com 23,5% pontos e 57,5% de share. A TV por assinatura em setembro alcançou 3,2% de média e 7,9% de share. Mas, o streaming marcou 10 de média e 24,5%.
No recorte nacional, a Globo fechou setembro com 13 de média (31,7% de share), Record com 4,8 pontos (11,6% de share) e o SBT com 3 de média (7,3% de share).