Matthew Perry, quem foi a estrela por trás de ‘Friends’

Ator foi encontrado morto em sua casa em Los Angeles neste sábado,28.

Ana Giardini
12 Min Read
Morre o ator Matthew Perry, eterno Chandler Bing de ‘Friends’. Reprodução: Instagram
Morre o ator Matthew Perry, eterno Chandler Bing de ‘Friends’. Reprodução: Instagram

Filho da jornalista canadense Suzanne Marie Morrison e do ator e ex-modelo americano Jonh Bennett Perry, Matthew nasceu em Williamstown, Massachusetts, mas viveu brevemente no lugar. Antes mesmo de completar 1 ano, seus pais se separaram e Matthew foi morar com a mãe em Ottawa, Canadá.

- Continua após a publicidade -

Apesar do bom relacionamento com seu padrasto, o jornalista Keith Morrison, a distância fez com que seu relacionamento com o pai biológico fosse menos intenso, sendo retomado apenas quando já adulto, depois de se mudar para Los Angeles com o objetivo de seguir a carreira artística.

Matthew foi educado na escola pública Rockcliffe Park ao lado do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau. Reprodução.

Matthew foi educado na escola pública Rockcliffe Park ao lado do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau. Ao saber do falecimento do colega, o primeiro-ministro canadense publicou em sua conta no X:

- Continua após a publicidade -

“O falecimento de Matthew Perry é chocante e triste. Nunca esquecerei os jogos que costumávamos jogar no pátio da escola e sei que as pessoas em todo o mundo nunca esquecerão a alegria que ele trouxe. Obrigado por todas as risadas, Matthew. Você foi amado – e sua falta será sentida.”

Justin Trudeaus, primeiro-ministro canadense

O início

Em entrevista ao jornal americano The New York Times, Matthew conta que começou a beber aos 14 anos, com uma Budwiser e um vinho Andrès Baby Duck. Aos 18 anos já bebia todos os dias, aumentando a ingestão de vodka e outros opioides, mas traçou um limite quanto a heroína, escolha em que Matthew acredita ter salvado sua vida.

- Continua após a publicidade -

Entre os anos de 1979 e 1993, Matthew teve sua estreia no cinema em ‘A Night in the Life of Jimmy Reardon’, e participou em vários programas televisivos ganhando destaque em Boys Will Be Boys. Seu trabalho o fez ser convidado para fazer um piloto de drama chamado LAX 2194, que o tornava indisponível para o papel em outro piloto, ‘Six of One’ que, mais tarde, seria chamado de ‘Friends’. Com o fracasso de LAX 2194, Matthew teve a oportunidade de fazer a audição com David Crane e Marta Kauffman que o escalaram como Chandler Bing, o papel que mudaria sua vida em definitivo.

- Continua após a publicidade -

Problemas de saúde e dependência

O piloto de ‘Friends’ estreou em 1994 e ficou ao ar até 2004 com 10 temporadas e 236 episódios gravados e exibidos. ‘Friends’ teve um enorme sucesso e transformou Perry em uma estrela internacional. Em 2002, ele e seus colegas de elenco Courteney Cox, Jennifer Aniston, Lisa Kudrow, David Schwimmer e Matt LeBlanc estavam ganhando US$ 1 milhão por episódio. Além disso, no mesmo ano, o programa lhe rendeu uma indicação ao Emmy 2002 de Melhor ator principal em série de Comédia, além de outros prêmios que a série receberia.

Matthew Perry viveu Chandler Bing, em Friends, de 1994 a 2004. Reprodução: Warner Bros.
Matthew Perry viveu Chandler Bing, em Friends, de 1994 a 2004. Reprodução: Warner Bros.

Em, 1997, Matthew sofreu um acidente de jet ski que o levaria ao vício em Vicodin e ao seu primeiro programa de reabilitação. Os anos seguintes não foram fáceis para o ator que confessou nem lembrar das gravações de ‘Friends’ entre a 3ª temporada a 6ª temporada.

- Continua após a publicidade -

“Eu fingiria lesões nas costas. Eu fingiria enxaquecas. Tive oito médicos atendendo ao mesmo tempo. (…) Eu acordava e precisava tomar 55 Vicodin naquele dia e descobrir como fazer isso. Quando você é viciado em drogas, é tudo matemática. Eu vou para este lugar e preciso levar três. E então eu vou para este lugar e vou levar cinco porque vou ficar lá mais tempo. É cansativo, mas você tem que fazer isso ou ficará muito, muito doente. Eu não estava fazendo isso para me sentir bem ou bem. Eu certamente não era um festeiro; Eu só queria sentar no sofá, tomar cinco Vicodin e assistir a um filme. Isso foi o paraíso para mim. Já não é.”

Matthew Perry em entrevista a Elisabeth Egan (The New York Times, em 2022).

Apesar dos desafios, Matthew conseguiu encontrar suporte na família ‘Friends’ que havia se formado para lutar contra a dependência. Em Fevereiro de 2001, ele entrou em mais um programa de reabilitação para controle do vício em Vicodin, metadona, anfetaminas e álcool. Neste ano, um dos pontos mais importantes de ‘Friends’ ia ao ar.

 “Eu me casei com Monica e fui levado de volta ao centro de tratamento – no auge do meu ponto mais alto em ‘Friends’, o ponto mais alto da minha carreira, o momento icônico da série icônica. – em uma caminhonete dirigida por um técnico sóbrio”

Matthew Perry, 2022.
Matthew Perry conta seu sofrimento durante a gravação do casamento entre Chandler e Monica em Friends. Reprodução: Warner Bros.
Matthew Perry conta seu sofrimento durante a gravação do casamento entre Chandler e Monica em Friends. Reprodução: Warner Bros.

Mesmo depois do fim de ‘Friends’ o ator seguiu em sua batalha contra o alcoolismo e medicações.  Em 2018, foram cinco meses internado no hospital devido a uma perfuração gastrointestinal que quase o levou ao óbito. Uma explosão de seu cólon devido ao abuso de opioides o deixou duas semanas em coma e o obrigou a usar uma bolsa de colostomia por nove meses. Ao ser internado no hospital, a equipe médica informou à família que Perry tinha 2% de chance de sobrevivência e estava conectado a uma máquina de ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea).

- Continua após a publicidade -

‘Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível: As memórias do astro de Friends’

Em 2022, Matthew Perry lançou um livro com sua autobiografia onde detalhou seu sofrimento e luta contra o vício. Há 18 meses sóbrio durante a época do lançamento, o ator contou que estimava ter gastado US$ 9 milhões em seu vício, além de ter sofrido 14 cirurgias estomacais e 15 estadias em reabilitações.

O ator nunca escondeu claramente os problemas que enfrentava, mas nunca tinha, até então divulgado a intensidade com que lidava.

Livro: ‘Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível: As memórias do astro de Friends’, autobiografia  de Matthew Perry.
Livro: ‘Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível: As memórias do astro de Friends’, autobiografia de Matthew Perry.

Sua batalha o deu coragem para enfrentar o lado mais sóbrio de sua vida como uma forma de ajudar aqueles que enfrentam os mesmos problemas.  Em 2011, Matthew foi ao Congresso Americano como uma celebridade porta-voz da Associação Nacional de Profissionais de Juizados de Drogas em apoio ao financiamento para tribunais de drogas. Em 2013, recebeu o prêmio de Campeão de Recuperação do Escritório de Política Nacional de Controle de Drogas da Casa Branca por abrir Perry House, um centro de reabilitação em sua antiga mansão em Malibu, Califórnia. Durante a pandemia, em 2020, o ator lançou também uma linha de roupas inspirada em ‘Friends’, com os rendimentos doados ao fundo de ajuda COVID-19 da Organização Mundial da Saúde.

No livro de memórias, Matthew abre o coração e descreve momentos dolorosos de sua vida como uma disfunção erétil de curta duração induzida pelo álcool e uma visita ao dentista em que levou seus dentes de cima em um saquinho no bolso de sua calça jeans após terem caído depois de ter mordido uma fatia de torrada com manteiga de amendoim.

Durante a gravação de seu audiolivro, Perry conta que após gravar alguns capítulos, pensou “Oh meu Deus, que vida terrível essa pessoa teve!” E então percebeu: “Espere um minuto, sou eu! Estou falando de mim.”

Morte Precoce

Na tarde deste sábado, 28, as autoridades locais confirmaram a morte do ator Matthew Perry. Segundo apurado pelo site americano TMZ, o ator de 54 anos teria chegado em casa em Los Angeles pela manhã após uma partida de pickleball e direcionado algumas tarefas para sua assistente. Cerca de 2 horas depois, sem retorno do ator, ela ligou para o socorro. O ator foi encontrado afogado em sua jacuzzi, mas as autoridades ainda não sabem dizer o que de fato pode ter acontecido. De qualquer forma, a polícia reforçou que não encontrou sinais de drogas e não trata o assunto como um crime, mas segue com as investigações do ocorrido.

Em atualização mais cedo, o site TMZ publicou que a polícia teria encontrado prescrições médicas, antidepressivos, ansiolíticos e um medicamento para DPOC, abreviação de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, frequentemente usado em pessoas que têm enfisema ou bronquite crônica. Matthew foi fumante durante sua vida o que poderia explicar a medicação. Os legistas realizarão um exame toxicológico para determinar se havia alguma droga no sistema de Perry, mas o resultado ainda pode levar meses para ser divulgado.

Homenagem dos fãs

Após o anúncio do falecimento de Matthew, colegas, artistas e fãs do ator e de Friends se mobilizaram em homenagens sem fim para Matthew Perry.

A atriz Maggie Wheeler, intérprete da personagem Janice Goralnik em Friends, publicou no Instagram: “Que perda. O mundo sentirá sua falta, Matthew Perry. A alegria que você trouxe a tantos em sua vida muito curta continuará viva. Eu me sinto muito abençoada por cada momento criativo que compartilhamos. ♥️”

A atriz Viola Davis (“A mulher rei”) também prestou homenagem. “Isto é devastador. Seu livro mudou tantas pessoas próximas ao meu coração. As pessoas que ninguém vê e a maioria descarta. Foi um presente. Além da alegria que você trouxe a muitos, seu coração reinou supremo. Descanse bem. Saiba que você trouxe amor.”

O perfil oficial de Friends no instagram também lamentou a morte. “Ficamos arrasados ​​ao saber do falecimento de Matthew Perry. Ele foi um verdadeiro presente para todos nós. Nosso coração está com sua família, entes queridos e todos os seus fãs”, diz o texto publicado junto de uma foto do ator.

Confira alguns dos melhores momentos e piadas sarcásticas do eterno Chandler Bing.

Homenagem dos fãs a Matthew Perry. Reprodução.
Homenagem dos fãs a Matthew Perry : Aquele em que todos nós perdemos um amigo’. Reprodução.

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
Formada em Comunicação Social com foco em Rádio e Televisão pela Faculdade Cásper Líbero, com aperfeiçoamento em Produção pela New York Film Academy. Atuante dá área de entretenimento com passagem por programas de variedades, musical e ficcional, entre eles a implantação do programa Faustão na Band.
Comentários

Deixe uma resposta