Domingo é dia de Play, Pause e Stop na Coluna do Vannucci. Assistir televisão é reparar num série de fatores, principalmente no que funciona ou não para o telespectador.
Play
A novela Mulheres de Areia conseguiu na última semana fechar em algumas tardes com média superior ao de Elas por Elas. Isso aponta para duas situações. A reprise do clássico de Ivani Ribeiro é um acerto e aponta para apostas nesse sentido no Edição Especial. Mostra também que Elas por Elas necessita urgentemente de ajustes para tentar reconquistar o público.
Mulheres de Areia tem várias situações e diálogos que não estão de acordo com as responsabilidades dos dias atuais, mas tem uma história universal que atravessa gerações, além de interpretações brilhantes, até mesmo de artistas que estavam começando e que cresceram na carreira depois.
Vale assistir
Pause
Já a Sessão da Tarde precisa ser revista e isso não significa acabar com ela. Mas, é fato que alguns filmes não funcionam bem e derrubam a audiência da tarde da Globo. Comédias românticas costumam registrar os melhores índices, mas a sensação que o público tem é que não há muita diversidade de títulos.
Nos bastidores da Globo são muitos os que comentam que a Sessão da Tarde está com os dias contatos e que a emissora desenvolve um programa para o horário. Mas, essa é uma discussão que se arrasta há anos
Stop
As emissoras de TV precisam mudar a forma de trabalhar com suas reportagens. Com muito jornalismo no ar, falta assunto para abordar e, consequentemente, as pautas se repetem. Isso em todas as TVs. É necessário, no mínimo, repaginar as matérias, mudar olhares e complementar as informações. No período da manhã, por exemplo, SBT e Record repetem o mesmo VT, o que às vezes acontece na Globo também. Mas, nos noticiários da Globo fica evidente que o texto é o mesmo, repassado entre repórteres e apresentadores.