As últimas movimentações no SBT agitaram os corredores e produções da emissora. A saída de quatro profissionais de vídeo em tão pouco tempo se transformou no principal assunto entre funcionários de diversos setores. O mais interessante é que a leitura do que aconteceu é muito parecida, mesmo com as distâncias dos departamentos e olhares de ângulos diferentes. Por que Virgínia Fonseca, Cariúcha, Luiz Bacci e André Azeredo não deram espaço para contrapropostas? Bacci, muito respeitoso com o alto comando, abriu para a possibilidade de uma conversa sobre projeto no entretenimento. Mas, os demais simplesmente chegaram decididos.
É muito comum ouvir nessas conversas que essas saídas mostram que para os novos artistas suas carreiras não dependem exclusivamente da entrega a uma emissora. Essa nova geração não prioriza vínculos fortes e flui entre as diversas empresas e plataformas. Virginia Fonseca, por exemplo, quer se dedicar ao lançamento de sua academia e, também, das demais empresas. Entretanto, há quem afirme que já aconteceu uma aproximação com a Globo. Cariúcha nem ouviu contraproposta porque viu na RedeTV a possibilidade de ser a titular de um programa, algo que no SBT tão cedo não aconteceria, apesar do tratamento de estrela. Já Luiz Bacci trem negócios bem sólidos na internet e como garoto propaganda de algumas marcas.
Entretanto, apesar do reconhecimento de que são escolhas pessoais, o que gera estranhamento em muitos profissionais mais antigos no SBT é o fato da emissora ser pega de surpresa. E mais: não conseguir reverter a situação. Agora, os executivos da Anhanguera trabalham para repor essas importantes peças e movimentar outras num tabuleiro cheio de variáveis. Há sinais de que boas e impactantes notícias surgirão. Cátia Fonseca está muito próxima de assinar com o SBT e Luciana Gimenez saiu mexida com a primeira conversa com Mauro Lissoni. Além disso, trabalham para novos programas e um ajuste significativo na grade. E isso traz um pouco de tranquilidade para a turma que já tem muito tempo de casa e acompanha atentamente todas as movimentações. Mesmo porque o desejo comum é de ampliar a audiência e acertar um pouco mais em 2026.
