Esta edição do Vannucci Responde traz perguntas sobre o plantão do SPTV e a volta das minisséries brasileiras na Globo. Além disso, uma boa discussão sobre a viabilidade ou não de novelas mexicanas nas manhãs do SBT.
Participe você também do Vannucci Responde.
@JAVannucci, você acha que esse plantão do SP2 entre a Sessão da Tarde e Tieta pode ser a próxima tendência da Globo para jornalismo mais popular durante a tarde para impulsionar o horário nobre, podendo até nacionalizar a atração? Ou seria medo do Gottino com o Cidade Alerta?
JEFERSON DE SOUZA ARAÚJO (@jefersinar_)
A ideia da Globo é usar o factual para impulsionar sua audiência. O plantão do SPTV2 tem acontecido antes de Tieta e num dos intervalos de Volta Por Cima sempre que a Grande São Paulo enfrenta problemas com a chuva e enchentes. Na última quinta-feira (13/2), por exemplo, o plantão ficou no ar das 17h14 às 17h27. Durante esses 13 minutos, o SPTV marcou 13,9 pontos, o equivalente a 29,3% do público. A Record, que estava em segundo lugar na TV aberta, ficou com 8,2 pontos.
De uma certa forma, o plantão do SPTV atrai público para a Globo e segura um pouco o crescimento da Record, que está muito associada à cobertura das enchentes e, portanto, nesses dias tem maiores chances de brigar pela liderança. Segundo fontes na Globo, a intenção é que este formato seja adotado também em outras praças, principalmente nas capitais e grandes cidades.
Tenho saudades das minisséries do início do ano, da Globo. Sei que esse tempo já passou e as obras fechadas, mais ousadas, serão produzidas pelo Globoplay. Creio que se colocassem Vale A Pena Ver De Novo noturno, depois da novela das nove, faria sucesso.
JACQUELINE LIMA
A Globo produziu grandes minisséries e muitas com a autoria de Maria Adelaide Amaral resgataram a história brasileira. Essas produções fizeram muito sucesso, com índices interessantes de audiência. Entretanto, muitas não geravam os lucros desejados pelo comando da Globo. Boni acredita que as minisséries eram produtos especiais para qualificar a dramaturgia da emissora. Mas, outros diretores olhavam muita para os números.
As minisséries podem atender perfeitamente a necessidade de uma dramaturgia com menos episódios e histórias mais dinâmicas. Além disso, se exibidas após às 23h podem conter um pouco mais de ousadia. Infelizmente, não há sinal de uma retomada de produção mais consistente de minisséries somente para a TV aberta. Entretanto, a Globo será a segunda tela para séries produzidas pelo Globoplay.
Novelas e reality show
Você respondeu parte da minha pergunta, não falou se daria certo uma novela pela manhã no SBT. Será que se colocasse um bom título mexicano aumentaria a audiência?
WELL SILVA
Primeiro, desculpa por pular uma parte da pergunta. Nos anos 80, a Globo reprisava algumas novelas dentro do TV Mulher, mas os tempos eram outros. Não acredito que uma novela funcione nas manhãs do SBT. Atualmente, nessa faixa de horário, o público é quase um ouvinte. Ele tem a companhia da televisão para realizar suas tarefas, seja em casa ou no trabalho. Uma novela exige uma atenção maior. Entretanto, entre 06h e 12h, o CSR (onde está o digital) marcou na última quinta-feira 5 pontos de média. Nessa faixa, a Globo conquistou 7,5 pontos, a Record 3,7 pontos e o SBT 2,9 de média. Ou seja, 20,4% do público desse horário está nas plataformas digitais.
Quando vejo esses números chego a pensar que é possível arriscar com sua ideia.
Vannucci, você acha os realities estão acabando aqui no Brasil? E os programas infantis ainda têm chances na TV aberta?
ALEXANDRE MATEUS DE SOUZA
A audiência do BBB 25 abaixo do esperado pela Globo é um sinal de que os realities de confinamento já não agradam uma parcela do público. Entretanto, eles representam os maiores faturamentos nas emissoras em que são exibidos. Acredito que as equipes precisam buscar elementos inovadores para esses programas.
Sobre os programas infantis, cada vez mais estão distantes da TV aberta. As crianças estão nas plataformas digitais.
Participe você também do Vannucci Responde. Faça suas perguntas e comentários nas minhas redes sociais (@javannucci), no espaço de comentários dos vídeos ou aqui do texto.
O Vannucci Responde tem três edições semanais em vídeo e uma em texto aqui no site.