Não há como negar que Força de Mulher funcionou na grade da Record. A trama turca entrou no ar para dar tempo para a emissora estrear com mais calma a próxima temporada de Reis. Os responsáveis pela dramaturgia da Record preferiram apostar numa novela importada para que a continuação da série estreie com mais tranquilidade e, desta forma, afaste qualquer instabilidade. Entretanto, o que surgiu como uma solução momentânea pode abrir caminho para outros investimentos nesse sentido.
Nesta quarta-feira (14/8), Força de Mulher bateu seu recorde de audiência ao atingir 6,9 pontos de média. A trama turca ficou a apenas um ponto do melhor resultado de Rainha da Pérsia, sinal claro de que o telespectador da Record também gosta de histórias contemporâneas, desde que tragam valores nas protagonistas.
Nos bastidores da Record há quem afirme que ainda é cedo para bater o martelo sobre a continuidade de novelas importadas no horário nobre. Entretanto, reconhecem que os números são positivos e que a diversidade de temas e narrativas na teledramaturgia contribuiu para a consolidação da vice-liderança no horário nobre.
Produções próprias X sucessos internacionais
A exibição de novelas internacionais em horário nobre divide a opinião de executivos e diretores das emissoras de TV aberta. Alguns afirmam que, quando você coloca no ar à noite uma trama mexicana, portuguesa ou turca, assume que não consegue produzir conteúdo próprio. Neste caso, defendem, é melhor buscar alternativas como programas de entretenimento e variedades. Outro grupo acredita que, nos dias atuais, o telespectador não quer saber quem assina a novela, já que o mais importante é o conteúdo.
Essa é uma discussão que vai longe. Entretanto, se é ou não original, também se assina a declaração de que não consegue produzir ao apostar em reprises, mesmo que nacionais. Record e SBT reapresentam em horário nobre suas novelas. E aí fica a pergunta: isso vale?
O fato é que o número de Força de Mulher deixa bem claro que uma história envolvente é o que realmente atrai a audiência. Tenho ouvido muitos comentários de pessoas que assistiram a um capítulo por curiosidade e voltaram nas noites seguintes.