No próximo dia 15 de agosto, o SBT Brasil completará 19 anos no ar e, se nada mudar até lá, com sua pior audiência desde que Ana Paula Padrão estreou o telejornal. Em 2005, a jornalista chegou ao SBT para levar credibilidade à principal bancada da emissora e, assim, garantir mais faturamento ao jornalismo da TV de Silvio Santos.
A estreia do SBT Brasil mexeu com o mercado, uma vez que aconteceram contratações e houve um investimento em cenário, tecnologia e em elementos gráficos. Além disso, Ana Paula Padrão e sua equipe criaram uma padronização para o que entraria no ar no telejornal.
2005 foi o melhor ano do SBT Brasil, que fechou na vice-liderança com 7,1 de média, o equivalente a 11,5% do público de seu horário. No ano seguinte, o telejornal alcançou 5,1 de média e 7,6% de share. Em 2007, já sob o comando de Carlos Nascimento, mais uma queda, com 4,4 de média e 6,7% de share. Os próximos anos foram de oscilação e, e, 2011, uma mudança no conceito.
Novas mudanças e comentários
Joseval Peixoto e Rachel Sheherazade entraram para o SBT Brasil, que ganhou comentaristas em várias áreas, entre eles Denise Campos de Toledo (economia), José Nêumane (política) e Carlos Chagas (Brasília). Em 2014 houve um sinal de recuperação, quando o telejornal fechou com 6,1 de média e 10,6% de share.
Em 2018, o SBT Brasil atingiu novamente seu auge. O telejornal fechou o ano com 7,4 de média e 11,1% do público. Mas, em outubro, Silvio Santos determinou que todos os comentários saíssem e opinião algo proibido. Foi a partir dai que a audiência começou a cair, chegando atualmente a praticamente metade do registrado em 2018. Durante a pandemia o SBT Brasil conseguiu registrar 5,8 de média em 2020 e 5,6 pontos em 2021. Em 2022, ligeira diminuição, mas em 2023 a queda foi mais acentuada. O jornal fechou o ano passado com 4,2 de média na Grande São Paulo.
Números da Kantar Ibope obtidos pelo Blog do Vannucci junto a fontes de mercado a partir de um estudo realizado sobre o desempenho de vários programas da TV.
PNT, as maiores e menores audiências
Desde a estreia do novo formato em 11 de março, o SBT Brasil marca 3,8 de média e 6,3% de share na Grande São Paulo. Entretanto, seus melhores resultados nesse período registrados em Vitória (4,8 de média) e Goiânia (4,6 pontos). Os piores números aparecem no Distrito Federal (1,5 pontos) e em Belém (1,9 pontos). No PNT – Painel Nacional de Televisão – o SBT registra, entre 11 de março e 8 de junho, 3,3 pontos, o equivalente a 5,5% do público do horário.
Segundo o estudo obtido com exclusividade pelo Blog do Vannucci, o SBT Brasil é assistido por 5,9 milhões de telespectadores, ao menos durante um minuto, a cada edição. 73% do público do telejornal tem mais de 35 anos, sendo que 37% desse total estão acima dos 60 anos de idade. As mulheres foram 59% da plateia e no recorde com classe social 57% dos telespectadores são da AB e C2.
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