Sucesso de Nathalia Valente na Internet não vale na TV

Ana Giardini
3 Min Read
Nathalia Valente é a primeira eliminada de A Fazenda 15. Reprodução
Nathalia Valente é a primeira eliminada de A Fazenda 15. Reprodução

A influenciadora digital Nathalia Valente foi a primeira eliminada desta edição de A Fazenda mesmo com 17 milhões de seguidores no Tiktok. A saída da jovem de 20 anos que disputou a primeira roça com o Lucas Souza e Rachel Shererazade levanta a questão sobre o quanto a Internet pode influenciar no sucesso na televisão, e decidir, por exemplo, o resultado de um reality show.

- Continua após a publicidade -

Não é de hoje que as emissoras de TV têm observado com bastante atenção para onde a audiência está caminhando. E, cada vez mais, percebe-se que a televisão tem ficado mais ‘velha’, uma vez que grande parte do público mais jovem consome preferencialmente conteúdos na Internet como Youtube, TikTok e outras redes sociais, além do próprio streaming.

Esse tem sido o principal desafio das emissoras e produtoras de conteúdo: criar projetos que consigam agradar tanto audiência atual como atrair um público novo acostumado com uma linguagem, ritmo e conteúdo muito diferente do que é visto na programação televisiva tradicional.

- Continua após a publicidade -

Um dos caminhos de tentar mesclar ambos os públicos têm sido através dos reality shows como o Big Brother Brasil e A Fazenda que conseguem incluir no elenco desde artistas já conhecidos pelo público televisivo como os talentos com força nas redes sociais. Entretanto, se observarmos as performances nas últimas edições de ambos os programas, percebe-se que o número de seguidores anterior a participação no reality pouco influencia em sua continuidade ou não no jogo. Com 17 milhões de seguidores no Tiktok, a eliminação de Nathalia Valente com apenas 5,77% dos votos para ela continuar no jogo não é compatível. Lucas Souza, ex-marido de Jojo Todynho, campeão de A Fazenda, entrou no jogo com 5,9 milhões de seguidores na mesma plataforma e a jornalista Rachel Shererazade com 2 milhões no Instagram, números muito inferiores ao da influenciadora.  Entretanto, ambos os competidores de Nathalia já são figuras conhecidas da audiência televisiva, e, acabam saindo com vantagem.

Apesar da Internet concentrar boa parte dos investimentos em publicidade atualmente, a televisão, mesmo ‘fora de moda’ para alguns, continua entregando um status importante no mundo das celebridades. Daí o interesse de talentos das redes sociais de participarem das oportunidades que a televisão oferece.

- Continua após a publicidade -

De qualquer forma, esta eliminação deixa claro que a televisão como conhecemos ainda tem um caminho árduo se quiser trazer o público jovem para perto. Isso significa que cada vez mais as emissoras precisam pensar em como aproveitar o status da TV para atrair os talentos digitais e, de certa forma, divulgar a uma televisão reinventada.

Compartilhe essa publicação
Formada em Comunicação Social com foco em Rádio e Televisão pela Faculdade Cásper Líbero, com aperfeiçoamento em Produção pela New York Film Academy. Atuante dá área de entretenimento com passagem por programas de variedades, musical e ficcional, entre eles a implantação do programa Faustão na Band.
Comentários

Deixe uma resposta