Tieta virou novela em menos de 40 dias

Novela foi tirada literalmente da gaveta de Boni

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
5 Min Read
Betty Faria como Tieta
Betty Faria protagonizou a novela TietaDivulgação Globo

A novela Tieta chegará ao Vale a Pena Ver de Novo no dia 2 de dezembro como uma grande aposta da Globo para manter em alta a audiência do horário. Mas, essa não é a primeira vez em que a adaptação da obra de Jorge Amado ganha as tardes da emissora. Em 1994, garantiu bons índices e boa repercussão, mesmo com todos os ajustes realizados, inclusive na ousada vinheta de abertura. Agora, 30 anos após sua chegada no Vale a Pena Ver de Novo, seu anúncio gerou muita comemoração entre os noveleiros.

- Continua após a publicidade -

Tieta estreou em horário nobre em agosto de 1989 e sua equipe correu contra o tempo para colocá-la no ar a pedido de Boni. O todo poderoso da Globo na época optou pela versão da obra de Jorge Amado logo depois de ler a sinopse e os primeiros capítulos de Barriga de Aluguel e vetá-la para a faixa das 20h. Em sua avaliação, o texto preparado por Glória Perez cabia muito bem para às 18h. Essa história foi relembrada pelo diretor Reynaldo Boury no livro Biografia da Televisão Brasileira.

“Tinha tudo pronto. Elenco contratado e cidade cenográfica erguida. O planejamento era iniciar as gravações dentro de vinte dias, no máximo trinta”

Depois da reunião das sextas-feiras com todos os diretores, Boni levou para casa os primeiros capítulos de Barriga de Aluguel para ler, como costumava fazer com todas as novelas. Entretanto, no domingo à noite, já depois do “Fantástico”, Boury recebeu um telefonema da secretária do todo poderoso da Globo. Reunião extra às 10h da segunda-feira.

- Continua após a publicidade -

Nem precisou sentar para ouvir:

Está tudo errado. Essa novela não pode entrar no ar às 20h. É uma trama para às 18h, disse Boni, que enumerou os motivos para a troca de horário. Então, abriu a gaveta e tirou um exemplar de “Tieta do Agreste”, um dos clássicos de Jorge Amado.

Você está louco, Boni! Como vou colocar uma novela no ar em menos de 40 dias?

- Continua após a publicidade -

Não quero saber. Você é o diretor, resolva! Mas, corre porque a Betty Faria comprou os direitos do livro para produzir uma minissérie e o Doc Comparado já está bem adiantado na adaptação, completou Boni, encerrando a reunião.

Os dias seguintes foram de muita correria com a compra dos direitos e reorganização da equipe. O elenco formado com parte dos atores que estavam separado para Barriga de Aluguel. Reynaldo Boury viajou para Mangue Seco para ver as locações externas e a cidade cenográfica foi erguida a toque de caixa. Mas, quando as gravações começaram somente o bar e o correio estavam erguidos.

- Continua após a publicidade -
Armando Bogus, Joana Fomm (Modesto Pires, Perpétua)

Descanso de imagem

Mas, havia outro problema! Como a protagonista Betty Faria estava no ar em “O Salvador da Pátria” com a personagem Marina Sintra, a solução encontrada para dar um descanso à imagem da atriz foi contar a história em duas fases. Claudia Ohana como Tieta jovem. Assim, Betty ficou longe do vídeo até o 20º capítulo. Ingra Liberato, que iniciava sua carreira como atriz de televisão, depois de testes com atores desconhecidos, foi selecionada para viver Tonha na adolescência, papel que ficou com Yoná Magalhães. E detalhe: mesmo atuando em Pantanal, na TV Manchete, gravou as cenas de flash back para a fase final de “Tieta”

Além da trama principal, Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares criaram personagens secundários fortes que chegaram a protagonizar blocos inteiros de capítulos ou que ganharam a mesma importância que os principais. Mas, ousaram em temas, abordagens e provocações e, com isso, colocaram Tieta entre as melhores novelas do Brasil e como a segunda maior audiência do horário das 20h.

- Continua após a publicidade -

LEIA MAIS

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta