O consumo de vídeos no Brasil através das redes digitais cresceu no mês de junho, entretanto a TV Linear continua como preferida do público. Dados do estudo Cross Platform View, da Kantar Ibope, apontam que 69,9% do consumo de vídeo dentro de casa aconteceu na TV aberta ou paga. 30,1% do tempo dedicado ao conteúdo nas plataformas digitais, onde estão Youtube, streaming e redes sociais. Esses mesmos dados apontam que houve um crescimento de 0,4 pontos percentuais para o digital.
O estudo da Kantar Ibope traz um dado bem interessante. 54% do consumo de plataformas digitais ocorreu pela TV conectada. O smartphone corresponde a 39% da forma de acesso aos conteúdos. Apenas 1,1% do público acessa vídeos nas plataformas digitais através do tablet.
Os mais assistidos em junho
A TV Globo continua como a líder quando se fala em consumo de vídeos em todas as plataformas. A emissora fechou junho com 26,86% de share. Em segundo lugar, mais uma vez, o Youtube, com 14,12% do público. O Top 5 de audiência segue com Record (8,57%), TV Paga (6,97%) e SBT (6,32%).

A Netflix continua na sexta posição do ranking, com 3,43% de share. Logo depois, aparece o TikTok com 3,03%. O Globoplay fica em oitavo lugar, mas com apenas 1,04% de share. Entretanto, bem à frente de serviços internacionais. Prime Video fechou junho com 0,80% de share, Max com 0,28% e Twitch com 0,24%.
O ranking continua com Disney+ (0,21%), Pluto TV (0,15%), Star+ (0,13%), Play Plus (0,03%), Paramount+ (0,01%) e Vivo Play (0,01%).
Quem assiste o que?
Os dados do estudo Cross Platform View, da Kantar Ibope, revelam que a audiência da TV Linear é mais velha, se comparada com o digital. Os canais abertis e fechados são assistidos por 36% de pessoas com mais de 60 anos. 24% do público está entre 35 e 49 anos e 19% entre 50% e 59%. Ou seja, 79% da plateia da TV liner está acima dos 35 anos.
Já nas plataformas digitais, a maior fatia está entre 35 e 49 anos de idade. Essa faixa etária responde por 26%. Em seguida, com 17%, telespectadores entre 25 e 34 anos, e com 13% pessoas entre 50 e 59 anos, Ou seja, 56% do público concentra-se entre 25 e 59 anos de idade. A faixa etária + 60 responde por apenas 10% da plateia digital.