Os números da audiência da TV em todo o país (PNT) que fecharam em julho trazem importantes informações para os executivos das emissoras. De uma forma geral, ao comparar os primeiros sete meses deste ano com o mesmo período de 2023, houve uma redução no consumo da TV aberta. No ano passado, esse índice ficou em 25,8%, mas em 2024 recuou para 24,3%.
Com isso, todas as emissoras registraram queda nesse comparativo. Mas, apesar da ligeira redução na média, a TV Globo conseguiu manter o share em 33,2%, o que representa 13,7 de média nesses sete meses. A Record também oscilou pouco (5%), fechando de janeiro a julho de 2024 com 4,7 pontos no PNT, o equivalente a 11,5% do público.
Já o SBT, que apostou numa virada de sua grade, encolheu 16%. A emissora marcou 3,4 pontos entre janeiro e julho de 2023. No mesmo período, alcançou 2,9 pontos, o que corresponde a 6,9% do público do Painel Nacional de Televisão. Entretanto, a maior queda aconteceu no Pay TV. Os canais pagos perderam 17% da sua audiência.
O levantamento que o Canal do Vannucci obteve com exclusividade aponta que somente o CSR cresceu na comparação entre os sete meses dos dois anos. Foi um avanço de 8%, pequeno, mas significativo. Entre janeiro e julho de 2023, o digital conquistou 9,1 pontos. No mesmo período deste ano, alcançou 9,9 de média. Isso representa 24,1% de share, uma participação de quase ¼ do público.
Avaliação dos executivos
Esses números são analisados nos bastidores das emissoras de TV aberta.. Mas, apesar do crescimento do digital, os executivos da TV Globo, Record, SBT e Band olham principalmente para a movimentação de telespectadores e quais produtos funcionaram melhor nesses dois períodos. Segundo fontes do Canal do Vannucci, os dados refletem tudo o trabalho realizado nos últimos meses nas emissoras.