Os preparativos para a estreia do Chega Mais Notícias no dia 19 de agosto já começaram no SBT. A equipe da revista eletrônica e profissionais do jornalismo trabalharão juntos nessa fase de transição. Já é certo que após a estreia o bloco informativo será de total responsabilidade do jornalismo, com a apresentação de Michelle Barros.
Segundo uma fonte do Canal do Vannucci, o Chega Mais continuará com seu núcleo de jornalismo e produzirá reportagens mais voltadas ao entretenimento. Além disso, terá a responsabilidade de manter noticiário no bloco inicial, algo que funciona muito bem desde sua estreia. Mas, a produção e execução do “telejornal local” das 11h15 às 13h30 ficará com o jornalismo. Mesmo assim, haverá o apoio da revista eletrônica.
Nos próximos dias acontecerão reuniões que definirão todas as etapas dessa fase de transição e como será o dia a dia de Michelle Barros. Ela não deixará o Chega Mais, mas, se nada mudar, comandará sozinha o Chega Mais Notícias. E ai está a preocupação de muitas pessoas nos bastidores. Diferentemente de um programa de entretenimento, no jornalismo o ideal é o âncora se envolver no processo de produção do telejornal. Há gravação de off e leitura do texto para se familiarizar com termos e nomes. Além disso, reunir mais detalhes sobre as reportagens caso seja necessário algum imprevisto.
Importante deixar bem caro que, para o bom funcionamento do Chega Mais Notícias, Michelle Barros não pode simplesmente ler o TP. Seu envolvimento é fundamental para que o bloco local jornalístico funcione. Aliás, isso é algo que precisa mudar no entendimento de muitos executivos do SBT: apresentador não é só apresentador. Em produtos com conteúdo jornalístico, até mesmo no Fofocalizando, ter na tela quem apurou a notícia e amarrou o programa é certeza de melhores resultados.
Bastidores
Uma fonte confiável do Canal do Vannucci garante que, desde que assumiu a vice-presidência do SBT, Daniela Beyruti pensou em adotar esse olhar em seus programas. Mas, alguns de seus conselheiros são contrários porque acreditam que o diretor é sempre o mais importante no processo. Mas, ter um apresentador que também se responsabiliza pelo conteúdo não é tirar força da direção. Muito pelo contrário, só enriquece o produto.