InícioColunasColuna do VannucciUm ano sem Silvio Santos: a última grande lição do mestre

Um ano sem Silvio Santos: a última grande lição do mestre

Silvio Santos sabia a hora exata de avançar, recuar, divertir e surpreender!

Neste domingo (17/8), completa-se um ano da morte de Silvio Santos, um dos maiores apresentadores da televisão brasileira e a imagem maior do SBT. Mais do que o artista que ocupou seus principais horários, a emissora perdeu o profissional que entendia como poucos o desejo de seu telespectador. Além disso, dominava o jeito simples e certeiro de levar informação e entretenimento para um país que sempre gostou de assistir os grandes talentos.

Ao longo da sua história como empresário de comunicação, Silvio Santos ensinou que para crescer é necessário ousar e arriscar nas estratégias e ideias. Mas, também deixou bem claro que é fundamental encontrar o equilíbrio saudável entre investimento e retorno. Isso ficou muito claro em algumas de suas decisões. Ele reconhecia ser muito difícil concorrer com as novelas da Globo, que já possuía uma indústria estabelecida. Teledramaturgia exige altos investimentos e ele sempre atuou nessa área de uma forma mais econômica, bem pé no chão. E quando a Record iniciou o projeto A Caminho da Liderança chegou a afirmar que não entraria numa disputa a qualquer preço porque não tinha a entrada de dinheiro da igreja.

Silvio Santos sempre foi um gênio. Acertou muito. Mas também errou. E aqui ensinou a todos que é necessário reconhecer quando projetos precisam ser cancelados ou alterados. Além disso, apontou que todo profissional da TV precisa entender o público, ouvir seus desejos e, principalmente, oferecer o novo dentro da tradição que o telespectador aponta. Mas, será que seus discípulos aprenderam?

SBT sem Silvio Santos

Nos últimos anos, Silvio Santos já não estava mais no dia a dia do SBT. Deixou de apresentar seu programa e, à distância, orientava e cobrava a diretoria da emissora, uma equipe moldada por ele. É claro que a pandemia bagunçou todos os planos do comando da emissora e que a retoma de produção não foi tão simples. Pesquisas foram realizadas para entender os desejos do público do SBT depois de um período onde o streaming avançou e mudou o comportamento de quem consume audiovisual.

E tudo começou a mudar. Boa parte da diretoria que convivia com Silvio Santos já não faz mais parte do SBT e os poucos que ficaram evitam entrar em confronto com o atual comando. Nesse primeiro ano sem o apresentador, mesmo que sua família tente manter viva a memória e levar o legado do Senor Abravanel adiante, acompanhamos meses de extrema turbulência e de tentativas que não surtiram os resultados desejados. Esse período de transição começou antes da morte do empresário, mas sua ausência é cada dia mais sentida.

O problema não é somente o SBT perder audiência em muitas faixas de programação, mas deixar transparecer que a emissora sente a ausência de Silvio Santos. E não é sua falta no vídeo, porque de certa forma ele está ali, principalmente aos domingos. Mas, principalmente, nas decisões sobre a programação. Lá na Anhanguera todos sabem que a emissora ainda não conseguiu encontrar um novo caminho. Da primeira fase de novidades, somente o Sabadou com Virgínia permanece no ar. Chega Mais, Tá na Hora e É Tudo Nosso não resistiram. Agora, as apostas do SBT vão no sentido do resgate de tudo o que funcionou no passado. Casos de Família, Aqui Agora, Banheira do Gugu e Bom Dia & Cia são alguns exemplos do que voltou ao ar.

A alma de Silvio Santos

É verdade que algumas coisas funcionaram melhor. Porta da Esperança, Show de Calouros, Qual é a Música e Show do Milhão brilham no Programa Silvio Santos. Todas as atrações repaginadas no comando de Patrícia Abravanel, que soube pegar o legado do pai e trazê-lo para os dias atuais. Silvio Santos está ali, mas do jeito e na modernidade de sua filha. O telespectador não assiste apenas o resgate de atrações, mas algo que dá uma sensação de novo. E que fique claro: não é um cenário diferente que trará esse frescor que o público espera do que é tradicional.

Atualmente, lá na Anhanguera, muitos afirmam que Rinaldi Faria lembra muito Silvio Santos no comando da emissora. É fato que o executivo acumula poder na operação, conteúdo, programação e artístico. Portanto, está presente em todo o processo do que chega até o telespectador. Entretanto, com todo respeito à energia que tem colocado em seu trabalho, muito distante da genialidade de Silvio Santos. E talvez aqui venha a última grande lição do empresário de comunicação e maior apresentador da televisão brasileira.

Está na hora de delegar mais e concentrar menos, como Silvio Santos fez em seus últimos anos. Ele acompanhou atentamente o que cada um realizava dentro de suas responsabilidades. Além disso, apontou que é necessário criar novidades, mas dentro das características da emissora. Talvez ele não aprovasse a quantidade exagerada de telejornais policiais e populares, até mesmo aos sábados, quando brilhantemente iniciava a programação de fim de semana para o público se divertir e esquecer um pouco da rotina pesada.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Dona de Mim lançará primeiro microdrama da Globo

Globo lançará esse ano as duas primeiras produções da dramaturgia em vídeos curtos verticais

Os motivos dos suspeitos do fim trágico de Odete Roitman

Vários personagens possuem motivos para assassinar a vilã de Vale Tudo.

Três Graças vai botar o dedo na ferida ao falar da violência e criminalidade

Xamã será um traficante sem piedade no controle da Chacrinha

Vale Tudo abre a semana com crescimento de audiência

Confira a audiência consolidada da segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Publicações relacionadas

Prêmio Multishow 2023 divulga atrações musicais da festa

Pela primeira vez, o Prêmio Multishow será transmitido não...

 RENASCER: João Pedro para Sandra: “Vou esperá-la o tempo que for necessário”

SEGUNDA-FEIRA, 22 DE JULHO Delegado Nórcia estranha Tião ter o...

TV Globo e Youtube lideram consumo de vídeos no Brasil

A distribuição de público entre a TV linear e...

RENASCER: Damião ameaça Bento e ele confessa que ficou com Ritinha

SEGUNDA-FEIRA, 15 DE JULHO Egídio propõe a Sandra dar metade...

O que vale mais para o anunciante: audiência ou conteúdo?

https://youtu.be/r-QKRJfKWHo?si=rFwKNwcij-shBbd0 Este episódio do Vannucci Responde traz uma importante discussão:...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

1 COMENTÁRIO

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading