O vendaval que atingiu a região metropolitana de São Paulo derrubou não somente inúmeras árvores, mas a audiência de todas as emissoras de TV. Pelo menos 1/4 do público não conseguiu assistir a seus programas, novelas e telejornais. Na média/dia (07h à 0h) a redução foi de 25% no índice de televisores ligados. Nesta quarta-feira (10/12), o Kantar Ibope computou 34,5% de aparelhos em operação. Mas, no dia anterior esse índice era de 44,7%. Diante disso, a grade de todas emissoras registrou audiências baixas.
O período da tarde foi o mais prejudicado, com queda de 27% na audiência na Grande São Paulo. Nesta quarta-feira (10/12), na média/tarde (12h às 18h) o índice de aparelhos ligados era de 31,7%, contra 45,7% do dia anterior. O horário nobre (18h à 0h) registrou uma queda de 20,5% na quantidade de televisores ligados. Na terça-feira ficou em 57,3% e na noite do vendaval despencou para 45,1% A faixa da manhã foi e menos prejudicada, com redução de 11,5%.
Novelas despencaram
A brutal queda na audiência das novelas exemplifica muito bem o estrago feito pelo vendaval em São Paulo para as emissoras. Três Graças fechou com apenas 17,7 pontos de média. Mais cedo, Êta Mundo Melhor conquistou apenas 12,9 pontos, mas isso representou 31,3% de share, praticamente o mesmo índice de participação que costuma marcar. Logo depois, Dona de Mim marcou 17,0 pontos.
Mãe também perdeu público, mas menos do que as tramas da Globo. A novela turca fechou nesta quarta-feira com 5,5 de média. Logo depois, Reis ficou com 5,0 de média. O SBT também sentiu de essa queda de uma forma mais suave. A.Mar marcou 2,4 pontos de média, o que representou 5% do público que estava com energia elétrica em sua casa.
Diante desses números, a Globo decidiu deixar os capítulos desta quarta-feira de todas as novelas liberados para não assinantes no Globoplay.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
