As plataformas digitais, principalmente o Youtube, foram as mais beneficiadas com o mês das férias escolares. Até há pouco tempo, as emissoras de TV aberta comemoravam a entrada das crianças e adolescentes neste período. Mas, desta vez, a grade de janeiro não atraiu quem estava em casa sem grandes compromissos. O aumento de 7% no share do digital alerta para essa nova realidade do audiovisual.
Segundo o Focal Meter, levantamento do Kantar Ibope a partir da URL, em janeiro 33,9% do conteúdo em audiovisual consumido através das plataformas digitais. Em dezembro, esse índice ficou em 31,6%. A TV aberta caiu para 66,1%, quatro ponto a menos do que o mercado acredita ser a divisão mais correta. E, por isso mesmo, essa redução assustou muitos executivos das emissoras abertas.
O levantamento do Kantar Ibope aponta que, pela URL em residências, a Globo ocupa a primeira colocação com 25,10% de share. Logo depois, aparece o Youtube com 15,29%. Entretanto, o impacto diário da plataforma de vídeos supera a Globo (32,1% X 28,7%). Em janeiro, terceiro lugar ocupado pela Record (8,75%) , seguida pela TV Paga com 6,27%,
Vídeos na mão e BBB 25
O SBT aparece em quinto lugar na medição Focal Meter, que tem como base o acesso domiciliar através de aparelhos conectados na internet. A emissora fechou o mês com 5,45% de share. Na sequência, Netflix com 5,45% e TikTok com 3,76%. Aqui um detalhe interessante: o impacto diário do TikTok chega a 12% do público. Em janeiro, o Globoplay cresceu para 1,36%, impulsionado pela estreia do BBB 25.
O ranking das dez maiores audiências conquistadas através da internet termina com Prime Video em nono lugar com 0,69% de share e a Max com 0,28% de share,