InícioTVReportagem da TV Aparecida explora as desigualdades do Arquipélago do Marajó

Reportagem da TV Aparecida explora as desigualdades do Arquipélago do Marajó

A TV Aparecida exibe na quinta-feira (26), às 21h, mais um episódio da série Desafios da Igreja. A proposta desta edição é retratar as inúmeras desigualdades presentes no Arquipélago do Marajó, conjunto de ilhas no Pará. A região enfrenta problemas relacionados à preservação ambiental, no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida de seus habitantes. A reportagem, feita por Camila Morais, ainda se aprofunda nas ações da Igreja para se aliar ao povo na defesa dos mais vulneráveis.

O especial Marajó, Arquipélago das Desigualdades evidencia que, apesar da rica biodiversidade do local, muitos habitantes enfrentam dificuldades. As condições sociais e econômicas da região também apresentam desafios para a atuação da Igreja, incluindo questões como pobreza, falta de educação e de acesso a serviços de saúde. Para entender esse cenário, a equipe da TV Aparecida visitou Salvaterra, Bagre e o Distrito Alto Rio Jacundá.

No primeiro bloco, será abordada a realidade do município de Salvaterra (PA). A população sofre por conta das consequências causadas pela monocultura do arroz, plantações que despejam agrotóxicos nas águas do Rio Cametá, impossibilitando a pesca e o consumo da água. Além disso, o avanço do cultivo do arroz e a grilagem de terra ameaça a existência de comunidades tradicionais. Camila Morais vai entrevistar moradores e Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, Bispo da Prelazia do Marajó (PA).

Em Bagre (PA), uma das cidades com o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, a reportagem vai se aprofundar na precariedade da qualidade devida das pessoas que vivem na ilha e lidam com a falta de saneamento básico, educação, saúde, segurança, entre outros pontos. Ainda se aborda as questões relacionadas à exploração e abuso sexual de menores, com a falta de punição aos criminosos e ações de conscientização. Serão entrevistados representantes da Comissão de Justiça e Paz da Prelazia do Marajó e da Pastoral da Criança, além dos moradores e vítimas desses crimes.

A produção também vai destacar a violação de direitos, sobretudo nas comunidades ribeirinhas e quilombolas. Nas terras deles, foi construído um porto para escoar madeiras tiradas da floresta de maneira ilegal. A comunidade quilombola Marajoaras convive com o inimigo ao longo do Rio Jacundá, com grande parte de suas terras tomadas por grileiros. A floresta é fonte de renda para os moradores locais, porém o desmatamento causa uma enorme degradação ambiental, afetando a qualidade de vida dessas pessoas.

E, por fim, o programa mostra as ações da Igreja para se aliar ao povo e proteger o Arquipélago de Marajó, auxiliando na implantação de unidades de saúde, no combate ao analfabetismo e na defesa dos mais vulneráveis. A produção visitou a Paróquia Santa Maria, que fez um convênio com a Prefeitura de Bagre para oferecer um terreno para a construção de uma escola. Outro convênio foi para a instalação de uma unidade básica de saúde na cidade, oferecendo atendimentos de fisioterapia para população.

O especial Desafios da Igreja tem reportagem e produção de Camila Morais, imagens de João Éder, auxílio de mídias de Luís Henrique dos Santos, edição de texto de Renato Dias e Letícia Hamacher, edição de vídeo de William Carvalho e arte gráfica por Igor Lima.

O projeto
A série documental Desafios da Igreja é um projeto do Departamento de Jornalismo com o objetivo de evidenciar, na prática, o que propõe a doutrina social da Igreja. Os episódios abordam temas diversos, retratando a vulnerabilidade social em diversas partes do país. E também a articulação da Igreja Católica no enfrentamento dessas situações, por meio de movimentos e pastorais. Saiba mais em a12.com/desafiosdaigreja.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Dona de Mim lançará primeiro microdrama da Globo

Globo lançará esse ano as duas primeiras produções da dramaturgia em vídeos curtos verticais

Os motivos dos suspeitos do fim trágico de Odete Roitman

Vários personagens possuem motivos para assassinar a vilã de Vale Tudo.

Três Graças vai botar o dedo na ferida ao falar da violência e criminalidade

Xamã será um traficante sem piedade no controle da Chacrinha

Vale Tudo abre a semana com crescimento de audiência

Confira a audiência consolidada da segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Publicações relacionadas

Brasileiro fica o dobro do tempo à frente da TV aberta

Tempo dedicado pelo público ao streaming por dia é a metade do que as pessoas tiram para assistir novelas, shows e jornais na TV aberta

Guerra entre os dois conselhos se aproxima em A Casa do Dragão

A segunda temporada de A Casa do Dragão chega...

Chef Léo Roncon adapta receita francesa para o Sabor de Vida

No Sabor de Vida deste domingo (7), às 13h,...

Programa do Ratinho cresce mesmo com estreia de Power Couple

Atração do SBT fechou em terceiro lugar, mas ganhou público em noite com estreias na Globo e Record

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading