Ione Borges é uma daquelas apresentadoras que conversou com diferentes gerações de público e, mesmo sem saber, influenciou muitos profissionais da televisão. Durante muitos anos, a linda modelo do Mappin comandou o programa Mulheres ao lado de Claudete, sua eterna parceirinha. E, com isso, entrou para a história da TV brasileira. Sempre muito elegante, espontânea e divertida, tinha a credibilidade para tratar de todos os assuntos presentes no universo feminino. Sabia conversar de forma simples e direta com as suas telespectadoras. Essa é a Ione Borges que assistíamos no Mulheres, no Pra Você e em seu programa semanal noturno. Mas, nos bastidores Ione era muito maior e de uma entrega única com sua equipe, amigos e a quem admirava.
Desde que comecei a participar de seu programa nunca ouvi algum comentário negativo sobre seu comportamento. E olha que, nos bastidores de TV, ninguém perdoa apresentadores. Mas, com Ione tudo era diferente. Sempre ouvi elogios ao seu comportamento e o quanto destacavam seu olhar carinhoso e a disposição que tinha para orientar e aconselhar quem a procurava.
Madrinha e amiga
Ione Borges é a minha madrinha na televisão. Foi ela quem abriu as portas da TV Gazeta para que eu pudesse mostrar meu trabalho aos diretores e ao público. O primeiro convite para participar de seu programa foi feito direto por ela, que já chegou com a estratégia para que tudo funcionasse da melhor maneira. Naquela época, eu integrava a equipe do Show da Manhã na Jovem Pan. O programa saia do ar às 11h55 e o Prá Você, na TV Gazeta, terminava às 13h. “Você sai do ar, atravessa a Paulista correndo, seu nome já estará liberado na recepção e faz a maquiagem. Deixamos tudo pronto e conversamos no ar durante os trinta minutos finais”. Lembro até hoje como tudo já estava planejado para que eu pudesse participar do programa.
Olhar atento para um iniciante
Eu já tinha uma certa experiência no rádio, mas televisão era novidade quando Ione Borges me convidou a participar de seu programa. Naquela tarde, nitidamente, estava nervoso. E minha “madrinha na TV” enxergou isso em meu olhar e, brilhantemente e com muito carinho, conduziu uma conversa que foi me deixando mais à vontade, menos envergonhado. Assim que saímos do ar, me puxou de lado e veio cheia de sugestões e apontamentos. E, a partir daquele momento, comecei a me preparar para caminhar melhor na televisão.
Participei de outras edições do Prá Você até que chegou a oportunidade de integrar a equipe fixa de colaboradores do Todo Seu. Ione Borges foi a primeira a apoiar e a comemorar essa conquista. E mais: toda vez que eu a encontrava nos bastidores da Gazeta tinha uma palavra sobre meu trabalho no Todo Seu e um abraço carinhoso e gostoso da madrinha que só deseja que seu afilhado cresça.
Em junho deste ano, mandei um convite a Ione Borges. Propus um Galeria de Ouro com ela para ser exibido no mês de aniversário do Mulheres. Márcia, que trabalhava com ela, respondeu em pouco tempo, mas sem uma data para uma gravação. “Ela jamais esquece do afilhado e torce muito por ele”, disse Márcia. E essa frase tão pequena guardo com muito carinho.
Sim! Devo a Ione Borges todas as portas que se abriram, todos os caminhos que apareceram, a amizade com Ronnie Von, a minha volta a TV Gazeta e o lugar que tenho na sala do Mulheres. Sentirei saudades, mas terei sempre vivo em mim todos os ensinamentos que só uma madrinha é capaz de nos dar.
Velório
Ione Borges faleceu aos 75 anos de idade. O velório acontecerá das 16h às 20h no Funeral Velar Morumbi, na Avenida Giovanni Gronchi, 1358.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
