InícioColunasColuna do VannucciGuerra da audiência na TV tem momentos bem diferentes durante o dia

Guerra da audiência na TV tem momentos bem diferentes durante o dia

A guerra pela audiência na TV aberta tem momentos muito específicos determinados pelo comportamento do telespectador. Quando você acompanha a medição minuto-a-minuto vê nitidamente toda essa movimentação e para onde as pessoas vão e em quais momentos acontecem essa transferência de audiência. A Coluna do Vannucci teve acesso a esse levantamento e traz hoje o cenário de segunda-feira à sexta-feira.

Em São Paulo, a Globo começa a manhã em primeiro lugar, com algo em torno de 7 pontos. Record, SBT, PayTV e plataformas digitais iniciam o dia emboladas em torno de 2 pontos. Band e Rede TV ficam num patamar inferior, perto do 0,5 ponto. A partir das 07h a Record descola do SBT, mas fica abaixo do streaming que começa a crescer em participação. Na faixa da manhã, o pico da Globo acontece entre 08h e 09h, mesma faixa do SBT. O pico da Record é entre 09h e 10h. Por volta das 10h, as plataformas digitais ultrapassam a Globo e permanecem na liderança até o meio-dia, quando a Globo recupera a liderança.

Primeira mudança

É justamente um pouco antes da hora do almoço que acontece uma grande transferência de audiência. Com os programas esportivos, a Band chega perto do SBT e dos canais pagos, ultrapassando-os em vários momentos. A emissora perde fôlego a partir das 14h30, quando a programação esportiva sai do ar. Enquanto isso, Globo fica na liderança com o streaming muito próximo e a Record se descola novamente da Band e SBT.

A partir das 17h, a Globo inicia um crescimento acelerado. Neste horário, emissora tem em torno de 13 pontos. Uma hora depois já está em 15 de média e, a partir das 19h, aumenta a velocidade de ganho de público. O streaming tem um comportamento semelhante, assim como a Record, mas com um avanço menos acelerado.

Picos de audiência

Na faixa noturna, o pico da Record, SBT e da Band acontece entre 19h e 20h, faixa de seus principais telejornais. Os canais pagos registram suas maiores audiências entre 20h e 21h. Já a Globo e o streaming chegam no ápice de seus desempenhos às 21h e seguram os índices elevados até 21h30, quando começam gradualmente a perder público.

O levantamento que a Coluna do Vannucci teve acesso deixa muito claro que é a partir das 22h em que as pessoas começam a se desconectar da televisão. Ou seja, o horário nobre do audiovisual brasileiro está compreendido entre 20h30 e 22h30, mas muito concentrado na Globo e no streaming.

Aos sábados e domingos o comportamento do telespectador é outro e, portanto o desempenho das emissoras de TV e das plataformas digitais bem diferentes.

Últimas

Novo organograma foi bem recebido por funcionários e artistas do SBT

Volta de Leon Abravanel e Alfonso Aurin como Assessor da Presidência apontam para um gestão mais equilibrada e com estilo do SBT

Silvio Santos ainda é muito presente no SBT

Legado do comunicador, mudanças nos programas vespertinos, aposta do SBT em esportes estão no Vannucci Responde

Nova estrutura do SBT em debate na Super Live do Canal do Vannucci

Além das mudanças propostas por Daniela Beyruti, Super Live debate as novidades em Três Graças e a chegada de Evaristo Costa a Record

Veja também

Renascer: Teca é neta de Marianinha

Essa semana, Renascer promete muita emoção com toda a...

Melhor da Noite terá mais uma mudança para se manter

Otaviano Costa está de saída do programa e da Band

Café com Aroma de Mulher: Gaivota quer deixar Nova York

Confira o resumo dos capítulos de Café com Aroma de Mulher exibidos entre os dias 23 e 27 de junho

STOP: Excesso de violência na abertura do Fantástico

Neste domingo, o Fantástico fez um longo bloco de...

José Inocêncio vem aí!

Nesta quarta-feira, a Globo divulgou a primeira chamada de...

Sarp tenta fugir com Bahar e filhos

SEGUNDA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO Bahar conta que conseguiu um emprego...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.