InícioUncategorizedA importância das novelas mexicanas no SBT

A importância das novelas mexicanas no SBT

O SBT tem uma história importante na TV brasileira. Ninguém nega, aliás, todo mundo o reverencia por ter sua identidade. E há muitos anos é a emissora que conquistou êxito com novelas importadas do México. Elas são amadas por muitos.

As novelas mexicanas chegaram com tudo no SBT. Já em 1982 cravou seu primeiro megassucesso: Os Ricos Também Choram, que até hoje permanece como uma das mais vistas no canal. Protagonizada por Verônica Castro, precursora de Thalia no mundo da música no México, a novela foi uma febre, um sucesso que nem mesmo o SBT imaginava. Era o começo de uma bem-sucedida parceria com a Televisa. Logo depois, Chispita, com Lucero ainda criança fez enorme sucesso e trouxe a atriz ao Brasil naquela década. Feitos que se repetiriam em outras ocasiões. Os anos seguintes foram determinantes para que a emissora estendesse seu contrato com os executivos da sexta maior emissora do mundo.

Anos 90: uma década que marcou gerações

A década virou e Silvio Santos estava ávido por sucesso. E teve. Carrossel, uma novela direcionada para o público infantil, tirou plateia de O Dono do Mundo, o que fez Gilberto Braga reescrever dezenas de capítulos já prontos, pois, com a ascensão da professora Helena na tela do SBT, a professora Márcia penava para conquistar o público. A capa da revista Veja estampou as duas protagonistas e deixou bem clara a acirrava guerra pela audiência. A briga entre SBT e Globo estava declarada.

Elenco da novela mexicana Carrossel
Carrossel fenômeno no Brasil. Foto: Reprodução

Outros títulos foram exibidos com êxito. Simplesmente Maria, com Victoria Ruffo no papel central (outro amor dos brasileiros); Ambição, Topázio, Garotas Bonitas, Rosa Selvagem, Vovô e Eu (com Gael Garcia Bernal criança). Além disso, A Fera, Eu Não Acredito nos Homens, Alcançar uma Estrela, Amor e Silêncio, Marielena e Eu Compro essa Mulher.

Mas, nada, nada se compara ao que estava por vir.

O fenômeno avassalador chamado Thalia


Em 1996, o SBT exibiu Maria Mercedes, a primeira novela da trilogia das Marias estrelada por Thalia. O Brasil já conhecia, mas não se lembrava que, a mesma que interpretava a vendedora de flores, era a adolescente de Meus Quinze Anos. Mas, isso se tornou menor com o passar do tempo. Maria Mercedes já chamava a atenção do público e incomodava a Globo.

Atento ao fenômeno, o SBT já pensava em sua sucessora: a segunda Maria, a mais famosa da cantora. Marimar estreou em novembro de 1996 com êxito total. A história de vingança e reviravolta cravava 17 pontos de audiência e animou a todos os executivos da época. Assim sendo, em 97, Maria do Bairro, a última da trilogia, entrou no ar e, das três, foi o maior sucesso aqui no Brasil.

Marimar sacramentou o amor do povo brasileiro pela cantora. Thalia veio ao Brasil com status de estrela, parou o aeroporto, as ruas e o Brasil inteiro. Gugu a colocou para cantar em uma sacada no lado externo do prédio da emissora. Um sucesso total.

O fenômeno Paola e Paulina

Após os êxitos de Thalia, o SBT exibiu outras novelas, com menos ou mais sucesso. E estava surfando nas ondas da infantil Chiquititas. Era evidente que as atenções estariam voltadas para sua exibição.
Em junho de 1999, após sucessos como Fascinação e Perila Negra, a emissora voltou a investir nas tramas latinas e trouxe A Usurpadora. Só não contava com seu tamanho sucesso. Ou contava? A história das gêmeas Paola e Paulina causou comoção e bons números de audiência. Após Gabriela Ribeiro e Thalia, era a vez de Gabriela Spanic causar um alvoroço em sua vinda ao país. A novela craviu 27 pontos de audiência em seu capítulo final.
Após o sucesso da novela da Televisa, vieram O Privilégio de Amar, Luz Clarita, Coração Selvagem. A criação da “Tarde de Amor”, que reunia dois títulos, trouxe êxitos também de outros países, como Kassandra. As tardes eram sucesso total e o SBT aproveitou novamente o gosto do sucesso.

Passado e futuro


Há muito tempo os fãs carregam a impressão de que o SBT não está investindo em novelas inéditas mexicanas e nacionais, mas somente nas tramas brasileiras infantis. Isso culmina em uma perda considerável do seu público, que é o mesmo que se encantava com Thalia vendendo flores nos idos de 1996


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Dona de Mim lançará primeiro microdrama da Globo

Globo lançará esse ano as duas primeiras produções da dramaturgia em vídeos curtos verticais

Os motivos dos suspeitos do fim trágico de Odete Roitman

Vários personagens possuem motivos para assassinar a vilã de Vale Tudo.

Três Graças vai botar o dedo na ferida ao falar da violência e criminalidade

Xamã será um traficante sem piedade no controle da Chacrinha

Vale Tudo abre a semana com crescimento de audiência

Confira a audiência consolidada da segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Publicações relacionadas

SBT não vai demorar muito para mexer nas suas manhãs

Executivos querem tirar o Bom Dia & Cia da grade semanal e investir em jornalismo para alcançar a Record

Romeu e Julieta: Fausto enterra o diário, mas crianças encontram segredos

SEGUNDA-FEIRA, 8 DE JULHO Vitor começa a trabalhar na lanchonete...

Bahar entra e desespero com situação de Sarp

SEGUNDA-FEIRA, 10 DE MARÇO    No hospital, Munir conta a...

Dona de Mim: Leona encontra carta da mãe de Sofia

Confira o que vai acontecer nos capítulos de Dona de Mim exibidos entre os dias 26 e 31 de maio de 2025

Morte trágica em As Filhas da Senhora Garcia

Cena da morte está prevista para o capítulo desta quinta-feira, 04 de setembro
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading